sábado, 12 de setembro de 2015

Fãs gravam CD tributo para entregar ao a-ha


Sete vozes, 16 músicas e um projeto em comum. Foi dessa forma que fãs de diferentes cidades brasileiras encontraram para homenagear o a-ha. Todos eles participaram da gravação de um CD tributo que será entregue pessoalmente à banda durante a nova turnê pelo país.

O responsável pelo projeto é o recifense Rivaldo Lima, mais conhecido como Riva, que além de grande fã do a-ha é também tecladista da banda Stereokromatik, que toca músicas de pop eletrônico dos anos 80 e 90. Ele diz que a ideia de fazer a homenagem surgiu meio que por acaso. “Em 2010 eu tinha idealizado um tributo instrumental. Entreguei nas mãos de cada um deles uma cópia em CD. Acharam bacana e até agradeceram”, relembra. Cinco anos depois, ele amadureceu o projeto e resolveu fazer uma nova homenagem.

“Como eu já tinha montado um grupo para reunir fãs que iriam para o Rock in Rio, acabei por notar que muitos ali gostavam de gravar aqueles audiozinhos cantando trechos de músicas. Alguns deles tinham lindas vozes, que poderiam ser aproveitadas de alguma forma. Daí me veio à mente: por que não fazer um novo tributo, só que dessa vez com fãs brasileiros do Brasil todo? Era uma forma de aproximar essa galera e fazê-los se sentirem mais perto da banda”, explica.

Foram três meses para que o CD ficasse pronto. Participaram do disco fãs de Recife, São Paulo, Itaituba, Natal e João Pessoa. “Foram escolhidos os que tinham mais intimidade com sua voz, que não tinham vergonha de cantar e que cantavam com o coração. Não precisava ter uma voz de cantor profissional. Bastava gostar de soltar a voz que eu iria escolhendo qual faixa se encaixava melhor. Mas claro, a pessoa deveria primeiro gostar da música antes”.

Segundo Riva, a seleção das canções ocorreu naturalmente, conforme ele ia recebendo as gravações. “Os fãs iam mandando os áudios, cantando trechos e eu ia percebendo qual cairia bem no projeto. Daí eu pedia para que a pessoa cantasse a música inteira, assim eu podia editar depois com as trilhas que ia montando do zero. Não foi nada forçado. O resultado saiu muito melhor do que eu esperava”, afirma.


O último passo agora será entregar cópias do disco a Morten, Mags e Paul. E Riva já tem uma estratégia para isso. “A gente vai mover uma força tarefa para entregar o tributo nas mãos de cada integrante. Ou no Rock in Rio ou em São Paulo ou no show de Recife, de preferência no hotel, onde estarão mais tranquilos. Como temos participantes do projeto que vão a todos esses eventos, não é possível que algum deles não consiga. Tenho certeza que vai dar certo”. É o que todos esperam!

Tracklist do CD tributo

1- Summer Moved On (Fernanda Carneiro)
2- Waiting for Her (Gisely Marr)
3- The Swing of Things (Lucas Lima)
4- Rolling Thunder (Leonardo Amback)
5- The Sun Always Shines on TV (Fernanda Carneiro)
6- Dragonfly (Norma Meireles)
7- Birthright (Elke Menezes)
8- The Blue Sky (Fernanda Carneiro)
9- Hunting High and Low (Leonardo Amback)
10- Angel in the Snow (Flávia Laurinda)
11- Lifelines (Gisely Marr)
12- Solace (Flávia Laurinda)
13- The Blood That Moves the Body (Leonardo Amback)
14- You'll End Up Crying (Fernanda Carneiro)
15- Take on Me (Leonardo Amback)
16- Under The Makeup (Fernanda Carneiro)

4 comentários:

Fê Carneiro disse...

E o fizemos com muito amor a essa banda A-hetada! Fico orgulhosa de ter participado!💋

Unknown disse...

foi muito bom participar deste tributo! Estou muito orgulhosa do resultado. =)

não informado disse...

SHOW! Adorei a homenagem... Pena que minha voz é terrível ahahahah. Gostaria de estar junto com vocês nesta iniciativa. Mas, posso estar junto na divulgação.. até chegar no A-HA. Contem comigo! E com todos nossos colegas da imprensa super fãs, também. Beijos Eli Antonelli, jornalista. E super mega fã do A-ha.

Anônimo disse...

Adorei!!!! Estão todos de parabéns!!!!
Deolanda Paula Gonçalves