quarta-feira, 4 de março de 2020

Imprensa australiana elogia shows do a-ha no país

Apresentação em Mount Cotton. Foto: Warren Drury/Reprodução/Twitter

A turnê do a-ha pela Austrália foi muito bem avaliada pela imprensa especializada do país. A banda fez seis apresentações entre os dias 19 de fevereiro e 1º de março, com shows esgotados nas cidades de Perth e Melbourne. A turnê marcou o retorno do grupo à Austrália após quase 34 anos. Quatro das seis apresentações ocorreram dentro do festival A Day on the Green, que contou com a participação de outros artistas.

O site australiano The Dwarf cobriu o show em Yarra Valley, no dia 22 de fevereiro. “Há realmente um corpo muito sólido de trabalho, com muitos hinos cativantes para recompensar os esforços de alguém curioso o suficiente para se aprofundar um pouco mais do que Take on Me”.

“Tocar o grande sucesso primeiro, normalmente reservado para o bis, é uma escolha muito surpreendente - até percebermos que eles tocarão seus estrelado álbum de estreia Hunting High and Low na íntegra. Um resultado fantástico, pois esse álbum é todo arrasador”, escreveu.

Sobre o desempenho de Morten, o crítico Harry Williams registrou: “Mesmo depois de todos esses anos, o alcance dele ainda parece impecável e é uma alegria ouvir essas músicas esta noite”.

O desempenho de Paul também foi elogiado pelo crítico. “O principal compositor do a-ha, Paul Waaktaar-Savoy, é o verdadeiro realizador desta noite - um estudo de intensa concentração, pois ele ajuda a dar vida a todas essas músicas clássicas no palco ao vivo”, disse.

Apresentação em Sidney. Foto: Brenda Jager/Reprodução/Twitter

Um dos destaques do show, segundo o crítico, foi a execução de The Sun Always Shines on TV. “É uma performance espetacular e a música culmina com o violento trabalho de guitarra de Paul”. E encerra: “O show provou inequivocadamente que os rapazes da Noruega são muito mais que Take on Me e estão vocal e musicalmente ainda no topo”.

O jornal inglês The Gardian também acompanhou a apresentação em Yarra Valley e escreveu: “É com um alto grau de expectativa que o a-ha retornou à Austrália para fazer seu primeiro show no país em mais de 30 anos - apesar de lançar 10 álbuns e fazer turnês no exterior”.

Em outro trecho da matéria, o jornal inglês publicou: “Embora a música seja tecnicamente precisa, os três no palco são os mais afastados possível um do outro no palco, difíceis de enquadrar em uma foto. Eles raramente se envolvem”, escreveu a jornalista Kirsten Krauth.

“A banda norueguesa é séria, sem exagerar na diversão da multidão, ao contrário dos colegas Pseudo Echo e Rick Astley”, publicou a jornalista ao se referir à banda australiana de new wave e ao cantor pop inglês, outras duas atrações do festival de música A Day on the Green.

Outro jornal que acompanhou o show em Yarra Valley foi o australiano The Sydney Morning Herald, um dos principais do país. “O falsete de ópera pop de Morten Harket não foi atingido pelo tempo, tornando a apresentação ao vivo em ritmo particularmente emocionante”, escreveu a jornalista Jenny Valentish, que deu quatro estrelas para o show.

Apresentação em Melbourne. Foto: Yvette Hollings/Reprodução/Twitter

E finalizou: “A falta de interação entre os três membros originais não é incomum para uma banda de quase quatro décadas, mas como um grupo, o a-ha claramente se comprometeu a preservar um legado que não deve ser manchado por retrocessos. Missão cumprida”.

O jornal australiano The Age, que cobriu o show de Sidney, escreveu que Morten ainda canta como um anjo, destacando a beleza cristalina de sua voz em faixas como Hunting High and Low e And You Tell Me. O crítico Michael Bailey deu três estrelas e meia à apresentação.

Já o site The Music acompanhou o show em Melbourne e escreveu que o a-ha sempre teve mais a oferecer do que apenas Take on Me. “A interpretação do grupo é sublime com o falsete sonoro de Harket”.

Outro site australiano, o Noise 11, também cobriu a apresentação na cidade de Melbourne. “A voz de cinco oitavas do vocalista Morten Harket permanece intacta - algo que muitos cantores com mais de 60 anos não podem reivindicar”, escreveu a crítica Karen Freedman.

“Esta é a sua primeira turnê australiana desde 1986 - uma turnê com um setlist notavelmente semelhante a este setlist de 2020. Se bem me lembro, os gritos podem ter sido um pouco mais altos naquela época”, comparou. Ela lamentou a ausência de mais canções dos anos 2000, já que a única executada durante o show foi Analogue (2005).

Apresentação em Perth. Foto: NessChapman/Reprodução/Twitter

Já o site australiano scenestr acompanhou o show em Mount Cotton, no dia 1º de março. “A primeira metade do set foi certamente mais calorosamente recebida, com o restante do álbum mais familiar para os fãs obstinados”, escreveu. Segundo o site, a canção mais bem recebida pelo público na segunda metade do show foi I've Been Losing You.

O site, no entanto, criticou a falta de entrosamento entre a banda. “O set do a-ha parecia um pouco carente de calor. Houve pouca interação entre o vocalista Morten Harket, Furuholmen e o guitarrista Paul”.

O desconforto de Morten com o próprio retorno e sua aparente distração também foram observados pela crítica Rebecca Fawcett-Smith. Apesar disso, ela conta que isso não atrapalhou o desempenho do vocalista. “Embora perturbadora, essa preocupação de forma alguma afetou a capacidade de Harket de atingir sua assinatura, com notas altas que antes o descreviam como 'o maior falsete da história da música pop'”.

Vídeos:
YouTube

Saiba mais:
Singapura: show cancelado devido ao coronavírus
a-ha faz primeira turnê australiana em 34 anos
Após quase 25 anos, a-ha retorna à África do Sul
a-ha toca pela primeira vez nos Emirados Árabes
Trondheim recebe o segundo show da turnê 2020

Um comentário:

SILVANIA DA SILVA FRANCA disse...

MERECEDORES COMO SEMPRE. A-HA PARA SEMPRE...