quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Mannheim abre série de quatro shows na Alemanha

Foto: AnivaDx/Twitter/Reprodução

A cidade de Mannheim abriu nessa terça-feira (12) uma série de quatro shows esgotados que o a-ha fará na Alemanha nos próximos dias. Na apresentação da última noite, a banda tocou para mais de 10 mil pessoas na SAP Arena, um dos maiores públicos da turnê até agora.

“Todas as 10 faixas do disco de estreia de 1985, Hunting High and Low, na ordem original do álbum. Nostalgia? Claro”, publicou o site do jornal alemão Mannheimer Morgen. “As músicas, com ritmo e instrumental parcialmente alterados, ainda são joviais de qualquer maneira”.

Já o site do jornal alemão Rhein-Neckar-Zeitung fez várias críticas à apresentação, classificando-a de “estranhamente desmotivada”. De acordo com o diário, o álbum Hunting High and Low possui canções duradouras, como é o caso de Take on Me, The Sun Always Shines on TV e da própria faixa-título, mas que talvez “haja uma razão pela qual as sete músicas restantes não tenham se tornado hits”.

“De qualquer forma, o synth pop dos anos 80 não funciona ao vivo; pelo menos não em uma sala polivalente, fria e com baixa atmosfera. Os rapazes não alcançam emocionalmente mais do que as dez primeiras filas. Quanto mais atrás no corredor, mais entediados os rostos na plateia. Quase ninguém canta, quase ninguém dança. Aplausos calorosos apenas entre as músicas, que geralmente morrem após 20 segundos”.

Foto: AnivaDx/Twitter/Reprodução

E o jornal prossegue: “E Harket não faz nada para mudar isso. Talvez ele não possa fazer nada? Durante a primeira meia-hora, ele se atrapalha repetidamente com o retorno de som, sinalizando para seus técnicos. Obviamente, ele não se escuta direito. No começo, ele às vezes também perde algumas notas. O que é incrível, porque Harket realmente tem uma voz extraordinária”, registra.

“De qualquer forma, o problema acústico é corrigido em algum momento, mas mesmo assim o músico não aparece. Quase nenhuma fala entre as canções. Praticamente nenhuma ação entre Harket e os membros de sua banda [...] Ele não dança, ele não anima seu público. Ele poderia ter feito yoga também. Teria sido igualmente emocionante”, ironizou o crítico Von Alexander R. Wenisch.

O site alemão regioactive.de também fez críticas ao show. “a-ha acerta o tom errado na SAP Arena”, foi o título da matéria. Classificou a primeira metade da apresentação de mediana e a segunda de desastre. Afirmou que a decisão da banda de tocar o Hunting High and Low na íntegra foi uma surpresa, já que é um disco que contém apenas “três singles que são clássicos indiscutíveis”.

Foto: AnivaDx/Twitter/Reprodução

“O som metálico, às vezes com excesso de força, engoliu cada vez mais a voz de Morten Harket e simplesmente arruinou a boa música pop dos noruegueses”, publicou ao mencionar a segunda parte do show.

Analogue e The Swing of Things são absolutamente atingidas por efeitos. Apenas Foot of the Mountain é capaz de se sustentar”. Em Crying in the Rain, o site alemão diz que a banda tirou todo o clima da canção por utilizar “efeitos desnecessários”.

O melhor momento do show, segundo o crítico Daniel Nagel, aconteceu nas duas últimas músicas. “O bis então traz algo do sentimento do a-ha que você nem se atreveu a esperar. A confiável Scoundrel Days e o hino de cantar junto The Living Daylights são um grande prazer para a multidão. Quase todos os espectadores se levantam e cantam junto. Mas é um pouco tarde para salvar o show”.

O site alemão, no entanto, fez elogios aos novos arranjos das músicas do Hunting High and Low e também ao desempenho de Morten. “Acima de tudo, é impressionante o quão clara e intensa sua voz soa”.

Fotos:
Mannheimer Morgen | regioactive.deRhein-Neckar-Zeitung

Vídeo:
YouTube

Saiba mais:
Anunciado show em Singapura, o primeiro no país
Em Paris, a-ha empolga e emociona o público
Público lota show do a-ha em Amsterdã, Holanda
Brighton: retorno à cidade inglesa depois de 9 anos
Londres: show esgotado no Royal Albert Hall

Nenhum comentário: