quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Varsóvia: retorno à capital polonesa após 17 anos

Foto: Anastacia Maskaliova/Twitter/Reprodução

Após um hiato de 17 anos, o a-ha voltou a tocar na cidade de Varsóvia. A capital polonesa, que não via a banda ao vivo desde setembro de 2002, pôde finalmente conferir um show do grupo novamente. A apresentação esgotada, realizada na noite da última segunda-feira (18) na Torwar Arena, também marcou o retorno do trio ao país europeu depois de exatos 10 anos. A última vez que o a-ha havia tocado na Polônia tinha sido em 17 de novembro de 2009, na cidade de Lodz.

“Assim que os músicos entraram no palco e as primeiras notas de seu maior hit soaram, todos ficaram loucos. De repente, as cadeiras eram desnecessárias, porque os fãs se levantaram e não pensaram em se sentar mais tarde no show”, publicou o site polonês poinformowani.

“O show foi um banquete não só para os ouvidos, mas também para os olhos. A tela grande exibia imagens majestosas do cosmos, oceano, floresta ou cidade cheia de luzes de neon, intercaladas com close dos músicos e dos fãs”, completou.

Outro site polonês, o gwiazdy, também falou da euforia da plateia quando o a-ha entrou com Take on Me. “O público imediatamente se levantou das cadeiras e cantou o grande sucesso com a banda. Era isso que ela estava esperando hoje. É raro que o grupo apresente seu maior sucesso no começo do show. E foi isso que o a-ha decidiu fazer, quebrando todos os estereótipos”.

Foto: Anastacia Maskaliova/Twitter/Reprodução

“A banda fez da noite de Varsóvia um retorno musical ao passado. O público dançou, cantou e se divertiu liberando suas emoções”, registrou o crítico Kamil Gulbicka.

Já o site Antyradio escreveu: “Torwar não é o melhor lugar para shows, mas o público não tinha motivos para reclamar, porque desta vez o sistema de som estava em um nível satisfatório”. E completou:

“Algumas músicas receberam uma segunda vida devido a uma mudança no arranjo, como And You Tell Me, que é de longe a faixa mais fraca do álbum. No show, os músicos decidiram tocar com menos sintetizadores e 'obstruções' rítmicas, fazendo com que a música soasse muito mais nobre”.

Segundo o site, o ponto alto do show foi a performance de Stay on These Roads. “Belas paisagens de inverno foram exibidas na tela grande atrás da banda. A música abre o terceiro álbum do grupo com o mesmo título e é um número majestoso que causa arrepios”.

Em outro trecho da matéria, a crítica Aleksandra Degórska fala o que para ela foi o único ponto negativo da apresentação. “A única reclamação sobre o show é que não aconteceu muita coisa no próprio palco. O cenário foi bem feito, os bons visuais exibidos por trás dos artistas eram consistentes com a música. No entanto, não houve apresentações no palco”.

Foto: Anastacia Maskaliova/Twitter/Reprodução

“Morten Harket limitou seus movimentos a um mínimo e cantou muito estático. O tecladista Magne Furuholmen estava mais animado quando falou com a platéia com piadas fracas. Paul Waaktaar-Savoy, quando estava tocando guitarra, fez isso com pouca animação”, completou.

E finalizou: “Apesar disso, todos que foram ao show devem estar satisfeitos com a apresentação [...] Repito muitas vezes que melodias agradáveis ​​nunca ficam chatas ou envelhecem. Isso foi confirmado pelo show do a-ha”.

Fotos:
gwiazdy | PrestigeMJM

Vídeos:
YouTube

Saiba mais:
Bremen encerra passagem exitosa pela Alemanha
Oberhausen: a-ha surpreende fãs em arena lotada
Leipzig: quase 10 mil lotam arena na cidade alemã
Mannheim abre série de quatro shows na Alemanha
Anunciado show em Singapura, o primeiro no país

Um comentário:

Unknown disse...

Os shows transmitidos pela TV dessa turnê? Não tivemos shows gravados de TVs na eletric summer mas um ponto negativo do marketing do aha.