quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Clássico do a-ha presente em trilha sonora de filme

Capa da trilha sonora

Mais uma música do a-ha aparece na trilha sonora de um filme. Desta vez, a escolhida é o clássico The Sun Always Shines on TV. A canção está presente no longa britânico “A Música da Minha Vida” (Blinded by the Light), que estreia nos cinemas brasileiros no dia 19 de setembro.

Inspirado no livro de memórias do jornalista Sarfraz Manzoor, Greetings from Bury Park, o filme se passa no final dos anos 80 e conta a história de um adolescente inglês, com ascendência paquistanesa, que encontra na música uma fuga para lidar com o preconceito racial (veja o trailer).

A trilha sonora do longa já está disponível nas principais plataformas de streaming e inclui, além do a-ha, 12 canções do músico americano Bruce Springsteen, a grande inspiração na vida do jovem britânico retratado na história. Já a versão física da trilha sonora, lançada pela Sony Music no último dia 9, pode ser encontrada no site da rede varejista Amazon.

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Mags lança nova música: This Is Now America

Reprodução/Instagram

De surpresa, Mags lançou, nessa quinta-feira (22), uma música nova na internet. A canção se chama This is Now America. “Ei pessoal! Tem um single surpresa no perfil de Magne no Instagram”, postou o músico em suas redes sociais. A canção, cujo arranjo e letra são do próprio Mags, é acompanhada de um vídeo, dirigido pelo filho mais velho do artista, Thomas Vincent Furuholmen.

Na internet, fãs parabenizaram Mags pelo novo single e perguntaram se a canção estará em um novo álbum do a-ha. O músico, no entanto, não deu maiores detalhes.

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

a-ha toca em mais um evento fechado na Noruega

Reprodução/Instagram

O a-ha tocou em mais um evento corporativo na Noruega, desta vez para 3.500 funcionários da OBOS, uma cooperativa de construção civil que celebrou seu 90º aniversário. A apresentação, realizada na noite do último sábado (17) na Telenor Arena, em Oslo, contou com 5 canções.

Além do a-ha, outros artistas noruegueses também participaram do evento, incluindo Silya, Hkeem, Ina Wroldsen, Ole Paus e Ingrid Bjørnov. A banda pop sueca Gyllene Tider foi outra atração da noite.

Considerada uma das maiores cooperativas de construção civil da Noruega, a OBOS (Oslo Bolig Og Sparelag) possui hoje mais de 435 mil membros e tem como objetivo construir e disponibilizar moradia para os seus associados. Até agora, mais de 100 mil casas já foram entregues.

Esta é a segunda vez em pouco mais de dois meses que o a-ha toca em um evento corporativo. No início de junho, a banda se apresentou na festa de encerramento da Nor-Shipping Ocean Leadership Conference 2019, um evento de negócios que reúne a cada dois anos, na capital norueguesa, empresários das indústrias marítima e oceânica.

Setlist da apresentação:

1- The Sun Always Shines on TV
2- Stay On These Roads
3- Hunting High and Low
4- The Living Daylights
5- Take On Me

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Edições especiais dos álbuns Minor Earth Major Sky e Lifelines serão lançadas no dia 27 de setembro

Deluxe edition do álbum Minor Earth Major Sky

Depois de uma aguardada espera, finalmente serão lançadas, no dia 27 de setembro, as edições especiais dos álbuns Minor Earth Major Sky (2000) e Lifelines (2002). As Deluxe Editions incluirão 2 CDs: o primeiro com todas as faixas originais remasterizadas e o segundo com versões raras e canções nunca antes lançadas. Ambos os álbuns também serão lançados pela primeira vez em vinil (apenas com as faixas originais).

“A Warner Music celebra uma das bandas mais bem sucedidas e adoradas do mundo ao relançar estes dois álbuns de retorno do milênio em versões remasterizadas com faixas bônus, demos inéditas, gravações não aproveitadas e até mesmo algumas faixas ao vivo”, declarou o a-ha em um comunicado enviado à imprensa. As novas edições especiais, diz o texto, permitem que o fã acompanhe o processo de transformação de uma ideia em um hit e revelam o brilho das composições da banda.

Pelo menos quatro músicas inéditas, que acabaram não entrando nos álbuns na época de seu lançamento, poderão agora ser apreciadas pelos fãs. São elas: Sole Survivor, To Show It is to Blow It, Life’s Not Fair (1ª versão de I Wish I Cared) e One in a Million (1ª versão de White Canvas).

Além dessas faixas, também estarão disponíveis duas canções que hoje são conhecidas por quem acompanha as carreiras solo de Morten e Paul, mas que não se sabia que haviam sido gravadas pelo a-ha na época. A primeira é We’ll Never Speak Again, que acabou não entrando no Minor Earth Major Sky, mas foi aproveitada por Morten no álbum Letter from Egypt (2008). Já a segunda canção é The Breakers, que foi gravada para o Lifelines, mas foi descartada e terminou sendo lançada por Paul somente dois anos depois no álbum Savoy, de sua banda homônima.

Deluxe edition do álbum Lifelines

Quatro faixas ao vivo também fazem parte dos relançamentos. São elas: Manhattan Skyline, Thought That It Was You, You’ll Never Get Over Me e Mary Ellen Makes the Moment Count. Todas estarão no CD extra do Minor Earth Major Sky. “Quatro performances ao vivo em Oslo, tiradas de sua turnê de 2001, provam a grandeza de uma apresentação ao vivo do a-ha”, diz o comunicado publicado no site oficial da banda.

A notícia de que o a-ha estaria trabalhando no lançamento de uma edição especial foi inicialmente revelada por Paul em novembro de 2015. “Estamos trabalhando na versão deluxe do Minor Earth Major Sky e uma das faixas que pode estar no álbum é uma demo que fiz de Summer Moved On para mostrar a Morten e Magne, comigo cantarolando e uma letra ainda incompleta”, contou na época.

Em março de 2017, Paul voltou a falar sobre o relançamento do álbum, desta vez confirmando que o Lifelines também ganharia uma edição de luxo. “Deve haver algumas boas gravações nesses lançamentos”, disse.

As edições especiais do Minor Earth Major Sky e do Lifelines terão, respectivamente, 33 e 37 faixas ao todo. A pré-venda dos álbuns já está disponível no site da Amazon (link 1 | link 2). Os discos, por sinal, já figuraram na lista dos 100 vinis mais vendidos no site da rede varejista.

Reprodução/Amazon

PRÉVIA - Como aperitivo do que vem por aí, a Warner Music soltou nas plataformas de streaming duas faixas que estarão presentes nas edições especiais. A primeira é a versão inicial (Early Version) de The Sun Never Shone That Day, do álbum Minor Earth Major Sky (2000). A faixa tem poucas diferenças em relação à versão final que entrou no disco.

Já a outra canção disponibilizada pela gravadora é uma versão demo de Forever Not Yours, do álbum Lifelines (2002). Esta, por sua vez, traz letra e arranjos bem diferentes da versão que foi lançada na época.

“Ao ouvir a versão demo e ainda muito crua de Forever Not Yours, você pode ver claramente quão fértil foi a nova parceria de Magne-Morten na construção de um hit”, diz o texto divulgado no site oficial da banda.

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Editora divulga capa do novo livro sobre Morten

A editora norueguesa Forlaget Press divulgou a capa do novo livro sobre Morten, previsto para ser lançado no final de setembro. A obra, escrita pelo jornalista Ørjan Nilsson, focará nos anos de 1993 a 1998, período em que o vocalista mais se envolveu em projetos da carreira solo e em ativismo político. A capa traz uma foto rara de Morten retirada do ensaio feito para o álbum Wild Seed, lançado em 1995.

“Ele começa a cantar em norueguês, se envolve em política climática nas Maldivas e se lança em um pesado lobby por um país paralisado pela guerra civil do outro lado do globo”, publicou o site da editora.

“Ørjan Nilsson, que anteriormente escreveu o livro Tårer fra en stein (Pål Waaktaar), queria chegar ao fundo do que realmente aconteceu quando a estrela pop voltou para casa e se reinventou”, completa.

E prossegue: “Um Morten Harket que não cantava sobre o sol brilhando na TV, mas sobre fascismo, prostituição e fundamentalismo. (...) Este é o Morten Harket que este livro lança luz”, traz a sinopse da obra.

“Através das histórias sinceras dos músicos e poetas que participaram da maravilhosa jornada, o retrato é desenhado por um artista que pensávamos conhecer, mas que não é tão facilmente parodiado”.

Reprodução/Instagram

No último final de semana, Ørjan Nilsson publicou uma foto em que aparece ao lado de Morten. Na legenda, ele escreveu: “Hjemkomst chega no final de setembro. Como estamos ansiosos por isso”.

Saiba mais:
Novo livro sobre Morten será lançado em setembro

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Live in South America passará em cinema dos EUA

Divulgação/North Park Theatre

Um dos maiores shows do a-ha de todos os tempos será exibido pela primeira vez na telona. O especial Live in South America, lançado originalmente em 1993, ganhará uma projeção exclusiva em um cinema dos EUA. A exibição ocorrerá no próximo dia 14 de agosto, às 21h30, no cinema North Park Theatre, localizado na cidade de Buffalo, no estado de Nova York. Os ingressos já podem ser comprados antecipadamente.

“Em 1991, uma banda norueguesa em turnê atraiu mais de 3 milhões de pessoas em toda a América do Sul, quebrando recordes e chocando uma imprensa incrédula”, diz o texto presente em um vídeo publicado pelo cinema americano nas redes sociais (Twitter, YouTube e Instagram).

Dirigido pela esposa de Paul, Lauren Savoy, o Live in South America mostra o melhor da turnê Sul-Americana realizada pelo a-ha entre maio e junho de 1991. Foram 14 shows no Brasil, três na Argentina e três no Chile como parte da turnê Walk Under Sun, Dance Under Moon, a mais extensa já realizada no Brasil (à época) por uma banda internacional.

O especial Live in South America inclui também imagens da histórica apresentação no Rock in Rio II, realizada no dia 26 de janeiro de 1991. “Sua jornada culminou em mais de 198.000 fãs no Estádio do Maracanã, batendo o recorde mundial de vendas de ingressos em um show ao vivo. No dia 14 de agosto, revisite aquela noite elétrica na tela grande”, completa o texto do vídeo publicado pelo North Park Theatre.

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Morten diz que novo álbum do a-ha é improvável

Reprodução/Herald Sun

Em entrevista ao jornal australiano Herald Sun, publicada na edição do último domingo (28), Morten descartou, pelo menos por enquanto, o lançamento de um novo álbum do a-ha. Segundo o vocalista, é algo improvável. “Nós já temos um enorme histórico de músicas. Gravar é um grande projeto para o a-ha. Não vejo que faremos isso”, declarou.

Na mesma entrevista, Morten também falou sobre a primeira turnê da banda na Austrália, em 1986, e sobre o sucesso atemporal de Take on Me, cujo clipe tem hoje quase 920 milhões de visualizações no YouTube. “Ela tem se saído muito melhor como uma estrela pop do que nós já conseguimos”, comparou. “Ela vive uma vida paralela a nós”, disse.

Saiba mais:
a-ha anuncia primeira turnê australiana em 34 anos