quarta-feira, 28 de junho de 2017

Fã de SP conta a experiência de assistir ao acústico

Kátia Monteiro na Noruega com o baterista Karl Oluf Wennerberg. Foto: Cortesia

Já imaginou viajar do Brasil para a Europa apenas para assistir a duas apresentações do a-ha? Foi o que fez a fã Kátia Monteiro, de São Paulo (SP). Ela foi uma das 250 pessoas presentes nos shows dos dias 22 e 23 de junho na ilha de Giske. Sozinha, Kátia saiu da capital paulista rumo à Noruega para conferir de perto a gravação do Acústico MTV. Fã da banda há 20 anos, ela voltou ao Brasil na segunda-feira (26) e conta aqui como foi a incrível experiência de acompanhar as apresentações na terra natal do a-ha.

Os dois dias de acústico do a-ha em Giske

Por Kátia Monteiro, de São Paulo (SP)
Especial para o a-ha Notícias

Estive nos dois shows da gravação do MTV Unplugged do a-ha em Giske, Noruega. Adquiri os ingressos na segunda oportunidade que abriram as vendas no site da Tikkio. Não foi possível tirar fotos ou filmar durante as gravações. Todos tiveram que deixar os seus celulares em um local, no qual foram devidamente guardados e entregues ao fim do evento.

A ordem de entrada dos fãs foi sorteada em Molo Brew, Centro de Alesund, onde saíram os ônibus para a Ocean Sounds Recordings. Eu fiquei sentada ao lado da porta onde os três integrantes do a-ha – Morten Harket, Magne Furuholmen e Paul Waaktaar-Savoy - entraram no primeiro dia de gravações.

Logo no início, o tecladista Magne Furuholmen disse que muitos estrangeiros estavam presentes e deu boas-vindas à Noruega. Magne foi inclusive responsável em apresentar os convidados do acústico: Lissie, que cantou I’ve Been Losing You; Ingrid Håvik com The Sun Always Shines on TV; e Ian McCulloch, que participou de duas músicas: Scoundrel Days (inclusive ele levou uma “cola” para cantar a música) e The Killing Moon (de sua banda Echo & The Bunnymen).

Ian era o mais conhecido do público e, consequentemente, também o mais aplaudido ao entrar. Porém, a participação de Lissie foi a mais cativante. Ela foi sensacional e colocou um brilho em I’ve Been Losing You. No segundo dia das gravações, apenas Ingrid Håvik se apresentou novamente.


Local onde os fãs aguardaram a entrada para o show ser liberada. Foto: Cortesia

Ao final do primeiro dia de show, quando a banda já tinha deixado o local, o público que aguardava a liberação da saída ficou cantando The Living Daylights.

Quem deu brilho e elegância também às duas apresentações foram Emilie Heldal Lidsheim e Madeleine Ossum (violino); e Tove Margrete Erikstad (violoncelo). As três inclusive tiveram participação vocal nas músicas como segunda voz. O a-ha ainda contou com Karl Oluf Wennerberg (bateria), Even Ormestad (baixo), Morten Qvenild (piano) e a produção de Lars Horntveth.

Magne tocou três tipos de instrumentos durante os shows: piano, flauta e violão. Algumas canções tiveram que ser gravadas duas vezes, principalmente no segundo dia, fato que aconteceu com Hunting High and Low e The Living Daylights.

O repertório contou com músicas novas, como This is Our Home, Break in The Clouds e Sox of the Fox. Algumas composições famosas ficaram de fora, como Crying in the Rain, You Are the One e canções do último álbum, Cast in Steel.

Vale ressaltar as diversas brincadeiras feitas entre Morten Harket e Magne Furuholmen ao longo do show que arrancaram gargalhadas dos fãs presentes. Tal atitude demonstrou que a banda vive um bom momento em termos de relacionamento. Achei o Morten um pouco nervoso no primeiro dia, porém, muito mais solto na segunda apresentação. Reidar Harket, pai de Morten, aliás, estava no show de sexta-feira.

Saiba mais:
Turnê deve ser ampliada para mais países em 2018
Banda cogitou gravar acústico em terras brasileiras
Setlist do segundo dia do acústico ainda é mistério
Primeira noite do acústico repleta de novidades
Acústico MTV pelas lentes de Just Loomis

Um comentário:

Soraia disse...

Experiência única e marcante. Valeu a pena sair daqui para acompanhar tudo de perto.