sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Mags planeja fazer shows para divulgar álbum solo

Foto: Nina Djærff/Divulgação/Drabant Music

Foi lançado nesta sexta-feira (25), na Alemanha e na Noruega, o novo álbum solo de Mags, White Xmas Lies. O disco, o terceiro da carreira do músico, sairá no Reino Unido no dia 1º de novembro e já está com a sua edição limitada em vinil esgotada. Para divulgar o álbum, Mags planeja fazer algumas apresentações. A primeira já está confirmada: será realizada na igreja Kulturkirken Jakob, em Oslo, para uma audiência especialmente convidada pelo Exército de Salvação, uma das mais respeitadas instituições de caridade do mundo. A data do show, que será gratuito, ainda será anunciada.

“Tenho a ambição de fazer o mesmo em outras cidades mais tarde. Isso significa que esse projeto não terminará assim que o Natal terminar, mas também retornará no próximo ano”, declarou Mags ao jornal norueguês Dagsavisen.

“Decidi dar um show gratuito ao Exército de Salvação para que eles pudessem convidar quem quisessem. Eu mesmo financiei o álbum e recebi ajuda para financiar essa apresentação de amigos do meio que estão no mesmo estado de espírito e espero trazer esse projeto para outros países no próximo ano, quem sabe”, disse o músico em uma longa entrevista à edição francesa da revista Rolling Stone.

Na última quarta-feira (23), Mags participou de uma sessão de autógrafos na loja de discos Big Dipper, em Oslo. Fãs formaram fila para pegar uma assinatura do músico e também para trocar uma ideia rápida com ele. No Facebook, a gravadora Drabant Music publicou um vídeo da sessão de autógrafos. A loja Big Dipper também postou fotos do evento em seu Instagram.

Sessão de autógrafos em Oslo. Reprodução/Facebook

Na entrevista ao jornal norueguês Dagsavisen, Mags contou que o projeto do álbum começou com a faixa-título, que ele originalmente pretendia para o a-ha. “As canções foram escritas durante a turnê Electric Summer e gravadas durante o Natal. Comecei sozinho, sem pensar que acabaria como um álbum duplo, mas continuava crescendo”, afirmou.

“Este é um álbum de inverno melancólico, que, com sorte, será inspirador. Algumas músicas são especificamente sobre o Natal, enquanto outras são ligadas ao inverno”, completou. “Não pretendia retratar o Natal como uma miséria, mas criar músicas que incluam todos os que não têm a mesma sorte na vida”.

À revista Rolling Stone, Mags declarou: “Sempre me senti seguro e estou particularmente consciente de como tive sorte na vida, mesmo tendo passado por momentos difíceis como a morte prematura de meu pai. Todo mundo tem problemas. Mas acho que o contraste é particularmente severo para as pessoas que têm dificuldades reais na vida. Imaginar a sensação de ser excluído me tocou profundamente, e fazer algo para ajudar é um dos objetivos que estabeleci para mim quando fiz este álbum”.

Edição limitada em vinil. Divulgação/a-ha.com

Segundo Mags, a escolha do Natal como tema do álbum foi algo desafiador, mas também libertador. O músico lembrou ainda de um fato que aconteceu com ele há algum tempo nos EUA e que o incomodou profundamente. “Alguns anos atrás, andando pela Quinta Avenida em Nova York, vi, em frente a lojas de luxo, árvores de Natal borrifadas com neve artificial com relógios Rolex como bolas natalinas. Isso realmente me deixou doente. Naquela época, eu estava passando por um tipo de depressão. Eu pensei que o mundo tinha enlouquecido”, afirmou.

“O Natal se afastou totalmente de seus valores originais: sacrifício, caridade e integração. Esse sentimento aumentou porque a cada ano, por razões de mérito comercial, o Natal sempre começa mais cedo e termina mais tarde”, declarou Mags.

“Com este álbum, tento oferecer um momento amigável para o Natal aos sem-teto de Oslo. Gostaria agora de realizar ações concretas no meu próprio nível”, afirmou.

Sobre as canções do novo álbum, ele explicou por que decidiu incluir uma faixa que já havia sido gravada pelo a-ha em 2001. “Escrevi Differences como uma espécie de oração, com um histórico de resignação, quando descobrimos como os talibãs tratavam as jovens. Realmente partiu meu coração pensar em todas aquelas meninas e mulheres que vivem em lugares com uma mentalidade da Idade da Pedra. Morten queria interpretá-la para o Prêmio Nobel como uma balada. Eu sempre pensei que a música era muito mais cativante do que tínhamos feito. É uma das canções mais tristes que já escrevi, mas neste álbum é a peça mais brilhante e cativante”.

There Goes Another Year, o terceiro single do novo álbum. Reprodução/YouTube

Ainda na entrevista à Rolling Stone, Mags também falou um pouco do seu estilo de composição. “Eu sou realmente um compositor de almas. Músicas como Stay on These Roads são na verdade músicas da igreja, como a maioria das canções que escrevo. Embora eu nunca tenha me apegado a nenhuma igreja ou crescido em um ambiente particularmente religioso, sempre há elementos espirituais em minhas canções”.

O músico revelou ainda que tem uma certa paranoia em relação à própria voz. “Percebo que ela pode ser um problema para algumas pessoas. Eu acho que isso também vem do fato de me compararem a um cara (ou seja, Morten Harket) que tem a voz de um anjo e as cordas vocais de um touro”.

Primeiro single do novo álbum, This is Now America é, como já se sabe, uma resposta direta de Mags ao governo de Donald Trump. “Tudo o que está acontecendo no mundo agora me assusta”, disse à Rolling Stone. “Estou particularmente obcecado com a política americana, especialmente desde a candidatura de Donald Trump. Imediatamente entendi que ele venceria porque as pessoas odeiam políticos e rejeitam o sistema. Elas se sentem insatisfeitas e podemos entender por que estão com raiva. Ainda assim, eu ainda não entendo como elas pensavam que ele era a melhor escolha”, declarou Mags.

“Ainda tenho opiniões muito fortes e não hesito em me expressar. Acho que sou mais centrista, vejo as coisas boas dos dois lados. Eu escrevi essa música do ponto de vista de uma mulher que redescobre sua juventude através de um diário e que fica chocada ao ver a diferença entre o que estava acontecendo antes e o que está acontecendo hoje. É um tipo de reclamação sobre uma ideia da América que não existe mais”, afirmou o músico.

Novo single também sairá em parceria com o Exército de Salvação

NOVO SINGLE - O terceiro single do novo álbum acaba de sair. É a faixa There Goes Another Year, cujo clipe já está disponível no YouTube. No próximo dia 1º de novembro, a canção dever ganhar outro lançamento, desta vez como single de Natal em parceria com o Exército de Salvação, que elegeu Mags o artista natalino do ano.

“Nos momentos em que algo dramático acontece na vida, então a celebração do Natal é quase uma época absurda, onde você realmente se sente do lado de fora”, afirma Mags em um vídeo publicado pela instituição de caridade.

Saiba mais:
Lançado segundo single do novo álbum de Mags
Mags lançará novo álbum solo no dia 25 de outubro
Mags lança nova música: This Is Now America

Nenhum comentário: