segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Mags lançará novo álbum solo no dia 25 de outubro

Disco será o terceiro da carreira do músico

A canção This is Now America, lançada por Mags no dia 22 de agosto, fará parte do seu próximo álbum solo. O disco, intitulado White Xmas Lies, será o terceiro da carreira do músico e já tem data de lançamento: 25 de outubro. Sairá em CD, LP duplo e formato digital.

“Como o título sugere, é um álbum com uma visão diferente do Natal. Um álbum de inverno melancólico, com 14 novas músicas originais e duas surpreendentes versões cover”, publicou o site de música XS Noize.

O resultado, segundo o site, é uma rica mistura de material natalino excepcional e profundo, que varia desde introspecção e observação penetrante até músicas esperançosas e animadoras. “Há uma sensação urgente de desejo por todo o disco, com as letras no centro do projeto”, diz o texto.

O novo álbum solo de Mags sairá pela gravadora norueguesa Drabant Music, a mesma que lançou o projeto Waaktaar Zoe e também o último trabalho do Savoy. Uma das surpresas do disco é a presença de uma nova versão de Differences, gravada originalmente pelo a-ha em 2001.

Mags na Dabrant Music após assinar contrato com a gravadora. Reprodução/Instagram

Sobre a temática do novo álbum, Mags declarou: “Tenho vergonha de fazer parte de um Natal que hoje em dia parece ser principalmente comprar mais e mais coisas que ninguém precisa ou até mesmo quer”. Segundo ele, a data se tornou uma celebração superficial em contraste com a mensagem original de Natal, que é de esperança, caridade e compaixão.

“Tenho sorte de ter uma família ao meu redor, mas para muitas pessoas o Natal é um período difícil e um lembrete severo de perda, saudade e solidão incapacitante”, diz o músico. De acordo com Mags, a ideia foi tentar criar um álbum que também fosse significativo para quem fica de fora do frenesi do Natal comercial.

“Um álbum que olha os lados mais melancólicos e sombrios da data: laços familiares quebrados, coisas que varremos para debaixo do tapete, ressentimento oculto por trás de sorrisos falsos e divertidos”, afirma.

SINGLE - This is Now America, o primeiro single do novo álbum, já está disponível nas plataformas de streaming. O vídeo da canção também já pode ser visto no YouTube. Em uma série de comentários postados no Instagram, Mags falou sobre o significado da canção.

“Não quero começar a comparar a América com as partes deste mundo em que transgressões de todos os tipos são comprovadamente mais comuns”, publicou. “A América ainda é, em muitos aspectos, um barômetro de onde o mundo está. Ainda é um símbolo da mente ocidental e de todas as nossas esperanças combinadas, esperanças que, infelizmente, parecem estar ficando fracas”, completou.

Capa do primeiro single do novo álbum 

Segundo Mags, muitos de seus amigos são americanos e estão confusos e preocupados com o que está acontecendo, tanto na América quanto no mundo. “Meus amigos que não são americanos também estão confusos e preocupados com as coisas que estão acontecendo”, escreveu.

“A tolerância é uma via de mão dupla: é o oposto de tentar convencer as outras pessoas de que você está certo. Trata-se de aceitar que existem pontos de vista que não se compartilha. A verdadeira democracia é sobre não demonizar aqueles que podem ter visões opostas”, declarou Mags.

E prossegue: “Essa música é uma resposta artística instintiva à minha crescente preocupação com a nossa tendência à divisão e entrincheiramento - acontecendo por todo o lado e por todos os lados do pensamento. Se concluirmos que aqueles que compartilham nossas opiniões são os mocinhos e os que não são maus, então estamos em um caminho perigoso”, escreveu.

“Poderia ter sido escrita (a canção) sobre um grande número de lugares, como minha segunda casa, o Reino Unido, ou mesmo minha Noruega nativa”, diz. “Mas a verdade é que o que acontece na América é muito mais importante para o mundo”.

Segundo Mags, a canção é um lamento pela América. “Eu acho que muitos de nós ainda estamos tentando o nosso melhor para sonhar. Dentro e fora do país”, conta. “Como artista, não posso deixar de expressar como me sinto - sobre tudo ao meu redor”.

“Isso não significa que exista uma ambição de impulsionar uma agenda política específica, ou mesmo avançar minhas próprias opiniões pessoais - nem tenho certeza de que estou certo na metade do tempo. No entanto, acredito no poder da arte de abrir mentes - tanto as minhas quanto as dos outros”, conclui.

Tracklist do novo álbum White Xmas Lies

1. There Goes Another Year
2. The Light We Lost
3. A Punch-Up On Boxing Day
4. Caprice Des Dieux
5. This Is Now America
6. White Xmas Lies
7. Differences
8. Revelation Song
9. The Season To Be Melancholy
10. Snow Is Falling
11. Dark Days, Dark Nights
12. Hells Bells
13. So Cold It’s Hard To Think
14. A Wintry Silence
15. The Ghost Of Xmas Past
16. Come Back Home

Saiba mais:
Mags lança nova música: This Is Now America

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Divulgadas mais 2 faixas que estarão nas edições especiais do Minor Earth, Major Sky e Lifelines

A Warner Music disponibilizou nas plataformas de streaming mais duas faixas que estarão presentes nas edições especiais dos álbuns Minor Earth, Major Sky (2000) e Lifelines (2002). A primeira é uma versão inicial (Early Version) de Summer Moved On, muito semelhante àquela vista na apresentação realizada no Prêmio Nobel da Paz de 1998. “Aqui temos a primeira versão finalizada”, explica Paul. “Isso foi antes de uma segunda camada de produção ser adicionada para a versão final”, completa o guitarrista, que considera esta Early Version tão boa quanto à versão que entrou para o álbum. Destaque para os vocais de Morten, que aqui aparecem em um estado mais cru, quase sem nenhum efeito.

Já a segunda faixa divulgada pela Warner é uma música inédita. Trata-se de Sole Survivor, uma canção de Paul que acabou ficando de fora do Lifelines. “Com tantos produtores envolvidos na gravação do álbum e a gente trabalhando simultaneamente em vários estúdios, acabamos ficando com muito material”, afirma o guitarrista. Sobre essa e outras canções inéditas que estarão nas edições especiais dos dois álbuns, ele diz: “É legal ouví-las novamente. Poderíamos facilmente escolher um conjunto diferente de músicas se quiséssemos um álbum mais peculiar”.

Saiba mais:
Edições especiais do MEMS e Lifelines serão lançadas em 27 de setembro

terça-feira, 24 de setembro de 2019

“Corpo continua se renovando”, diz Morten aos 60

Reprodução/VG

Morten completou no último dia 14 de setembro 60 anos. E para marcar a data, jornais e sites noruegueses publicaram entrevistas com o vocalista. “Como me sinto sobre [completar 60]...  É um processo inerente, o corpo continua se renovando. Ao mesmo tempo, existe um programa em nosso sistema que controla o envelhecimento. E esse programa não foi escrito por nós”, afirmou Morten em uma longa entrevista ao jornal VG. “Acabei de pedir ao meu corpo para adiar o processo de envelhecimento até ficar um pouco mais sábio”, brincou.

Outro veículo norueguês que conversou com Morten foi o jornal online Nettavisen. Na entrevista, o vocalista falou, entre outros temas, do alto preço da fama. “Você tem que entender o que significa ser banido da sociedade, porque é realmente isso que você se torna. Um estranho”, declarou. “Você não faz mais parte do rebanho e as pessoas olham para você de maneira diferente do resto da gangue”, completou.

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Paul pode estar trabalhando em um novo álbum

Paul em estúdio com o baterista Per Hillestad. Reprodução/Facebook

Segundo o site norueguês a-ha live, Paul pode estar trabalhando em um novo álbum. Nos últimos meses, o músico esteve ocupado em estúdios de Oslo. No dia 10 de julho, por exemplo, ele postou um vídeo que fez de dentro do estúdio que tem em casa, mostrando alguns novos sons.

Em outras duas ocasiões, entre junho e julho, Paul foi visto fazendo algumas sessões no Studio Paradiso com o baterista Per Hillestad, o mesmo que gravou com o a-ha nos álbuns East of the Sun, West of the Moon (1990), Memorial Beach (1993) e Minor Earth Major Sky (2000).

Já no dia 15 de agosto, Paul fez uma sessão de gravação, também no Studio Paradiso, com o trio de cordas que tocou com o a-ha no acústico. Em sua postagem, ele usou duas hashtags: #waaktaar e #newalbum.

sábado, 14 de setembro de 2019

a-ha faz outro show fechado, desta vez na Estônia

Reprodução/Instagram

O a-ha fez mais uma apresentação fechada, desta vez em Tallinn, na Estônia. A banda tocou no dia 29 de agosto nas ruínas do Convento de Pirita, um antigo monastério construído no século XV. De acordo com a imprensa estoniana, o evento foi para celebrar o aniversário de 50 anos de Rina Vosman, esposa do oligarca russo Oleg Tinkov. No Instagram, é possível ver o trecho de um vídeo com a banda tocando Take on Me.

Saiba mais:
a-ha toca em mais um evento fechado na Noruega
a-ha toca 6 músicas durante apresentação em Oslo

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Morten participará do lançamento de novo livro

Foto: Tore Sætre

Está marcado para o dia 26 de setembro, na Noruega, o lançamento do novo livro sobre Morten, intitulado Hjemkomst (Morten Harket årene 1993 – 1998). E para marcar a data, o vocalista participará de um bate-papo com o autor da obra, Ørjan Nilsson, e com o jornalista e crítico Audun Vinger. O encontro será na livraria Tanum Karl Johan, em Oslo.

Já no dia 27 de setembro, Morten e Ørjan Nilsson falarão sobre o livro no festival Vill Vill Vest, que acontecerá na Litteraturhuset, uma casa cultural localizada na cidade norueguesa de Bergen. Os ingressos para o evento já estão à venda no site do festival: www.villvillvest.no.

Em entrevista ao canal A-ha South America, no YouTube, o autor Ørjan Nilsson voltou a afirmar que há expectativa de o livro ser lançado em outros idiomas, mas que agora ele só sairá mesmo em norueguês.

Perguntado sobre quando decidiu escrever o livro, o jornalista declarou que teve a ideia por alguns anos, “para aprofundar os anos 90, onde Morten começou sua carreira solo e trabalhou com várias figuras interessantes e não tradicionais”, como poetas, ativistas e produtores.

O autor, que trabalhou na obra por cerca de um ano, contou ainda na entrevista que escolheu o período de 1993 a 1998 por considerar essa como a primeira e mais intensa fase na carreira solo de Morten. Ele declarou que tem expectativas altíssimas em relação ao livro, pois ele “conta uma história que nunca foi contada antes sobre esses anos”.

Ørjan Nilsson trabalhando no novo livro sobre Morten. Reprodução/Instagram

Ørjan Nilsson também voltou a falar do álbum solo de Morten que nunca foi lançado. “Tive a chance de ouvir muitas músicas não publicadas. E eu posso garantir a você: há muito material realmente interessante ali”.

Ele também disse que ainda não leu a autobiografia de Morten, My Take on Me, lançada na Alemanha em 2016 e no Brasil no ano seguinte.

Em relação às entrevistas que fez com Morten para o livro, o jornalista disse que se surpreendeu com o bom humor do vocalista e que ele é uma pessoa muito gentil que colocou muita energia e tempo na obra. “Passamos muito tempo juntos e sou muito grato a Morten”, afirmou.

Saiba mais:
Editora divulga capa do novo livro sobre Morten
Novo livro sobre Morten será lançado em setembro