sexta-feira, 10 de abril de 2020

Novo livro sobre o a-ha é oficialmente lançado

Reprodução/YouTube

Foi lançado esta semana o livro a-ha: Down to the Tracks, do escritor e crítico musical Barry Page. A obra, que tem 398 páginas, cobre toda a carreira da banda e também os projetos solo de Morten, Paul e Mags, mostrando cada álbum em detalhes faixa a faixa. O livro já pode ser encomendado desde segunda-feira (6) pelo site da editora inglesa This Day in Music Books e desde ontem (9) pelo site britânico da Amazon.

Esta primeira edição de a-ha: Down to the Tracks acompanha como brinde um vinil com a canção inédita Miss Eerie, também conhecida como The Juicy Fruit Song, uma faixa demo gravada pelos Bridges no início de 1981 e considerada a versão embrionária de Take on Me.

Recentemente, o site do jornal escocês Sunday Post e o canal brasileiro no YouTube A-ha South America publicaram ótimas entrevistas com Barry Page. Confira logo abaixo algumas das melhores perguntas.

Qual é a sua bagagem?

Eu tenho um grande interesse pela música desde a adolescência e uma vez co-gerenciei uma loja de música. Eu também escrevi para várias revistas de música.

Por que você decidiu escrever um livro sobre o a-ha?

Eu escrevi uma série de artigos longos sobre o a-ha, que era uma das minhas bandas favoritas em meados dos anos 80, e enviei um para o guitarrista Pål Waaktaar-Savoy. Para minha surpresa, ele adorou. Isso me levou a escrever as notas principais de um álbum de 2018 da banda anterior dele e de Magne Furuholmen, Bridges, que estava definhando nos cofres desde 1981. Então propus este livro.

Como você descreveria o a-ha?

Como eu faria com seus vizinhos escandinavos, o ABBA. Eles são uma banda altamente talentosa que produz música pop clássica, mas com uma melancolia subjacente que tem apelo universal.

Qual é sua música favorita?

Essa é uma pergunta difícil, mas eu vou com Scoundrel Days, que evoluiu de uma ótima música dos Bridges intitulada The Leap. Eu adoro tudo sobre ela, desde a estranha introdução ao estilo de John Carpenter, até as letras com influências de Kafka e o refrão crescente que se tornou uma espécie de assinatura para a banda. Seria um ótimo single, mas o lançamento de seu tema para (o filme) The Living Daylights (no Brasil, 007 Marcado para a Morte) certamente teve prioridade.

Reprodução/YouTube

De onde surgiu a ideia para o nome do livro?

O título vem da letra de Early Morning (Ran the whole way / Down to the tracks / Through the doorway / Then a last look back). Era originalmente um subtítulo no capítulo sobre o álbum East of the Sun, West of the Moon, mas então pensei que seria um ótimo título para o livro. Eu acho que ele captura perfeitamente do que se trata o livro, com o foco principal na música da banda.

Imagino que seja difícil contar uma história tão grande quanto a do a-ha. Como você separou a história da banda e de seus membros individualmente?

Originalmente, o livro seria um guia música por música para os álbuns da banda, mas eu também queria incluir a incrível história de fundo do grupo (Bridges, Souldier Blue, etc). De qualquer forma, logo ficou claro que eu não seria capaz de alcançar isso dentro de um limite de 50 a 60 mil palavras, então acabei assinando com a This Day in Music Books [...] Além de uma seção longa sobre os primeiros anos da banda (que acabou sendo minha parte favorita do livro), achei que seria uma boa ideia incluir também uma visão abrangente dos projetos solo dos membros. Então tive que pensar um pouco na estrutura do livro, já que obviamente havia muito terreno a ser coberto. O livro contém 32 capítulos e há seções separadas sobre os projetos paralelos [...] Eu brinquei com a ideia de fazer um livro separado sobre os trabalhos solo, mas acabei concordando com o conceito de ter tudo em um só lugar.

Este livro promete ser muito completo em relação ao a-ha e seus membros. Podemos esperar algum conteúdo exclusivo?

Bem, há conteúdo exclusivo de Magne e Pal, a quem realmente agradeço por abrirem mão de seu tempo para me ajudarem durante esse projeto altamente ambicioso. Há uma grande percepção deles sobre o período da banda Bridges, bem como alguns comentários realmente interessantes sobre algumas das principais faixas do a-ha, como Take on Me e Foot of the Mountain. O livro também inclui contribuições exclusivas de vários outros músicos e produtores com os quais a banda trabalhou. Então, a história de 40 anos está sendo contada sob várias perspectivas diferentes, que eu pensei que eram importantes. Além disso, inclui citações de entrevistas e análises antigas de vários períodos. Portanto, deve ser uma leitura interessante (eu espero).

Reprodução/YouTube

Acho difícil tocar na história do a-ha sem mencionar o Brasil. Você tem alguma coisa sobre o nosso país em seu livro?

Claro! Eu tenho plena consciência de que o a-ha tem uma incrível base de fãs na América do Sul, e seria impossível não mencionar os shows da banda no Rock in Rio. Eu gostaria de ter coberto isso com mais detalhes, mas como o foco principal do livro era a música da banda, isso não foi possível.

Como foi entrar em contato com tantas pessoas envolvidas com a banda ao longo dos anos e obter esse material?

Foi uma tarefa desafiadora incorporar as entrevistas arquivadas e as novas, além de muitas resenhas antigas, mas eu gostei do processo de juntar todas as peças. Eu tive muita sorte de as pessoas estarem tão dispostas a abrir mão de seu tempo para contribuir com o livro, o que facilitou muito meu trabalho. É claro que havia outros músicos e produtores com quem eu gostaria de ter conversado, mas infelizmente não houve tempo no final.

Eu ouvi uma prévia do single Miss Eerie na versão da banda Bridges, que mais tarde se tornou o clássico Take on Me. Gostaria de saber como você conseguiu essa versão tão rara.

Sou muito grato por Magne, Oystein (Jevanord), Pal e Viggo (Bondi) concordarem que poderíamos usar Miss Eerie de graça na inclusão do livro. É certamente uma faixa interessante. Nos últimos anos, Viggo e Erik (Hagelien) me enviaram muitas demos dos Bridges para serem ouvidas, além de incluir versões muito antigas de You Are the One, I've Been Losing You e, é claro, Take on Me. Mas também existem muitas outras músicas legais que nunca foram oficialmente lançadas, como Born Between the Battles, Breath of Wind e Truths of Love.

É possível lançar o livro em outros idiomas?

Se houver demanda, espero realmente que isso aconteça.

Saiba mais:
Divulgadas novas imagens do livro sobre o a-ha
Editora divulga trecho da faixa demo Miss Eerie
Novo livro sobre o a-ha será lançado em março

Nenhum comentário: