segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Clipe de Take on Me ganha remasterização em 4K

Reprodução/YouTube

O a-ha anunciou nesta segunda-feira (30) que o clipe de Take on Me foi restaurado em 4K. O vídeo já está disponível em alta resolução no canal oficial da banda no YouTube. “O icônico clipe foi maravilhosamente remasterizado para trazer o Ano Novo! Você pode notar a diferença?”, publicou o grupo em suas redes sociais.

Segundo o site da revista Rolling Stone, o clipe foi restaurado exclusivamente a partir dos rolos de filme originais de 35mm. Um pequeno vídeo publicado no canal oficial da banda mostra como a restauração tornou o clipe mais nítido e vibrante.

A nova versão do vídeo substitui a que foi postada no canal da banda em janeiro de 2010, ou seja, foram mantidos os comentários, as curtidas e as visualizações, que até o momento somam mais de 975 milhões. Para assistir à versão anterior do clipe, é preciso agora recorrer a outros canais no YouTube.

Curiosamente, a nova versão restaurada assemelha-se à versão 2K postada no YouTube por um usuário anônimo e que o a-ha Notícias noticiou no mês de novembro. Há cinco dias, esse mesmo usuário, intitulado alittlevoice, disse que avisou algumas pessoas de diferentes departamentos da Warner Bros. sobre a existência do negativo original do clipe. Dessa forma, seria possível restaurar o vídeo.

“A única resposta que recebi foi a clara falta de interesse em obtê-lo (o negativo). A pessoa que o possuía estava disposta a vendê-lo, mas a Warner Bros. não tinha interesse em comprá-lo”, escreveu o usuário.

Saiba mais:
Clipe de Take on Me é o 2º mais visto dos anos 80
Take on Me finalmente é número 1 no Reino Unido
Clipe de Take on Me é tema de 2ª parte de especial
Take on Me: 1ª parte do especial já está disponível
Especial contará toda a história de Take on Me

domingo, 29 de dezembro de 2019

Morten participa de dueto com cantora norueguesa



A cantora e compositora norueguesa Elvira Nikolaisen lançou, na última quarta-feira (25), uma canção de Natal que conta com a participação especial de Morten. A música se chama I Look to You This Time of Year e foi postada no site da artista. Ainda não se sabe se a faixa fará parte de algum álbum da cantora ou se permanecerá apenas como um single.

Confira abaixo a letra completa da canção.

I Look to You This Time of Year

Darling I’ve closed my eyes
In a sea of nothing, I see nothing now
Buried deep in my mind
Your voice on the line
Voice that I’m counting on now

Oh I look to you this time of the year
I look to you this time for Christmas

Now I live alone
Did you see it coming?
My restlessness on me again
Waiting for the innocence that carried me so light
Calling me back to sleep
Through to Christmas morning
Innocence this morning

All the love we shared
In a sea of nothing
How do we carry something beautiful
Through this mosaic of nothingness
Mosaic of life!
Did you try to show me the difference?

Oh I look to you this time of the year

Cause you are just like me
Calling from the dead
By the sight of a Christmas tree
Waking from the dead
Waking from the dead

Set my life on fire!
In a sea of nothing
I want nothing more from you now

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Mags publica vídeo de apresentação solo em Oslo

Reprodução/YouTube

Mags disponibilizou essa semana, em seu canal no YouTube, o vídeo de uma das 11 canções de sua apresentação solo realizada em Oslo no último dia 4. A faixa escolhida foi There Goes Another Year, último single do novo álbum White Xmas Lies. “Uma prévia do especial de TV que deve ser finalizado... a tempo do próximo Natal”, brincou o músico.

A apresentação de Mags foi realizada dentro da igreja Kulturkirken Jakob para uma audiência convidada pelo Exército de Salvação.

Saiba mais:
Mags toca música solo em apresentação na Noruega
Mags planeja fazer shows para divulgar álbum solo
Lançado segundo single do novo álbum de Mags
Mags lançará novo álbum solo no dia 25 de outubro
Mags lança nova música: This Is Now America

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Clipe de Take on Me é o 2º mais visto dos anos 80

Reprodução

Com 2019 chegando ao fim, o YouTube divulgou o ranking dos clipes mais assistidos de cada década. O a-ha aparece na lista com Take on Me, o segundo vídeo mais visto dos anos 80, com 966 milhões de views. O clipe ficou atrás apenas de Sweet Child O' Mine, do Guns N' Roses.

No ranking geral, ou seja, entre os clipes mais tocados desde que o YouTube surgiu, no ano de 2005, Take on Me ficou na 19ª posição.

Saiba mais:
Take on Me finalmente é número 1 no Reino Unido
Clipe de Take on Me é tema de 2ª parte de especial
Take on Me: 1ª parte do especial já está disponível
Especial contará toda a história de Take on Me
Morten e Bunty Bailey: reencontro após 34 anos

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Novo livro sobre o a-ha será lançado em março

Divulgação
Um novo livro sobre o a-ha será lançado na Europa em março do ano que vem. A obra, intitulada a-ha: Down To The Tracks, terá 320 páginas e é assinada pelo crítico musical britânico Barry Page. Cobrirá toda a carreira da banda e também os projetos solo de Morten, Paul e Mags.

