terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Take on Me: clipe atinge 1 bilhão de visualizações

Reprodução

O clipe de Take on Me quebrou nessa segunda-feira (17) a barreira de 1 bilhão de visualizações no YouTube. É o segundo vídeo dos anos 80 a atingir a marca, ficando atrás apenas de Sweet Child O' Mine, do Guns N' Roses. “Atingimos um marco importante! Fique atento a um anúncio especial...”, publicou o a-ha em sua conta oficial do Twitter.

A marca foi alcançada quase oito meses depois de a Warner Music britânica ter lançado uma competição convidando os fãs a adivinharem quando o clipe atingiria 1 bilhão de views. Quem acertasse a resposta (ou chegasse mais perto) ganharia uma viagem com acompanhante para assistir ao show do a-ha em Trondheim, na Noruega, no último dia 7 de fevereiro. Como o clipe demorou mais que o previsto para alcançar a marca, não se sabe ao certo como ficará a competição, que na época foi criticada por deixar países de fora, incluindo o Brasil e a Argentina.

Para comemorar o feito alcançado pelo vídeo de Take on Me, alguns itens colecionáveis foram lançados hoje pela Rhino Records, do grupo Warner Music. A lista inclui uma fita VHS com o clipe da canção, uma gravura autografada pela banda e uma camiseta desenhada por Mike Patterson e Candace Reckinger, os animadores originais do vídeo.

Divulgação

No último mês de janeiro, em entrevista ao site Medium, Mags voltou a falar sobre o legado deixado pelo clipe de Take on Me. “Sabíamos que a técnica do rotoscópio desenhado à mão no vídeo faria com que parecesse completamente único, mas ninguém está preparado para que algo tenha tanto impacto”, disse o tecladista. “Nunca pudemos sentar e assistir aos nossos clipes, ou mesmo ouvir nossas próprias músicas, mas sempre que isso acontece aleatoriamente é bom ver que ainda parece realmente único e especial, mesmo que 35 anos depois de feito”.

Na entrevista, Mags também falou sobre o diretor do clipe, o irlandês Steve Barron. “Tivemos a sorte de conhecê-lo no auge de seus poderes, e acho que ele gostou de trabalhar com a banda, porque éramos novos, empolgados e talvez lhe desse muito mais liberdade criativa do que artistas estabelecidos que já estavam preocupados com sua imagem”.

Estima-se que o clipe de Take on Me seja visto 500 mil vezes por dia.

Saiba mais:
Clipe de Take on Me ganha remasterização em 4K
Clipe de Take on Me é o 2º mais visto dos anos 80
Take on Me finalmente é número 1 no Reino Unido
Clipe de Take on Me é tema de 2ª parte de especial
Take on Me: 1ª parte do especial já está disponível

Nenhum comentário: