segunda-feira, 8 de julho de 2019

a-ha tocará pela 1ª vez nos Emirados Árabes Unidos

Divulgação/a-ha.com

O a-ha tocará pela primeira vez nos Emirados Árabes Unidos. A banda se apresentará em Dubai, a maior cidade do país, no dia 11 de fevereiro de 2020 como parte da turnê Hunting High and Low Live. Os ingressos já estão à venda no site da Dubai Opera, local onde ocorrerá o show.

Assim como aconteceu com a apresentação em Israel em junho do ano passado, o anúncio de que o a-ha tocará nos Emirados Árabes Unidos também foi alvo de críticas. Em entrevista ao jornal VG, o Secretário-Geral da Anistia Internacional na Noruega, John Peder Egenæs, afirmou que Dubai tem graves problemas de direitos humanos relacionados, entre outras coisas, à liberdade de expressão e direitos das mulheres.

O Secretário-Geral da Anistia disse esperar que os membros da banda tenham consciência de seus papéis ao tocar em locais como esse.

“Além disso, Dubai, como parte dos Emirados Árabes Unidos, é um participante ativo na Guerra do Iêmen, uma guerra que levou a um desastre humanitário para a população civil e é caracterizada por muitos crimes de guerra”, declarou John Peder Egenæs. Para ele, a banda deveria, pelo menos, ousar criticar o regime quando estiver lá.

“A Anistia desafiará o a-ha a encontrar ocasiões, durante o show ou em outros contextos, para expressar que apoia valores de direitos humanos como liberdade de expressão e igualdade. Esses são os valores que Morten Harket apoiou em colaboração com a Anistia anteriormente”.

Procurado pelo jornal, o empresário do a-ha, Harald Wiik, disse que a banda nunca considerou boicotar Dubai. “O a-ha não participa de boicote a qualquer país, cidade ou pessoa em todo o mundo”, afirmou.

Perguntado se a banda planeja fazer algum comentário sobre liberdade de expressão e igualdade, como sugeriu o Secretário-Geral da Anistia, Harald Wiik respondeu: “O a-ha apoia os valores dos direitos humanos, incluindo a liberdade de expressão e a igualdade. Essa postura vai continuar a ser evidente em várias ocasiões, como na colaboração que tivemos com a Anistia”, declarou o empresário ao jornal norueguês.

Em 2007, o a-ha participou de uma campanha da Anistia chamada Make Some Noise, que utilizou músicas de John Lennon para promover os direitos humanos. Artistas de todo o mundo foram convidados a regravar canções do ex-Beatle. A música regravada pelo a-ha foi #9 Dream.

Saiba mais:
a-ha retornará à África do Sul depois de 25 anos
Hunting High and Low Live se estenderá até 2020
Nova turnê do a-ha focará no álbum de estreia da banda

Um comentário:

Moriti disse...

Olha, o a-ha, realmente, não deve boicotar público nenhum. Há fãs por todo o mundo que merecem ver a banda.
Mas, por outro lado, pelo perfil histórico do grupo em relação a causas, eles poderiam mesmo se manifestar.
Abraço, Thiago. Gratidão por seguir noticiando a trajetõria da banda.