“No primeiro livro do a-ha desse tipo, Barry Page relembra uma extraordinária odisseia musical de 40 anos. Além de mostrar cada álbum do a-ha em detalhes faixa a faixa, o livro inclui uma visão abrangente dos anos anteriores à fama da banda e de cada um dos projetos paralelos dos três membros”, publicou a editora britânica This Day In Music Books, que já disponibiliza a obra em pré-venda.

Todas as cópias desta primeira edição virão em capa dura e serão limitadas. Além disso, incluirão como bônus um single em vinil com a canção inédita Miss Eerie, uma faixa demo gravada pelos Bridges no início de 1981. A canção é considerada a versão embrionária de Take on Me e foi mais tarde batizada por Morten como The Juicy Fruit Song.

“Contada de várias perspectivas diferentes, esta nova abordagem da história mistura entrevistas e resenhas arquivadas, juntamente com novas informações exclusivas de um grande número de colaboradores, incluindo Magne Furuholmen e Pål Waaktaar”, informou a editora.

Outros nomes que colaboraram com o livro incluem o empresário do a-ha, Harald Wiik, a irmã mais velha de Paul, Tonje Waaktaar Gamst, as cantoras Anneli Drecker, Zoë Gnecco e Tini Flaat, além do autor Pål H. Christiansen, o ex-Bridges Viggo Bondi e o baixista Sven Lindvall.

“Contra todas as probabilidades, o a-ha marcou um enorme sucesso em 1985 com Take on Me. Aparentemente da noite para o dia, a banda norueguesa estava no topo das paradas em todo o mundo; um sucesso impulsionado em parte por um vídeo inovador”, publicou a editora.

“Na verdade, no entanto, seu sucesso foi o culminar de anos de trabalho duro e luta financeira; desde suas origens em bandas como Bridges e Souldier Blue, até um período de relativa miséria em Londres, quando eles decididamente buscavam seu progresso”, completou.

domingo, 15 de dezembro de 2019

Show nos Emirados Árabes Unidos ganha data extra

O a-ha decidiu incluir mais um show em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, na turnê 2020. Além da apresentação no dia 11 de fevereiro, cujos ingressos já estão esgotados, banda também tocará na véspera, no dia 10 de fevereiro. As entradas para a data extra já estão à venda.

Esta será a primeira vez que o a-ha se apresentará no país árabe. Em julho, quando a banda anunciou que tocaria lá, o Secretário-Geral da Anistia Internacional na Noruega criticou a decisão do grupo. Segundo John Peder Egenæs, os Emirados Árabes Unidos têm graves problemas de direitos humanos, incluindo cerceamento à liberdade de expressão.

Saiba mais:
Primeira vez na República Tcheca e retorno a cidade sueca
Shows na Rússia encerram primeira etapa da turnê
Varsóvia: retorno à capital polonesa após 17 anos
Bremen encerra passagem exitosa pela Alemanha
Oberhausen: a-ha surpreende fãs em arena lotada

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Ainda em fase de conclusão, documentário sobre o a-ha virá acompanhado de vinil, blu-ray e livro

Reprodução

O diretor do documentário a-ha - The Movie, Thomas Robsahm, lançou uma campanha na internet com o objetivo de arrecadar recursos para finalizar a produção, que estreia na Noruega no final do ano que vem.

“Se você comprar um ingresso para as estreias em Oslo em novembro de 2020, apoiará a conclusão do filme e também obterá ótimos produtos exclusivos”, diz o texto publicado no site de crowdfunding Kickstarter.

Entre os itens que estão sendo disponibilizados, está a trilha sonora do documentário. Trata-se de um vinil triplo colorido em edição limitada (apenas 1.500 cópias). A lista de produtos inclui ainda o blu-ray do longa, fotos exclusivas da banda e também um livro. Até o momento, não foram divulgadas mais informações sobre o conteúdo desses itens.

No último mês de outubro, o primeiro lote de ingressos para a estreia mundial do documentário se esgotou em apenas 10 minutos.

Saiba mais:
Anunciada data de estreia de a-ha - The Movie
a-ha - The Movie trará imagens raras da banda
Documentário sobre o a-ha será lançado em 2020

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Turnê 2020: a-ha tocará pela primeira vez na República Tcheca e retornará a cidade sueca

Divulgação

O a-ha anunciou nesta quarta-feira (11) mais dois shows para a turnê 2020. No dia 28 de outubro, a banda se apresenta em Praga, capital da República Tcheca. Será a primeira vez na história que o grupo tocará no país. Já no dia 20 de novembro, o a-ha visita Gotemburgo, na Suécia. A apresentação marcará o retorno do trio à cidade sueca depois de 34 anos. A única vez que a banda tocou por lá foi em novembro de 1986.

Os ingressos para os shows em Praga e em Gotemburgo começam a ser vendidos a partir das 10h desta sexta-feira (7h no horário de Brasília).

Saiba mais:
Shows na Rússia encerram primeira etapa da turnê
Varsóvia: retorno à capital polonesa após 17 anos
Bremen encerra passagem exitosa pela Alemanha
Oberhausen: a-ha surpreende fãs em arena lotada
Leipzig: quase 10 mil lotam arena na cidade alemã

sábado, 7 de dezembro de 2019

Just Loomis compartilha fotos antigas do a-ha

Foto: Just Loomis/Reprodução/Instagram

O fotógrafo americano Just Loomis está compartilhando na web fotos antigas do a-ha diretamente do seu acervo pessoal. Ele está publicando os registros - todos em preto e branco - em um perfil recém-criado no Instagram, intitulado Just for a-ha. Grande parte das fotos é de 1985, quando Loomis ficou responsável pelas imagens da capa e contracapa do álbum Hunting High and Low. Parte do material também está reunido no tourbook da atual turnê, cujos exemplares já estão esgotados.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Morten participa de novo bate-papo sobre livro

Foto: Renanthera/Twitter/Reprodução

Morten e o escritor Ørjan Nilsson participaram de um novo bate-papo sobre o livro Hjemkomst. Os dois se encontraram nessa terça-feira (3) na Biblioteca Pública de Haugesund, cidade localizada a cerca de 500 km de Oslo. O jornalista e crítico Audun Vinger novamente mediou o evento. A fotógrafa norueguesa Grethe Nygaard publicou no Instagram alguns belos registros do encontro. “Lenda vida!”, ela escreveu.

Saiba mais:
Novo livro sobre Morten na lista dos mais vendidos
Morten participará do lançamento de novo livro
Editora divulga capa do novo livro sobre Morten
Novo livro sobre Morten será lançado em setembro

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Mags toca música solo em apresentação na Noruega

Reprodução/Twitter/Renanthera

Sob uma temperatura de 5 graus negativos, Mags fez uma apresentação ao ar livre em Oslo na noite do último domingo (1). O músico tocou uma das canções de seu recém-lançado álbum solo, White Xmas Lies, na Praça da Universidade, localizada no centro da capital norueguesa. A canção escolhida foi There Goes Another Year, último single do disco.

Para a execução da faixa ao vivo, Mags contou com a participação de dois membros da banda de apoio do a-ha: o baterista Karl Oluf Wennerberg e o baixista Even Ormestad. Também participaram o pianista Morten Qvenild e o guitarrista Dan Sunhordvik.

Organizada pela Prefeitura de Oslo e pelo Exército de Salvação, a apresentação fez parte da tradicional cerimônia de iluminação da árvore de Natal instalada na Praça da Universidade.

Para esta quarta-feira (4), está programada uma nova apresentação de Mags, desta vez com mais músicas do novo álbum e dentro da igreja Kulturkirken Jakob, também em Oslo. Mags tocará para uma audiência especialmente convidada pelo Exército de Salvação.

Saiba mais:
Mags planeja fazer shows para divulgar álbum solo
Lançado segundo single do novo álbum de Mags
Mags lançará novo álbum solo no dia 25 de outubro
Mags lança nova música: This Is Now America

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Take on Me finalmente é número 1 no Reino Unido

Divulgação/Rhino Records

Trinta e quatro anos depois de seu lançamento original, o single de Take on Me finalmente alcançou o primeiro lugar no Reino Unido. A canção chegou ao topo das paradas do país graças ao lançamento, no último dia 1º de novembro, da edição exclusiva em vinil intitulada 7" Blue Vinyl. “Embora Take on Me tenha sido número 1 em muitos países em 1985, ela não alcançou o topo no Reino Unido - até agora”, comemorou o trio. A lista encabeçada pela canção refere-se apenas aos singles lançados em formato físico, ou seja, os CDs e LPs mais vendidos na semana.

Lançado originalmente em outubro de 1985, o single de Take on Me alcançou naquela época o primeiro lugar em 27 países, incluindo os EUA, o maior e mais importante mercado fonográfico do mundo. No Reino Unido, no entanto, o single ficou naquele ano em segundo lugar.

ESPECIAL - A terceira e última parte do documentário The Making Of… Take on Me, já disponível no YouTube, aborda o legado deixado pela canção. O encerramento do especial traz depoimentos da banda e dos músicos ingleses Tim Rice-Oxley, Richard Hughes (ambos do Keane) e James Blunt, além do guitarrista e produtor americano Nile Rodgers.

Saiba mais:
Clipe de Take on Me é tema de 2ª parte de especial
Take on Me: 1ª parte do especial já está disponível
Especial contará toda a história de Take on Me
Morten e Bunty Bailey: reencontro após 34 anos
Exposição traz desenhos do clipe de Take on Me