quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Turnê começa dia 23. Leia entrevista com Morten

Reprodução

Faltam menos de duas semanas para que o a-ha caia na estrada novamente. Dessa vez, a banda fará uma mini-turnê pela Europa para apresentar o álbum acústico MTV Unplugged - Summer Solstice. Ao todo, serão apenas 13 apresentações em cinco países, começando pela Alemanha no próximo dia 23 e terminando na Inglaterra no dia 14 de fevereiro. Enquanto a turnê não começa, publicamos aqui uma recente entrevista com Morten, feita pelo site britânico Metro Newspaper UK, em que ele fala sobre o mais recente trabalho do trio norueguês.

Por que vocês fizeram um álbum acústico?

Temos uma carreira de mais de 30 anos e um grande catálogo de canções. Tocá-las de forma acústica é uma oportunidade para redescobri-las. Nós deixamos um produtor e arranjador, Lars Horntveth, fazer o que ele queria com as faixas para que a gente pudesse reagir. Ele apresentou o material para nós e odiamos. E essa era a proposta - precisávamos acordar. Sabíamos que precisávamos mudar as coisas e queríamos preservar a autenticidade da música. Por ficarmos muito tempo juntos, tivemos que nos acostumar às nossas diferenças, mas nós três reagimos de formas muito semelhantes. Isso nos fez perceber o quanto nós compartilhamos (da mesma opinião). Pudemos ver por que estávamos juntos em uma banda antes de qualquer coisa.

Alison Moyet e Ian McCulloch estão no álbum. Vocês os conheciam?

Não pessoalmente, mas conhecíamos a música deles. São pessoas que significaram e nos influenciaram em nossos primeiros dias quando estávamos nos tornando o a-ha. Adorávamos Yazoo e Echo And The Bunnymen.

Alison faz um dueto em Summer Moved On. Qual de vocês atinge a nota de 20 segundos?

Nenhum de nós. Queríamos nos livrar do elemento circo. Acontece no impulso do momento. A nota longa tornou-se bem conhecida, mas eu não quero ter que fazê-la toda vez porque as pessoas esperam que eu faça - senão ela se torna uma canção/número de dança. Eu fiz isso demais. Às vezes eu atingirei a nota, outras vezes não. Se eu tiver que fazer isso toda vez, no final das contas eu não vou gostar.

Vocês vão entrar em turnê com este álbum. Vai funcionar fazer um show acústico em um local do tamanho da O2 Arena?

Vamos ter que esperar e ver. Acreditamos que irá funcionar. Pode ter mais potência que um show regular devido à sua transparência (do set acústico).

Saiba mais:
Documentário mostra os ensaios para o acústico
Take on Me em roupagem acústica na TV alemã
Alemão e britânica participarão da turnê acústica
TV norueguesa exibirá documentário inédito
Nova versão acústica de Take on Me é lançada

Nenhum comentário: