quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Show em Berlim lota a Arena Mercedes-Benz

Foto: pieni pusu/Twitter

O a-ha fez na noite de segunda-feira (29) a quinta apresentação da turnê acústica, desta vez em Berlim. O show na capital alemã foi realizado na Arena Mercedes-Benz e contou com um público superior a 8.500 pessoas, conforme noticiado por grande parte da imprensa do país. “Banda norueguesa inspira com sua apresentação acústica”, publicou o site do jornal alemão Der Tagesspiegel.

“Três musicistas de cordas, um saxofonista, um baixista, um baterista e um tecladista acompanham os noruegueses, que se sentam em um círculo de luz. Tudo é enquadrado por seis telas que às vezes mostram os integrantes da banda e outras vezes imagens da paisagem romântica dos fiordes cobertos de neve de sua terra natal”, escreveu o site do jornal Berliner Zeitung.

“Essa opulência talvez seja o principal problema da noite: um show acústico existe por sua intimidade, mas como criar intimidade em um espaço multiuso com 8 mil espectadores?”, perguntou o jornal, que falou em uma apresentação “pouco inspirada”.

“Muitas lágrimas, um pouco frio e um som perdido”, publicou o diário, que mencionou problemas no retorno de Morten. “Bem no início do show na Arena Mercedes-Benz, exatamente em I've Been Losing You, ele ficou sem som em seu retorno”. Em outro trecho, o jornal escreveu que “as já melancólicas Lifelines e Forever Not Yours parecem ficar ainda mais melancólicas com o novo som de cravo.”

Foto: Anne Bonkowski/Twitter

O site Musikexpress publicou que o show revelou-se menos intimista que o esperado, já que ocorreu na Arena Mercedes-Benz, um local “talvez um pouco grande demais” para este tipo de apresentação. “A arena está longe da atmosfera aconchegante até o final da apresentação”, escreveu. O site, no entanto, registrou que “as reinterpretações das músicas são simplesmente muito boas”.

Dos veículos que cobriram o show, o jornal alemão Berliner Morgenpost foi um dos mais críticos sobre a apresentação, usando frases como “uma sensação de monotonia se arrasta no ar” e “você realmente não sabe se é incerteza, letargia ou melancolia”, ao comentar a forma como Morten se comporta em cima do palco e sua pouca interatividade com a plateia.

“Embora a voz de Harket pareça agradavelmente limpa, simples e suave, você dificilmente pode relaxar”, escreveu o jornal, referindo-se aos ajustes que o vocalista sempre faz no retorno e aos gestos que ele faz com as mãos em direção ao engenheiro de som.

O site da revista Rolling Stone elogiou a qualidade das músicas do a-ha, mas também deu grande destaque aos problemas de Morten com o som de seu retorno. “Harket parece um cantor que perdeu o caminho em um estacionamento e está procurando a chave do carro no chão”, criticou. “É um jogo eterno”, escreveu a revista, falando do incômodo de Morten com o retorno. “Ele tem feito isso por 18 anos em todo show. Até mesmo no MTV Unplugged gravado em junho.”

Foto: Divulgação/Arena Mercedes-Benz

Já o site da rádio alemã rbb foi um dos mais favoráveis à apresentação em Berlim. “Como uma banda de synth pop toca sem um sintetizador? Incrivelmente bem”, escreveu. Em seguida, publicou: “O que acontece quando Morten Harket e seus colegas de banda, Magne Furuholmen e Pal Waaktaar-Savoy, vêm com a ideia de puxar os plugues e tirar de seus grandes hits dos anos 80 o poder eletrônico? Ainda mais em uma grande arena coberta? Parece um risco. Assim, o show acústico do a-ha começa com um certo ceticismo.”

Nos comentários da matéria, uma fã escreveu: “Finalmente uma crítica que faz jus ao show de ontem. Eu estava lá com minha irmã e nós duas ficamos surpresas com a sempre boa música do a-ha. Eu não tenho que gritar em um show acústico, e sim aproveitar a diversão da música. Os aplausos intensos provaram que o show foi maravilhoso”.

Nas redes sociais, os fãs também elogiaram o show. “Momentos intensos na Arena Mercedes-Benz. Simplesmente magnífico”, escreveu Philipp Spauschus. “Noite absolutamente divina com o a-ha”, registrou Vinita Temmert. “Uma noite cheia de emoções e belas músicas”, escreveu Denis Trubetskoy. “Apresentação muito elegante, mesmo com os problemas de retorno de Morten. É bom ouvir as canções serem tocadas desta forma”, publicou Richard Green, apresentador da rádio BBC.

Antes de subir no palco, ainda nos bastidores, o a-ha recebeu um presente de boas-vindas da equipe que administra a Arena Mercedes-Benz: um Buddy Bear, a famosa estátua de urso que é simbolo da capital alemã. Pintada a mão, a escultura foi feita especialmente para a banda e simboliza valores como alegria, otimismo e amizade.

Foto: Divulgação/Arena Mercedes-Benz

Pela primeira vez foram postados na internet vídeos de canções que ainda não haviam sido compartilhadas desde o início da turnê acústica, como Analogue e Living a Boy's Adventure Tale. Além delas, também foram postados os vídeos de A Break in the Clouds, Scoundrel Days, Memorial Beach, Summer Moved OnHunting High and LowThe Living DaylightsThe Sun Always Shines on TV e Take on Me.

Reportagem em áudio:
Rádio rbb

Galeria de fotos:
Arena Mercedes-Benz

Saiba mais:
Turnê prossegue com show esgotado em Leipzig
Mais de 7 mil comparecem a show em Hannover
Frankfurt é a segunda parada da turnê acústica
a-ha inicia turnê acústica com show em Stuttgart
Turnê começa dia 23. Leia entrevista com Morten

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Turnê prossegue com show esgotado em Leipzig

Foto: Thomas Kube

Leipzig foi a quarta cidade contemplada pela turnê acústica do a-ha. A apresentação, realizada na noite do último sábado (27), lotou a Leipzig Arena. Segundo a imprensa alemã, 7.500 pessoas prestigiaram o show, cujos ingressos estavam esgotados desde novembro. Além de Berlim, Leipzig foi a única cidade do leste da Alemanha incluída na turnê.

“Pela primeira vez Morten, Magne e Paul estão viajando com vários músicos convidados e este arranjo acústico especial”, escreveu o site da rádio SAW. A emissora destacou que, embora o show inclua baixo eletrônico e alguns toques de teclado, o som acústico domina a apresentação. “Em pouco menos de 100 minutos, o mundialmente famoso trio pop tocou seus maiores sucessos, de todas as épocas, e assegurou o melhor entretenimento para os milhares de espectadores”.

O site do jornal Freie Presse registrou que, “antes do show, uma voz anunciou que a banda ficaria feliz se os telefones permanecessem nos bolsos - eles queriam dar um show para pessoas, não para celulares”.

Outro jornal alemão, o Leipziger Volkszeitung, publicou que “o fato de Harket ou Furuholmen raramente fazer comentários nas passagens entre as canções ajuda na atmosfera melancólica nórdica”. Em seguida, escreveu: “Esses veteranos da música pop não precisam estar ligados à plateia por frases que aqueçam, pois os arranjos falam por si só”.

Foto: Thomas Kube

Segundo o jornal alemão, “a euforia impulsionada pela adrenalina se transforma em serenidade musical e os três visivelmente desfrutam o show. No telão acima de suas cabeças, um sorriso satisfeito de Furuholmen ou uma piscadela de Waaktaar-Savoy surge várias vezes”.

O show que antecedeu à apresentação do a-ha também foi mencionado pelo jornal. “O papel ingrato de abrir o show ficou com Alexander Knappe, cantor e compositor alemão. Por meia-hora, ele aproveitou o espaço para apresentar algumas de suas canções com uma sólida voz”.

No YouTube, é possível conferir apenas dois vídeos da apresentação: Stay on These Roads e The Sun Always Shines on TV. Uma reportagem sobre o show também pode ser conferida no site da emissora MDR.

Galeria de fotos:
Radio SAW

Saiba mais:
Mais de 7 mil comparecem a show em Hannover
Frankfurt é a segunda parada da turnê acústica
a-ha inicia turnê acústica com show em Stuttgart
Turnê começa dia 23. Leia entrevista com Morten
Documentário mostra os ensaios para o acústico

sábado, 27 de janeiro de 2018

Mais de 7 mil comparecem a show em Hannover

Foto: Frank Wilde

A cidade alemã de Hannover foi a terceira a receber a turnê acústica do a-ha. A apresentação, na noite dessa sexta-feira (26), levou 7.400 pessoas à TUI Arena, segundo o site neuepresse.de. “Olá Hannover! Somos o a-ha e estamos felizes de estar aqui”, disse Mags em alemão.

Nas redes sociais, alguns fãs publicaram suas impressões sobre a terceira noite da turnê acústica. “Ontem foi o meu primeiro show do a-ha. Foi maravilhoso!”, afirmou uma fã no Twitter. “Obrigada por um show incrível em Hannover. A voz de Morten estava simplesmente impressionante. Adorei o show de luzes e o fato de poder se concentrar na música mais do que de costume”, declarou outra fã na rede social.

Ao contrário da apresentação em Frankfurt, há poucos registros do show em Hannover. Até o momento, foram postados apenas três vídeos: Foot of the Mountain, Stay on These Roads e Summer Moved On.

Galeria de fotos:
neuepresse.de

Saiba mais:
Frankfurt é a segunda parada da turnê acústica
a-ha inicia turnê acústica com show em Stuttgart
Turnê começa dia 23. Leia entrevista com Morten
Documentário mostra os ensaios para o acústico
Take on Me em roupagem acústica na TV alemã

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Frankfurt é a segunda parada da turnê acústica

A turnê acústica do a-ha prossegue pela Europa. Na quarta-feira (24), a banda fez a segunda apresentação, dessa vez na cidade alemã de Frankfurt. Cerca de 10 mil pessoas compareceram à arena Festhalle para acompanhar mais uma noite da MTV Unplugged Tour. “Boa noite, Frankfurt! Somos o a-ha e desejamos a todos uma boa noite de música”, afirmou Mags ao início do show.

“Pode funcionar uma banda de synth pop tocar suas canções em formato acústico? Sim, não só funciona como pode levar a um show maravilhoso, como o a-ha demonstrou no Festhalle”, escreveu o site do diário alemão Fuldaer Zeitung.

Segundo o jornal, foi uma experiência de sons suaves e efeitos de iluminação sutis, destacando as versões acústicas de Manhattan Skyline, The Sun Always Shines on TV e Memorial Beach. “Living a Boy's Adventure Tale também cativa - uma música injustamente subestimada do álbum de estreia”, escreveu.

“Os ídolos adolescentes do passado estão se aproximando dos 60, e até o ainda hipnótico vocalista Morten Harket parecia habitualmente sério. Ou ele estava apenas concentrado?”, registrou o diário alemão.

“Uma variedade impressionante de instrumentos é usada aqui: são três musicistas de cordas, que às vezes cantam em segundo plano; há uma flauta, xilofones, um clarinete, todos tocados pelo multi-instrumentista Horntveth; Pål Waaktaar tem vários violões para escolher, um mais bonito que o outro”, prossegue.

Já o site do jornal Frankfurter Neue Presse escreveu que o show estava quase esgotado e destacou a concentração de Morten durante a apresentação. “A voz de Harket também pode revelar toda a sua presença. É um timbre agradável, especialmente nas notas mais baixas”.

“Furuholmen é o porta-voz, preparando o clima para este sofisticado show sentado”, publicou. “Lars Horntveth é o multi-instrumentista acompanhador, tocando saxofone soprano, clarinete baixo e vibrafone, contribuindo assim para a riqueza de tons”.

O jornal alemão prossegue: “Quando o cravo e a celesta são usados, a música é quase barroca, e uma canção como This Alone is Love torna-se inesperadamente um minueto”.

Já o site Regioactive.de escreveu: “O a-ha ofereceu uma oportunidade muito especial. Os sons suaves e as reinterpretações atmosféricas de sua música dão a sensação de uma linda noite de verão, mesmo no frio de janeiro”.

Em tom mais crítico, o site op-online.de publicou: “Visualmente, a performance não é particularmente dinâmica ou variada. Morten Harket senta-se em um banquinho de bar enquanto canta, e os outros músicos quase não se movem [...] A música do a-ha está em primeiro plano”.

Em outro trecho, o site registra: “O som é surpreendentemente claro no Festhalle [...] Canções como I've Been Losing You e Forever Not Yours ganham apelo através de sua instrumentação diferenciada”.

O setlist da apresentação não foi divulgado, mas pelos registros em vídeo feitos por fãs na plateia, o repertório certamente foi o mesmo do show de estreia em Stuttgart, na terça-feira (23).

O fã argentino Luis Ardouin esteve no show e gravou 20 minutos da apresentação. Ele registrou, com ótima qualidade de som e imagem, quatro canções: This is Our Home, Lifelines, I've Been Losing You e This Alone is Love. Além dessas, também é possível encontrar no YouTube vídeos gravados por outros fãs com registros das seguintes músicas: Foot of the Mountain, Stay on These Roads, A Break in the Clouds, Sox of the Fox, Memorial Beach, Summer Moved On, The Living Daylights, The Sun Always Shines on TV e Take on Me.

Galeria de fotos:
Regioactive.de
hr1.de

Saiba mais:
a-ha inicia turnê acústica com show em Stuttgart
Turnê começa dia 23. Leia entrevista com Morten
Documentário mostra os ensaios para o acústico
Take on Me em roupagem acústica na TV alemã
Alemão e britânica participarão da turnê acústica

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

a-ha inicia turnê acústica com show em Stuttgart

Foto: Oliver Willikonsky/Lichtgut

O a-ha abriu na última terça-feira (23), na Alemanha, a tão aguardada turnê acústica com um show na arena Schleyerhalle, em Stuttgart. A apresentação foi a primeira de uma série de 13 shows pela Europa para divulgar o elogiado álbum MTV Unplugged - Summer Solstice.

“A banda norueguesa de synth pop a-ha puxou o plugue e iniciou a primeira turnê acústica que será apresentada em oito cidades da Alemanha”, escreveu a agência de notícias dpa, cujo conteúdo foi replicado por vários sites alemães.

“Mesmo sem os acessórios eletrônicos, canções eternas, como Stay on These Roads e Hunting High and Low, mostraram todo o seu esplendor melódico”, registrou o site Stuttgarter Zeitung.

O jornal norueguês Aftenposten deu ao show nota 5/6. “Esse foi o a-ha no seu melhor”, publicou. “A banda está voando muito bem. A abertura na terça-feira da MTV Unplugged Tour, em Stuttgart, mostrou isso com todo o peso melódico”.

O repertório do show, composto por 20 músicas, foi praticamente o mesmo do álbum Summer Solstice, mas com a ordem das músicas diferente. A única ausência foi a canção The Killing Moon, do grupo Echo & the Bunnymen, que no disco foi gravada com a participação do vocalista Ian McCulloch. Também não houve mudança na banda de apoio, composta por sete músicos.

Foto: Oliver Willikonsky/Lichtgut

Uma das novidades do show foi a utilização de uma nova estrutura de palco, formada por dois telões de superfície curva instalados atrás da banda e acima do palco, deixando a apresentação com um ar ainda mais sofisticado.

Quanto ao público presente, a imprensa alemã falou em 6 mil pessoas na arena, enquanto o jornal Aftenposten publicou que foram 10 mil.

Além da Alemanha, a turnê acústica passará ainda pela Noruega, Áustria, Suíça e Inglaterra.

Setlist do show acústico em Stuttgart, Alemanha (23.01.2018)

1. This is Our Home
2. Lifelines
3. I've Been Losing You
4. This Alone is Love
5. Forever Not Yours
6. Analogue
7. Manhattan Skyline
8. Foot of the Mountain
9. Stay on These Roads
10. A Break in the Clouds
11. Sox of the Fox
12. Memorial Beach
13. Over the Treetops
14. Living a Boy's Adventure Tale
15. Scoundrel Days
16. Summer Moved On
17. The Living Daylights
18. Hunting High and Low
19. The Sun Always Shines on TV
20. Take on Me

Saiba mais:

domingo, 14 de janeiro de 2018

Savoy lança novo álbum e faz retorno aos palcos

Sexto disco de estúdio da banda tem sido bem avaliado pela crítica

O Savoy lançou na sexta-feira (12) o álbum See The Beauty In Your Drab Hometown, o sexto disco de estúdio da banda formada por Paul, por sua esposa Lauren e pelo baterista Frode Unneland. Sob o selo da gravadora norueguesa Drabant Music, o novo trabalho do grupo contém 10 faixas e está sendo comercializado em três formatos: CD, vinil e digital.

As avaliações sobre o novo álbum têm sido muito positivas. O jornal Aftenposten o definiu como o “melhor trabalho de Paul Waaktaar-Savoy em anos”, dando ao disco nota 5 (de um total de 6). “Um álbum que oferece muita música pop boa e atemporal”, escreveu o diário.

“Em muitos aspectos, o álbum parece construir uma ponte entre o universo dominado por sintetizadores do a-ha e as raízes de Paul nos clássicos pop dos anos 60 e 70”, registrou o Dagbladet, que também deu nota 5/6 e considerou o disco um dos mais eletrônicos do Savoy.

Já o jornal VG, que deu nota 4/6, publicou que essa é “a melhor performance vocal de Paul Waaktaar, e definitivamente um das seleções musicais mais consistentes que o casal entregou desde Mary is Coming”.

Frode, Lauren e Paul. Foto: Jason Brandenberg/Divulgação

O álbum inclui novas versões das canções Weathervane e Manmade Lake, ambas compostas por Paul. A primeira foi originalmente lançada em junho de 2011 como parte de um projeto - que leva o mesmo nome da música - entre ele e o cantor americano Jimmy Gnecco. Já a segunda canção foi lançada inicialmente em fevereiro de 2014 como parte do projeto Waaktaar. Outro destaque do novo álbum é a música Falls Park, que segundo Paul remonta a um período anterior à banda Bridges.

January Thaw, o segundo single do disco, foi lançado no último dia 5 juntamente com o clipe da canção, dirigido pelo americano Jason Brandenberg. O vídeo foi gravado durante o eclipse solar em agosto do ano passado. O título do novo álbum foi tirado da letra dessa música.

No sábado (13), Paul e Lauren estiveram na loja de discos Big Dipper, na capital norueguesa, para autografar cópias do álbum (confira aqui).

SHOW - Para celebrar o lançamento do álbum, o Savoy fez um show em Oslo na noite de quinta-feira (11). A apresentação foi realizada na casa de espetáculos Parkteatret, que ficou lotada. O show, o primeiro da banda em quase 10 anos, contou com a participação especial da cantora Zoe Gnecco (filha de Jimmy) e incluiu algumas surpresas no repertório.

Apresentação no Parkteatret, em Oslo. Foto: Divulgação

Composto por 18 músicas, o setlist contou com canções de todos os álbuns do grupo, incluindo quatro do trabalho mais recente. Três músicas conhecidas entre os fãs do a-ha também apareceram no repertório: Sycamore Leaves, VelvetUnder The Makeup, tendo essa última sido cantada por Zoe. Em Velvet, ela fez os vocais femininos. Em entrevista em março do ano passado, Paul já havia mencionado que a primeira versão de Under The Makeup foi cantada por Zoe, antes mesmo dela se tornar uma canção do a-ha e entrar no álbum Cast in Steel.

Clique aqui e confira uma galeria de fotos do show publicada no Flickr.

Setlist do show do Savoy em Oslo, Noruega (11.01.2018)

1. Tears From a Stone
2. I Still Cry
3. Manmade Lake
4. January Thaw
5. Girl One
6. End of the Line
7. Whalebone
8. Night Watch
9. Rain
10. Fearlist
11. Sycamore Leaves
12. Beautiful Burnout (com Zoe Gnecco)
13. World of Trouble (com Zoe Gnecco)
14. Under The Makeup (com Zoe Gnecco)
15. Daylight’s Wasting
16. Star
17. Velvet (com Zoe Gnecco)
18. Falls Park

Saiba mais:
Paul e Lauren responderão a perguntas sobre Savoy
Novo álbum do Savoy é confirmado para janeiro
Savoy nos preparativos para lançar novo álbum

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Turnê começa dia 23. Leia entrevista com Morten

Reprodução

Faltam menos de duas semanas para que o a-ha caia na estrada novamente. Dessa vez, a banda fará uma mini-turnê pela Europa para apresentar o álbum acústico MTV Unplugged - Summer Solstice. Ao todo, serão apenas 13 apresentações em cinco países, começando pela Alemanha no próximo dia 23 e terminando na Inglaterra no dia 14 de fevereiro. Enquanto a turnê não começa, publicamos aqui uma recente entrevista com Morten, feita pelo site britânico Metro Newspaper UK, em que ele fala sobre o mais recente trabalho do trio norueguês.

Por que vocês fizeram um álbum acústico?

Temos uma carreira de mais de 30 anos e um grande catálogo de canções. Tocá-las de forma acústica é uma oportunidade para redescobri-las. Nós deixamos um produtor e arranjador, Lars Horntveth, fazer o que ele queria com as faixas para que a gente pudesse reagir. Ele apresentou o material para nós e odiamos. E essa era a proposta - precisávamos acordar. Sabíamos que precisávamos mudar as coisas e queríamos preservar a autenticidade da música. Por ficarmos muito tempo juntos, tivemos que nos acostumar às nossas diferenças, mas nós três reagimos de formas muito semelhantes. Isso nos fez perceber o quanto nós compartilhamos (da mesma opinião). Pudemos ver por que estávamos juntos em uma banda antes de qualquer coisa.

Alison Moyet e Ian McCulloch estão no álbum. Vocês os conheciam?

Não pessoalmente, mas conhecíamos a música deles. São pessoas que significaram e nos influenciaram em nossos primeiros dias quando estávamos nos tornando o a-ha. Adorávamos Yazoo e Echo And The Bunnymen.

Alison faz um dueto em Summer Moved On. Qual de vocês atinge a nota de 20 segundos?

Nenhum de nós. Queríamos nos livrar do elemento circo. Acontece no impulso do momento. A nota longa tornou-se bem conhecida, mas eu não quero ter que fazê-la toda vez porque as pessoas esperam que eu faça - senão ela se torna uma canção/número de dança. Eu fiz isso demais. Às vezes eu atingirei a nota, outras vezes não. Se eu tiver que fazer isso toda vez, no final das contas eu não vou gostar.

Vocês vão entrar em turnê com este álbum. Vai funcionar fazer um show acústico em um local do tamanho da O2 Arena?

Vamos ter que esperar e ver. Acreditamos que irá funcionar. Pode ter mais potência que um show regular devido à sua transparência (do set acústico).

Saiba mais:
Documentário mostra os ensaios para o acústico
Take on Me em roupagem acústica na TV alemã
Alemão e britânica participarão da turnê acústica
TV norueguesa exibirá documentário inédito
Nova versão acústica de Take on Me é lançada