Foto: Tara Lyn/Reprodução/Twitter |
Depois de quase 12 anos de espera, os fãs americanos voltaram, enfim, a receber uma apresentação do a-ha. A banda fez seu retorno triunfal aos EUA com três shows seguidos em Los Angeles, na Califórnia, entre os dias 7 e 9 de abril. O local escolhido para o reencontro não poderia ser menos especial: o histórico The Wiltern, um quase centenário teatro que até hoje é palco dos principais eventos culturais da cidade.
“Magne Furuholmen, Morten Harket e Pål Waaktaar-Savoy nunca tiveram medo de revisitar seu passado coletivo – a turnê MTV Unplugged no início de 2018 mais do que demonstrou que suas músicas poderiam receber novas configurações e permanecer tão impactantes como sempre. Mas assumir um álbum inteiro – um tão conhecido – e manter-se fiel ao seu espírito é audacioso”, publicou o site Live Music News & Reviews.
Já o site da rádio Crème Brûlée escreveu que o a-ha provou mais uma vez que é um tesouro musical, e não uma banda de um hit só, como muitos americanos ainda insistem em dizer. “Ao contrário da crença popular, o a-ha é muito maior do que Take on Me. Eles são sonoramente mais fluidos do que seu rótulo de synth-pop sugeriria”, registrou.
“Os altos e baixos emocionais do álbum são trazidos à vida pela orquestração dramática e pela bela voz do vocalista Morten Harket”, destacou o site da rádio, lembrando ainda que fãs de várias partes dos EUA e do Canadá foram a Los Angeles apenas para ver o trio norueguês.
Segundo a emissora, a relativa obscuridade do a-ha no mainstream musical americano moderno tem o benefício não intencional da banda se apresentar em locais intimistas. “A estética art déco do Wiltern torna o local adequado para a celebração de um álbum clássico que envelheceu muito bem. Os fãs são os beneficiários dessa realidade – especialmente aqueles que são moradores de Los Angeles”, pontuou.
Foto: E.Barillas/Reprodução/Twitter |
“Os momentos mais sublimes foram as versões ligeiramente alteradas de The Blue Sky, Here I Stand and Face the Rain (com seu final estendido bastante dramático) e a entrega vocal delicada e comovente de Morten Harket em And You Tell Me”, escreveu o site da rádio, destacando que foi um privilégio ouvir algumas das pérolas menos conhecidas do álbum.
A emissora, no entanto, lamentou a ausência no repertório do a-ha de grandes sucessos como Summer Moved On, Analogue e Foot of the Mountain. “Este show poderia ter sido um catalisador para uma reavaliação do lugar da banda na música pop, mas ignorar o que os tornou relevantes no exterior para uma nova geração prejudica essa capacidade”, registrou.
Enquanto a primeira noite em Los Angeles contou com a mesma sequência de músicas dos shows na América Latina, as duas últimas apresentações na cidade americana receberam uma mudança importante: a inversão dos sets. Assim, a execução do álbum Hunting High and Low, que sempre abria a noite, foi colocada para o final. Uma estratégia, pelo visto, para segurar o público até o encerramento com Take on Me.
“Muitos elogios ao a-ha por recompensar a lealdade inabalável dos fãs de um país cujo mainstream musical não era tão grato pela música da banda. O a-ha é um tesouro musical e este show, apesar de algumas oportunidades perdidas, foi mais um lembrete disso. Desejamos o melhor ao a-ha e esperamos que eles continuem a manter o público encantado por muito mais anos”, encerrou o site da rádio, dando ao show nota 4,5 (de um total de 5).
Foto: E.Barillas/Reprodução/Twitter |
“Obrigado a todos os nossos amigos por nos fazer sentir em casa”, publicou Mags ao se despedir de Los Angeles. Morten também usou as redes sociais para registrar um encontro com a família Everly. Na foto que compartilhou, ele e Mags aparecem ao lado dos herdeiros dos Everly Brothers, dupla americana que gravou a versão original de Crying in the Rain, em 1962. “Um momento adorável colocando o papo em dia com a família Everly após o show no The Wiltern”, escreveu Morten.
Setlist do primeiro dia de show em Los Angeles, EUA
01- Train of Thought
02- The Blue Sky
03- Living a Boy's Adventure Tale
04- And You Tell Me
05- Love is Reason
06- I Dream Myself Alive
07- Here I Stand and Face the Rain
08- Hunting High and Low
09- The Sun Always Shines on T.V
10- Take on Me
11- Sycamore Leaves
12- Forest for the Trees
13- You Have What it Takes
14- The Swing of Things
15- Crying in the Rain
16- Scoundrel Days
17- I've Been Losing You
18- The Living Daylights
Nenhum comentário:
Postar um comentário