quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Show em Berlim lota a Arena Mercedes-Benz

Foto: pieni pusu/Twitter

O a-ha fez na noite de segunda-feira (29) a quinta apresentação da turnê acústica, desta vez em Berlim. O show na capital alemã foi realizado na Arena Mercedes-Benz e contou com um público superior a 8.500 pessoas, conforme noticiado por grande parte da imprensa do país. “Banda norueguesa inspira com sua apresentação acústica”, publicou o site do jornal alemão Der Tagesspiegel.

“Três musicistas de cordas, um saxofonista, um baixista, um baterista e um tecladista acompanham os noruegueses, que se sentam em um círculo de luz. Tudo é enquadrado por seis telas que às vezes mostram os integrantes da banda e outras vezes imagens da paisagem romântica dos fiordes cobertos de neve de sua terra natal”, escreveu o site do jornal Berliner Zeitung.

“Essa opulência talvez seja o principal problema da noite: um show acústico existe por sua intimidade, mas como criar intimidade em um espaço multiuso com 8 mil espectadores?”, perguntou o jornal, que falou em uma apresentação “pouco inspirada”.

“Muitas lágrimas, um pouco frio e um som perdido”, publicou o diário, que mencionou problemas no retorno de Morten. “Bem no início do show na Arena Mercedes-Benz, exatamente em I've Been Losing You, ele ficou sem som em seu retorno”. Em outro trecho, o jornal escreveu que “as já melancólicas Lifelines e Forever Not Yours parecem ficar ainda mais melancólicas com o novo som de cravo.”

Foto: Anne Bonkowski/Twitter

O site Musikexpress publicou que o show revelou-se menos intimista que o esperado, já que ocorreu na Arena Mercedes-Benz, um local “talvez um pouco grande demais” para este tipo de apresentação. “A arena está longe da atmosfera aconchegante até o final da apresentação”, escreveu. O site, no entanto, registrou que “as reinterpretações das músicas são simplesmente muito boas”.

Dos veículos que cobriram o show, o jornal alemão Berliner Morgenpost foi um dos mais críticos sobre a apresentação, usando frases como “uma sensação de monotonia se arrasta no ar” e “você realmente não sabe se é incerteza, letargia ou melancolia”, ao comentar a forma como Morten se comporta em cima do palco e sua pouca interatividade com a plateia.

“Embora a voz de Harket pareça agradavelmente limpa, simples e suave, você dificilmente pode relaxar”, escreveu o jornal, referindo-se aos ajustes que o vocalista sempre faz no retorno e aos gestos que ele faz com as mãos em direção ao engenheiro de som.

O site da revista Rolling Stone elogiou a qualidade das músicas do a-ha, mas também deu grande destaque aos problemas de Morten com o som de seu retorno. “Harket parece um cantor que perdeu o caminho em um estacionamento e está procurando a chave do carro no chão”, criticou. “É um jogo eterno”, escreveu a revista, falando do incômodo de Morten com o retorno. “Ele tem feito isso por 18 anos em todo show. Até mesmo no MTV Unplugged gravado em junho.”

Foto: Divulgação/Arena Mercedes-Benz

Já o site da rádio alemã rbb foi um dos mais favoráveis à apresentação em Berlim. “Como uma banda de synth pop toca sem um sintetizador? Incrivelmente bem”, escreveu. Em seguida, publicou: “O que acontece quando Morten Harket e seus colegas de banda, Magne Furuholmen e Pal Waaktaar-Savoy, vêm com a ideia de puxar os plugues e tirar de seus grandes hits dos anos 80 o poder eletrônico? Ainda mais em uma grande arena coberta? Parece um risco. Assim, o show acústico do a-ha começa com um certo ceticismo.”

Nos comentários da matéria, uma fã escreveu: “Finalmente uma crítica que faz jus ao show de ontem. Eu estava lá com minha irmã e nós duas ficamos surpresas com a sempre boa música do a-ha. Eu não tenho que gritar em um show acústico, e sim aproveitar a diversão da música. Os aplausos intensos provaram que o show foi maravilhoso”.

Nas redes sociais, os fãs também elogiaram o show. “Momentos intensos na Arena Mercedes-Benz. Simplesmente magnífico”, escreveu Philipp Spauschus. “Noite absolutamente divina com o a-ha”, registrou Vinita Temmert. “Uma noite cheia de emoções e belas músicas”, escreveu Denis Trubetskoy. “Apresentação muito elegante, mesmo com os problemas de retorno de Morten. É bom ouvir as canções serem tocadas desta forma”, publicou Richard Green, apresentador da rádio BBC.

Antes de subir no palco, ainda nos bastidores, o a-ha recebeu um presente de boas-vindas da equipe que administra a Arena Mercedes-Benz: um Buddy Bear, a famosa estátua de urso que é simbolo da capital alemã. Pintada a mão, a escultura foi feita especialmente para a banda e simboliza valores como alegria, otimismo e amizade.

Foto: Divulgação/Arena Mercedes-Benz

Pela primeira vez foram postados na internet vídeos de canções que ainda não haviam sido compartilhadas desde o início da turnê acústica, como Analogue e Living a Boy's Adventure Tale. Além delas, também foram postados os vídeos de A Break in the Clouds, Scoundrel Days, Memorial Beach, Summer Moved OnHunting High and LowThe Living DaylightsThe Sun Always Shines on TV e Take on Me.

Reportagem em áudio:
Rádio rbb

Galeria de fotos:
Arena Mercedes-Benz

Saiba mais:
Turnê prossegue com show esgotado em Leipzig
Mais de 7 mil comparecem a show em Hannover
Frankfurt é a segunda parada da turnê acústica
a-ha inicia turnê acústica com show em Stuttgart
Turnê começa dia 23. Leia entrevista com Morten

Nenhum comentário: