domingo, 25 de outubro de 2015

Edições de luxo já podem ser ouvidas no Spotify


Como tem ocorrido em todos os recentes lançamentos, o a-ha disponibilizou, no Spotify, as edições de luxo do Stay on These RoadsEast of the Sun, West of the Moon e Memorial Beach. Os três álbuns já podem ser ouvidos gratuitamente no serviço de música digital. Conferimos as faixas dessas edições especiais e trazemos algumas impressões sobre as versões demo, inéditas e early versions.

Stay on These Roads (para ouvir o álbum, clique aqui)

Uma das faixas mais curiosas do álbum é This Alone is Love (demo), aqui em uma versão bem diferente, um pouco mais lenta, e com o refrão de Scoundrel Days (com mudanças na letra), o que mostra que essa demo precede o segundo álbum do a-ha. Algo semelhante ocorre em Hurry Home (demo), que traz o teclado de Stay on These Roads.

Curiosas também as versões early version, alternate version e demo de You Are the One. Na primeira, não há o famoso teclado que abre a música, enquanto a segunda se aproxima mais da versão do álbum, com o teclado já presente e uma guitarra ao fundo. Já a demo traz uma letra bem diferente da versão final e vocais “mais intensos”.

Em Cold River (1987 demo), nota-se uma versão menos rock, com mais teclado e uma letra diferente daquela lançada três anos depois no East of the Sun, West of the Moon. Esta versão pode ser vista, inclusive, em uma matéria da TV norueguesa, exibida em outubro de 87, que mostra o a-ha em Londres gravando a demo (veja aqui).

Merecem também destaque a bela versão acústica de There's Never a Forever Thing e a faixa Sail on my Love, um esboço de Stay on These Roads. Das quatro músicas demo inéditas, duas são instrumentais: I'll Never Find Streetful City e Evitar. Já a canção Umbrella é uma velha conhecida dos fãs. Assim como diversas outras demo, ela vazou na internet há vários anos sob o título Telephone, tendo ficado de fora do The Demo Tapes e das versões especiais do Hunting High and Low.

East of the Sun, West of the Moon (para ouvir o álbum, clique aqui)

A versão early version de Early Morning, assim como a demo de Rolling ThunderSlender Frame, é semelhante à versão do álbum, sendo que esta última traz algumas diferenças no arranjo. Já East of the Sun aparece aqui mais acelerada e com um refrão bem diferente da versão final, enquanto I Call Your Name (instrumental demo) não vem acompanhada do saxofone. E Cold River (demo), ao contrário da versão de 87, surge aqui mais rock, com guitarra mais acentuada (com direito a solo no final) e um refrão mais parecido com o da versão final. A única música inédita desta edição especial, Trees Will Not Grow On The Sand, é uma bela balada rock cantada por Mags.

Memorial Beach (para ouvir o álbum, clique aqui)

Dos três álbuns, este é o que traz mais músicas demo semelhantes às versões finais, como é o caso de Dark is the Night for All, Cold as Stone (com duração igualmente longa: 8 minutos e 30 segundos), Locust, Lamb to SlaughterBetween Your Mama and Yourself e Memorial Beach. Já as que diferem mais em termos de arranjo ou vocal são Lie Down In Darkness (com Morten cantando em um tom mais alto) e How Sweet it Was (aqui em uma versão mais leve). Os grandes destaques ficam por conta da animada Bar Room, única demo inédita do álbum, e Angel in the Snow, cantada por Paul.

Um comentário:

Unknown disse...

É um sonho de consumo para qualquer fã.
neste momento estou muito interessado pelo East of the Sun pois traz o DVD do Live in South America e as gravações do NRK que são maravilhosas, com especial destaque para Rolling Thunder e East of the Sun. Talvez o melhor registro ao vivo do A-ha.