sexta-feira, 12 de julho de 2019

Novo livro sobre Morten será lançado em setembro. Vocalista fala sobre álbum inédito gravado em 1993

Reprodução/YouTube

Um novo livro sobre Morten será lançado na Noruega em setembro. A obra se chamará Hjemkomst (Morten Harket årene 1993 – 1998), que em português signifca Volta para Casa (Morten Harket nos anos 1993 – 1998). O livro é assinado pelo escritor e jornalista norueguês Ørjan Nilsson, o mesmo que escreveu Tårer fra en stein (em inglês Tears From a Stone), lançado em 2017 e que focou na vida e carreira de Paul.

Como o próprio título sugere, o novo livro sobre Morten irá focar neste período específico da vida e carreira do músico, quando ele esteve ocupado em projetos da carreira solo e em ativismo político.

“Eu queria muito explorar o que aconteceu com o ativista e politicamente envolvido Morten Harket - aquele que apareceu quando o a-ha fez uma pausa e aparentemente desapareceu novamente quando a banda se reuniu. Durante esses anos, ele estava em toda parte, ele tinha uma abordagem completamente diferente da que teve antes”, afirmou Ørjan Nilsson em entrevista ao jornal norueguês VG.

“Parece-me que ele quer falar em detalhes sobre esses anos - anos que são importantes para ele esclarecer. Ele se tornou extremamente envolvido no projeto do livro e quer que o resultado final seja bom. Eu tinha imaginado três ou quatro rodadas de entrevistas, mas agora elas se tornaram mais de 25”, completou o autor.

Em 1993: participação em documentário da TV norueguesa. Reprodução/NRK

Entre outros tópicos abordados no livro está um álbum solo de Morten que nunca foi lançado. “Quando Morten Harket foi para a carreira solo depois do primeiro intervalo (do a-ha), ele gravou dois álbuns simultaneamente. Um foi sucesso de vendas, o Wild Seed. O outro nunca foi lançado. E provavelmente nunca será”, diz a reportagem.

“Por mais de 25 anos, um álbum solo até então desconhecido e inédito de Morten Harket (59) ficou escondido e esquecido em uma casa de tijolos nos arredores de Londres. Se a estrela do a-ha puder decidir, o público nunca o ouvirá”, publicou o jornal.

O disco foi gravado em 1993 e teve como produtor o inglês Alan Tarney, que naquela época já tinha produzido os três primeiros álbuns do a-ha. O projeto acabou sendo abandonado por causa do Wild Seed, lançado somente em 1995.

“Ørjan Nilsson é um dos poucos que ouviram o álbum secreto. Ele teve que viajar para Richmond, nos arredores de Londres, para ouvir na casa do produtor Alan Tarney”, registrou o VG. Segundo o autor do livro, o disco é muito bom, apesar de ter um caráter inconfundível do início dos anos 90 e parecer soar um pouco datado hoje.

“Nem o próprio Morten ouviu esse material por muitos e muitos anos”, afirmou Ørjan. No livro, o vocalista rejeita categoricamente o lançamento do álbum, embora duas músicas desse disco, A Place I Know e Sounds of Rain, tenham vazado na internet há cerca de 15 anos.

Em 1998: apresentação no Prêmio Nobel da Paz. Reprodução/NRK

“Eu sinceramente esperava que não saísse. Mas ao mesmo tempo eu fiz o melhor que pude”, conta Morten no livro, relembrando do período em que gravou o álbum. O vocalista, segundo a publicação, parecia se sentir pressionado na época a ir para o estúdio fazer um álbum pop insípido com canções escritas por outras pessoas. “Estava longe da maneira que o próprio Harket queria ir”, publicou o VG.

“Portanto, sem que sua gravadora Warner Music soubesse, ele tocou em paralelo com o que viria a ser o Wild Seed, que era precisamente a direção que ele mesmo queria explorar”, registrou o jornal norueguês.

“Morten Harket, portanto, entregou dois discos para a Warner Music. A gravadora escolheu o Wild Seed, para grande satisfação de Harket. O álbum que a própria Warner Music havia encomendado foi colocado no fundo de uma gaveta, literalmente”, completou o VG.

Sobre o lado político e ativista do músico, o autor diz: “Esta página de Morten Harket é talvez um pouco esquecida. Todo mundo conhece sua voz hoje, mas nem todos se lembram de que naquela época ele também usou sua voz para influenciar e tentar mudar a sociedade”, apontou Ørjan Nilsson, que descreveu o vocalista como uma pessoa extremamente comprometida e muito cooperativa.

Nenhum comentário: