domingo, 6 de outubro de 2019

Novo livro sobre Morten na lista dos mais vendidos

Evento de lançamento em livraria de Oslo. Foto: Renanthera/Twitter

Lançado há pouco mais de uma semana, o novo livro sobre Morten já é um dos mais vendidos da Noruega. A publicação já aparece na 11ª posição no ranking elaborado pela associação que representa as livrarias do país.

Durante o evento de lançamento do livro, Morten e o autor Ørjan Nilsson conversaram por uma hora com o jornalista e crítico Audun Vinger. O bate-papo foi realizado na livraria Tanum Karl Johan, em Oslo. Em seguida, eles participaram de uma extensa sessão de autógrafos no local.

De acordo com o site a-ha live, Vinger perguntou para Morten como foi para ele, que está acostumado a ser citado incorretamente, deixar alguém escrever sobre um importante período de sua vida e carreira.

“Gostei da abordagem de Ørjan nesse projeto. Também gostei do fato de ele ter escrito o livro sobre Paul e pensei que ele poderia fazer o mesmo comigo. Então os dois livros teriam uma coisa em comum e quaisquer diferenças apareceriam naturalmente. Isso é importante para qualquer livro. Então nos encontramos e conversamos”, declarou Morten.

Segundo o vocalista, a produção do livro demandou muito trabalho. “Tivemos muitas sessões de entrevistas, e isso foi algo que eu insisti em particular. Porque se eu vou fazer algo assim, quero que seja o mais completo possível”, disse.

Foto: Renanthera/Twitter
“Também é vital para mim que Ørjan precise escrever suas próprias partes e eu tenho que falar minhas próprias partes. Portanto, sempre que sou citado no livro, muitas vezes adicionei minhas próprias citações escritas posteriormente para complementar as sessões de entrevista. O resto depende de Ørjan e de várias outras pessoas que foram entrevistadas para o livro”, afirmou Morten.

O jornal norueguês Dagsavisen publicou uma resenha bastante positiva do livro. “Morten Harket acaba de completar 60 anos. O novo livro Hjemkomst fornece uma visão interessante de seis desses anos, quando sua vida e carreira mudaram. (…) Grande parte do conteúdo é informação detalhada para aqueles que têm um interesse particular em Morten Harket como músico, sobre outros músicos com quem trabalhou, produtores, estúdios e gravadoras”, escreveu Geir Rakvaag, crítico do jornal.

“Com isso, Ørjan Nilsson concluiu livros sólidos sobre Paul Waaktaar-Savoy e Morten Harket. É justo supor que o próximo será sobre Magne Furuholmen”, completou.

Já o crítico do jornal norueguês Morgenbladet, Ando Woltmann, também gostou do livro, embora não seja realmente fã da música solo de Morten. Segundo ele, o livro “é um bom exemplo de um assunto mais divertido de ler do que ouvir”.

“Ainda assim, Morten Harket continua sendo um enigma no pop norueguês quando ele completa 60 anos - ele é um sonhador que todos nós deveríamos agradecer por compartilhar esse passeio pelo cosmos juntos”, escreveu o crítico.

Agradecimentos especiais a Rena (twitter.com/Renanthera_C) por gentilmente ceder duas de suas fotos para o a-ha Notícias. Obrigado!

Saiba mais:
Morten participará do lançamento de novo livro
Editora divulga capa do novo livro sobre Morten
Novo livro sobre Morten será lançado em setembro

Nenhum comentário: