terça-feira, 20 de agosto de 2019

Edições especiais dos álbuns Minor Earth Major Sky e Lifelines serão lançadas no dia 27 de setembro

Deluxe edition do álbum Minor Earth Major Sky

Depois de uma aguardada espera, finalmente serão lançadas, no dia 27 de setembro, as edições especiais dos álbuns Minor Earth Major Sky (2000) e Lifelines (2002). As Deluxe Editions incluirão 2 CDs: o primeiro com todas as faixas originais remasterizadas e o segundo com versões raras e canções nunca antes lançadas. Ambos os álbuns também serão lançados pela primeira vez em vinil (apenas com as faixas originais).

“A Warner Music celebra uma das bandas mais bem sucedidas e adoradas do mundo ao relançar estes dois álbuns de retorno do milênio em versões remasterizadas com faixas bônus, demos inéditas, gravações não aproveitadas e até mesmo algumas faixas ao vivo”, declarou o a-ha em um comunicado enviado à imprensa. As novas edições especiais, diz o texto, permitem que o fã acompanhe o processo de transformação de uma ideia em um hit e revelam o brilho das composições da banda.

Pelo menos quatro músicas inéditas, que acabaram não entrando nos álbuns na época de seu lançamento, poderão agora ser apreciadas pelos fãs. São elas: Sole Survivor, To Show It is to Blow It, Life’s Not Fair (1ª versão de I Wish I Cared) e One in a Million (1ª versão de White Canvas).

Além dessas faixas, também estarão disponíveis duas canções que hoje são conhecidas por quem acompanha as carreiras solo de Morten e Paul, mas que não se sabia que haviam sido gravadas pelo a-ha na época. A primeira é We’ll Never Speak Again, que acabou não entrando no Minor Earth Major Sky, mas foi aproveitada por Morten no álbum Letter from Egypt (2008). Já a segunda canção é The Breakers, que foi gravada para o Lifelines, mas foi descartada e terminou sendo lançada por Paul somente dois anos depois no álbum Savoy, de sua banda homônima.

Deluxe edition do álbum Lifelines

Quatro faixas ao vivo também fazem parte dos relançamentos. São elas: Manhattan Skyline, Thought That It Was You, You’ll Never Get Over Me e Mary Ellen Makes the Moment Count. Todas estarão no CD extra do Minor Earth Major Sky. “Quatro performances ao vivo em Oslo, tiradas de sua turnê de 2001, provam a grandeza de uma apresentação ao vivo do a-ha”, diz o comunicado publicado no site oficial da banda.

A notícia de que o a-ha estaria trabalhando no lançamento de uma edição especial foi inicialmente revelada por Paul em novembro de 2015. “Estamos trabalhando na versão deluxe do Minor Earth Major Sky e uma das faixas que pode estar no álbum é uma demo que fiz de Summer Moved On para mostrar a Morten e Magne, comigo cantarolando e uma letra ainda incompleta”, contou na época.

Em março de 2017, Paul voltou a falar sobre o relançamento do álbum, desta vez confirmando que o Lifelines também ganharia uma edição de luxo. “Deve haver algumas boas gravações nesses lançamentos”, disse.

As edições especiais do Minor Earth Major Sky e do Lifelines terão, respectivamente, 33 e 37 faixas ao todo. A pré-venda dos álbuns já está disponível no site da Amazon (link 1 | link 2). Os discos, por sinal, já figuraram na lista dos 100 vinis mais vendidos no site da rede varejista.

Reprodução/Amazon

PRÉVIA - Como aperitivo do que vem por aí, a Warner Music soltou nas plataformas de streaming duas faixas que estarão presentes nas edições especiais. A primeira é a versão inicial (Early Version) de The Sun Never Shone That Day, do álbum Minor Earth Major Sky (2000). A faixa tem poucas diferenças em relação à versão final que entrou no disco.

Já a outra canção disponibilizada pela gravadora é uma versão demo de Forever Not Yours, do álbum Lifelines (2002). Esta, por sua vez, traz letra e arranjos bem diferentes da versão que foi lançada na época.

“Ao ouvir a versão demo e ainda muito crua de Forever Not Yours, você pode ver claramente quão fértil foi a nova parceria de Magne-Morten na construção de um hit”, diz o texto divulgado no site oficial da banda.

Nenhum comentário: