sábado, 16 de julho de 2022

Turnê brasileira começa com show lotado no Recife

Foto: Thiago Lúcio/a-ha Noticias

Depois de sucessivos adiamentos e de uma longa espera por conta da pandemia de Covid, a turnê brasileira do a-ha finalmente começou a se concretizar. A banda abriu na noite de quarta-feira (13) uma série de sete apresentações no país com um show esgotado no Recife. Mais de 15 mil pessoas lotaram o Classic Hall em pleno dia de semana para ver de perto o grupo executar na íntegra o álbum de estreia Hunting High and Low, que dá nome à turnê, e também outros sucessos da carreira. 

A apresentação na capital pernambucana marcou o retorno do a-ha à cidade depois de quase sete anos. Foi a quarta vez que a banda tocou no Recife. Os ingressos para o show estavam esgotados desde o final do ano passado. Os portões do Classic Hall foram abertos pouco antes das 19h, mas desde às 5h da manhã já havia pessoas na fila para tentar garantir o melhor lugar no setor frontstage, o mais disputado pelos fãs.

Com um atraso de quase 20 minutos, o a-ha entrou em cena às 21h48. Ao som de Sycamore Leaves, a banda começou agitando o público já nos primeiros acordes. A canção, mesmo não sendo uma das músicas mais conhecidas do grupo, conseguiu animar a plateia. Com uma voz nitidamente melhor em relação às últimas apresentações na Europa, Morten aparentava estar bem confortável em cima do palco.

Foto: Teo Brandão/Twitter/Reprodução

Diferentemente do que vinha ocorrendo nos últimos shows desta turnê comemorativa, quando o a-ha dedicava a parte final da apresentação para tocar as dez faixas do álbum Hunting High and Low (com os maiores sucessos por último), desta vez a banda decidiu fazer diferente. Após a quarta música da noite, o grupo já iniciou a execução do disco de estreia, começando com Train of Thought e seguindo a sequência correta do álbum. Apenas Take on Me foi deixada para o final do show.

Uma ausência importante no repertório foi a canção You Have What it Takes, do novo álbum True North. A música, que sempre acompanha a também recém-lançada Forest for the Trees, ficou de fora desta vez. E como era esperado, a backing vocal Anneli Drecker, que vinha ajudando Morten em algumas músicas, realmente não veio para a turnê brasileira.

Em um determinado momento do show, Mags brincou com o clima quente do Nordeste brasileiro. “Vocês estão bem? Aguentam mais uma música?”, disse fazendo sinal de calor. “O inverno de vocês é mais quente que o nosso verão. Eu não entendo”, completou o músico.

Foto: Lucas Maciel/Divulgação
Ao final do show, Morten e Mags seguraram duas bandeiras do Brasil jogadas por fãs que estavam no frontstage. O tecladista colocou uma das bandeiras nas costas e levou o público ao delírio. O momento foi registrado em foto por Stian Andersen, que acompanha o a-ha em turnê, e também em vídeo por pessoas da plateia.

“Uma espera de uma vida - 31 anos - acabou em 13 de julho de 2022, depois de três shows perdidos. Foi maravilhoso! Que venham pela quinta vez. Viva o a-ha!”, disse o fã Rodrigo de Albuquerque. “Realizei um sonho de criança. Uma noite simplesmente inesquecível”, afirmou Flávio Luís. “Noite linda, sensações que nunca se vão. Melhor música, melhor banda, melhor show”, contou a também fã Kaline Leandra.    

Setlist do show no Recife

01- Sycamore Leaves
02- The Swing of Things
03- Crying in the Rain
04- Forest for the Trees
05- Train of Thought
06- Hunting High and Low
07- The Blue Sky
08- Living a Boy's Adventure Tale
09- The Sun Always Shines on T.V
10- And You Tell Me
11- Love is Reason
12- I Dream Myself Alive
13- Here I Stand and Face the Rain
14- The Blood That Moves the Body
15- We're Looking for the Whales
16- Cry Wolf
17- I've Been Losing You
18- The Living Daylights
19- Take on Me

Links

Em primeiro show da nova turnê no Brasil, a-ha emociona fãs (G1 PE)
a-ha teletransporta aos anos 1980 o público no Recife (Diario de PE)
Nostalgia pop não escapa da polarização política (Jornal do Commercio)
Pernambucanos são conquistados pelos noruegueses (Social 1)
Flash ao vivo do Classic Hall (NE2 - TV Globo)
Reportagem sobre o show (Bom Dia Pernambuco - TV Globo)

Nenhum comentário: