quinta-feira, 17 de setembro de 2015

A 10 dias do Rock in Rio, fãs falam da expectativa

Vista panorâmica do estádio do Maracanã, em janeiro de 1991. Foto: Magnar Kirknes/VG

Faltam exatamente 10 dias para o show do a-ha no Rock in Rio. A expectativa entre os fãs é grande não apenas por ser a primeira apresentação no Brasil dentro da nova turnê, mas também porque o festival foi o principal motivo para que a banda resolvesse voltar aos palcos, mesmo que de forma temporária. Além disso, o evento está completando 30 anos, mesma idade do primeiro álbum do trio, o Hunting High and Low. E foi também na segunda edição do Rock in Rio, em janeiro de 1991, que o a-ha bateu recorde mundial de público pagante, ao tocar para 198 mil pessoas no estádio do Maracanã. Em resumo, são muitos motivos para dizer que o show do dia 27, na Cidade do Rock, será memorável.

A fã Patrícia Melo, de Recife, irá ao festival pela primeira vez. Detalhe: a apresentação do a-ha vai ser exatamente no mesmo dia em que ela completa idade nova. “Será um dos melhores aniversários da minha vida e tenho certeza que será uma noite inesquecível”, diz. Patrícia assistirá ao show com a amiga Jéssica Wagner, outra grande fã do grupo. “Poder ir a um evento tão grandioso para assistir à minha banda do coração é um sentimento indescritível”, fala Jéssica.

Patrícia conta que assistiu à apresentação de 91 pela TV e lamenta não ter tido a oportunidade de ver a banda ao vivo naquela época. “Eu me sinto triste em saber que não pude ir a nenhum show da turnê do East of The Sun, West Of The Moon. Então eu ficaria feliz se eles tocassem algumas canções desse álbum, que é o meu preferido. Se eles tocarem Slender Frame, eu sairia de lá mais feliz ainda”, diz Patrícia. A amiga Jéssica concorda. “Ter a oportunidade de vivenciar o que não pude naquela época é extraordinário”.

Jéssica e Morten no Rio de Janeiro

Já a fã Cinthia Roberta, também de Recife, não era nascida quando o a-ha tocou no Rock in Rio II. Mas agora ela aproveitará a chance para ver a banda na edição 2015 do evento. “Estou muito ansiosa para presenciar o melhor show no maior festival de música do Brasil. Será inesquecível e vou aproveitar cada segundo”, conta Cinthia, que viajará com mais seis amigas.

Quem também irá pela primeira vez ao Rock in Rio é a fã Elaine Lopes, de Brasília. Ela diz que assistir à apresentação do a-ha no meio da multidão será uma experiência fantástica. “Quando anunciaram que eles iriam tocar no festival, quase tive um infarto. Não pensei duas vezes. Naquele momento decidi que iria”, afirma Elaine, que curtirá o show com mais quatro amigas de Brasília.

Elaine e Paul no Aeroporto de Brasília, em março de 2010

O carioca João Paulo Losada, redator e colunista do site Adrenaline, esteve não só na apresentação de  91, como também em todas as edições do Rock in Rio, com exceção da primeira. “Só não fui em 85 porque era criança na época”, diz, já adiantando que também estará na edição de 2017. Ele acredita que o a-ha tocará no melhor dia do festival, pois a banda vai poder mostrar todos os seus sucessos para a nova geração. “Dá pra fazer facilmente um show de uma hora somente com músicas conhecidas. Falei somente uma hora porque é a duração de todos os shows anteriores ao principal da noite. Poderia durar mais, mas enfim”.

O fã Aloisio Ramos, de Salvador, também está contando as horas para o Rock in Rio. Criador da página a-ha Bahia, ele diz que o desafio será maior para a banda nesta edição do festival, diferentemente do cenário de 24 anos atrás. “Em 91 eles vinham de uma turnê muito bem sucedida no Brasil. As músicas novas da época (Crying in the Rain e Early Morning) tocavam bastante nas rádios. Agora, a banda estará se apresentando em um dia com atrações de estilos bem diferentes do som que eles fazem, voltando aos palcos após um hiato de cinco anos e buscando emplacar as novas músicas. O grande trunfo do a-ha é contar com um grande número de fãs e possuir um grande número de hits consagrados”, avalia.

Aloisio e Mags no Rio de Janeiro durante a turnê Lifelines, em 2002

Algum palpite de como será o repertório do show? “Devido ao tempo que será inferior ao de 91, espero que essa apresentação faça referências ao Rock in Rio II, com músicas tocadas naquela noite, sem esquecer de alguns hits surgidos a partir do Minor Earth Major Sky e ao menos uma música do Cast in Steel. Show de festival é diferente de shows de promoção de novos álbuns. Acredito que o setlist será diferenciado da turnê”.

Para Aloisio, ver a o a-ha voltando à ativa e regressando ao festival que rendeu à banda um Guinness Book é algo sensacional. “O Rock in Rio II foi um marco na história do a-ha. Os fãs da minha geração que foram naquele histórico show do Maracanã não esquecem. E para quem teve, como eu, que acompanhar pela TV, ficou o desejo de poder fazer parte de um novo momento histórico da banda. E finalmente esse momento chegou”.

Nenhum comentário: