domingo, 24 de dezembro de 2017

Edição alemã do livro sobre Paul sai em fevereiro

Capa da edição alemã
Está previsto para o dia 26 de fevereiro o lançamento da edição alemã do livro Tårer fra en stein, que aborda a vida e carreira de Paul. A obra, que já saiu em norueguês no mês de outubro, utilizará nesta nova edição o título em inglês Tears from a Stone (Lágrimas de uma Pedra). A pré-venda já está disponível pelo site da editora Riva e pela Amazon.

Com 304 páginas, o livro sairá com uma capa um pouco diferente da edição norueguesa, com a foto do músico colorida ao invés de em preto e branco (imagem ao lado) e a chamada “Pål Waaktaar-Savoy, do a-ha, sobre sua vida e suas canções”.

Ainda não há previsão para o lançamento da obra em outros idiomas. Por conta disso, fãs criaram um abaixo-assinado na internet pedindo uma edição em inglês. Situação semelhante aconteceu com o livro de Morten, My Take on Me, que até hoje só saiu em português e alemão.

CURIOSIDADES - Novas curiosidades presentes no livro sobre Paul foram reveladas recentemente pela rede norueguesa NRK. Na obra, o músico conta ao jornalista Ørjan Nilsson que tentou fundir o Savoy com o a-ha, incorporando à banda a esposa Lauren e o baterista Frode Unneland.

“Isso foi após a gravação do Minor Earth Major Sky. Eu me sentei com Magne e disse, um pouco ingênuo, que achava que o a-ha precisava trazer novos impulsos. E que ao invés de usar todas as boas canções no Savoy, eu poderia colocar todas no a-ha”, declarou o músico.

No livro, Paul conta ainda que cogitou fazer parceria com Morten, sem o envolvimento de Mags, logo após o fim da banda em 2010. A ideia seria levar Morten para o estúdio e gravar com ele de 10 a 12 canções.

Procurados pela NRK, Morten e Mags disseram, por meio do empresário da banda, Harald Wiik, que não iriam comentar o conteúdo do livro.

Saiba mais:
Livro sobre Paul já está com a 1ª edição esgotada
Paul divulga capa do livro Tårer fra en stein
Livro sobre vida e carreira de Paul sai em outubro

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Anunciado 1º show na Holanda e o 2º na França

Foto: Getty Images

Mais dois shows foram acrescentados à turnê Electric Summer Tour 2018. O primeiro deles será realizado no dia 14 de julho em Weert, na Holanda, durante a 38ª edição do Bospop Festival. Será a primeira apresentação da banda na cidade. A venda de ingressos começa no dia 27 de janeiro pelos sites www.bospop.nl e www.ticketmaster.nl.

Já o outro show adicionado à turnê ocorrerá no dia 24 de julho em Carcassonne, na França. A apresentação fará parte do famoso Festival de Carcassonne. Será a primeira vez que o a-ha tocará na cidade. O show é o segundo anunciado na França dentro da turnê (o primeiro foi em Vienne). Os ingressos já estão à venda pelo site www.gdp.fr.

Enquanto isso, a produção do Kongsberg Jazzfestival anunciou que o show do a-ha no evento, marcado para o dia 6 de julho, contará com a participação da banda Bel Canto. O grupo tem como vocalista a norueguesa Anneli Drecker, backing vocal do a-ha entre os anos de 2000 e 2002 e mais recentemente em algumas apresentações de 2016.

INGRESSOS - Os ingressos para o show em Cork, na Irlanda, já estão esgotados. Os bilhetes começaram a ser vendidos na manhã do último dia 7 e acabaram em algumas poucas horas. A apresentação será realizada no dia 12 de junho dentro do festival Live at the Marquee.

Já na Noruega, os 8.400 ingressos para o show no Parkenfestivalen, evento realizado na cidade de Bodø, esgotaram-se em apenas 17 minutos. A apresentação está marcada para o dia 18 de agosto.

Novas datas anunciadas da turnê mundial 2018

14 de julho - Weert, Holanda - Bospop Festival
24 de julho - Carcassonne, França - Théâtre Jean-Deschamps

Saiba mais:
Confirmados 9 shows na Alemanha e 1 na Irlanda
Anunciados mais 12 shows da turnê mundial
Show em Hamar: ingressos vendidos rapidamente
Anunciado show na cidade norueguesa de Hamar
Ingressos esgotados para o show em Trondheim

domingo, 17 de dezembro de 2017

Documentário mostra os ensaios para o acústico

Reprodução/TV2

O canal norueguês TV2 exibiu na noite da última segunda-feira (11) o documentário a-ha Unplugged – På innsiden (a-ha Unplugged – Por Dentro), que mostrou com detalhes como foram os últimos ensaios da banda antes da gravação do MTV Unplugged - Summer Solstice.

Um dos entrevistados do documentário da TV2 foi o produtor e multi-instrumentista norueguês Lars Horntveth, que passou quase seis meses trabalhando nos novos arranjos para o acústico. No estúdio, ele passou alguns dias com o a-ha para, juntos, decidirem como cada canção iria soar, o que não aconteceu sem algumas pequenas discussões.

“Quando me convidaram para fazer este trabalho, eu fui alertado sobre o que poderia acontecer”, disse o produtor norueguês, que tinha opiniões bem claras sobre como as coisas deveriam ser feitas.

O empresário da banda, Harald Wiik, contou que temeu que o acústico desse errado de alguma forma. O receio dele era que houvesse um grande conflito entre Morten, Paul e Mags ou entre eles e Lars.

No site da TV2 é possível assistir a dois pequenos trechos (de 3 min.) do documentário. Os vídeos mostram, além de entrevistas com Lars, Wiik e Mags, a banda ensaiando Foot of the Mountain e Take on Me.

Saiba mais:
Take on Me em roupagem acústica na TV alemã
Alemão e britânica participarão da turnê acústica
TV norueguesa exibirá documentário inédito
Nova versão acústica de Take on Me é lançada
“Acústico do a-ha encanta corações nostálgicos”

sábado, 16 de dezembro de 2017

Thomas é o grande campeão do The Voice Noruega

Andrea, Thomas, Sebastian e Agnes na final do reality. Foto: Divulgação/TV2

Com informações do site norueguês a-ha live

O jovem Thomas Løseth, de 29 anos, foi o grande campeão da quarta temporada do The Voice Noruega. Integrante do time de Lene Marlin, ele enfrentou outros três fortes candidatos: Sebastian James Hekneby, do time de Morten, Andrea Santiago Stønjum, do time de Yosef Wolde-Mariam, e Agnes Stock, também pertencente ao time de Lene Marlin.

A final do reality foi transmitida ao vivo na noite do último sábado (9). O programa começou com Morten e os outros técnicos cantando juntos pela primeira vez desde o início da temporada. Eles interpretaram a canção Something Just Like This, sucesso do ano lançado pelo duo americano The Chainsmokers em colaboração com a banda Coldplay.

De volta à disputa, cada um dos quatro finalistas cantou uma música. Na primeira etapa, Sebastian se apresentou com Earth Song, de Michael Jackson, e Thomas com Heal, de Tom Odell. Já Agnes cantou Home for Christmas, de Maria Mena, e Andrea cantou Halo, de Beyoncé.

Os dois candidatos que receberam o maior número de votos dos telespectadores e foram para a super final foram Thomas e Andrea. Após um intervalo, eles retornaram ao palco para cantar mais uma canção e disputar o título. Andrea cantou Try, de Pink, e Thomas cantou With or Without You, do U2, sagrando-se campeão. Ele ganhou como prêmio um carro zero quilômetro e um contrato com a Universal Music.

“Foram vários ótimos talentos no programa. O nível de qualidade foi bem elevado. (...) Programas como esse oferecem uma ótima curva de aprendizagem. É uma amostra do que [o negócio da música] pode ser. É uma oportunidade fantástica, e essa é uma das coisas que eu gosto no The Voice”, declarou Morten ao final do reality musical.

Saiba mais:
Time de Morten está na grande final do The Voice
Quarta temporada do The Voice chega à reta final
Sebastian é o último talento do time de Morten
Talentos duelam em mais uma etapa do The Voice
Nova fase do The Voice inclui o voto do público

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Paul e Lauren responderão a perguntas sobre Savoy

Foto: Divulgação

Muitos fãs têm enviado perguntas para o site oficial do a-ha com dúvidas sobre o novo álbum do Savoy, previsto para ser lançado no dia 12 de janeiro. Para falar sobre o disco e o trabalho da banda, Paul e Lauren participarão de um Perguntas & Respostas na terça-feira (19). O bate-papo terá início às 17h (no horário de Brasília) na página do a-ha no Facebook. Para participar, basta confirmar presença clicando aqui.

O álbum See The Beauty In Your Drab Hometown terá 10 faixas e será lançado pela gravadora norueguesa Drabant Music. O disco já pode ser encomendado (no formato CD ou vinil) pelo site da loja Tiger, que fica em Oslo e entrega em qualquer parte do mundo. Pelo site da Amazon já é possível ouvir um trecho de 30 segundos de cada canção.

Saiba mais:
Novo álbum do Savoy é confirmado para janeiro
Savoy nos preparativos para lançar novo álbum

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Take on Me em roupagem acústica na TV alemã

Reprodução/NDR

O a-ha se apresentou na noite da última sexta-feira (8) no programa de TV alemão NDR Talk Show. A banda tocou a versão acústica de Take on Me e logo em seguida deu uma rápida entrevista para a apresentadora Barbara Schöneberge. “É linda como uma balada”, ela comentou. Para assistir ao vídeo, acesse o site da emissora alemã ou o YouTube.

Antes da entrevista, a apresentadora falou da indefinição quanto à presença do a-ha no programa. “Estamos muito felizes por vocês estarem aqui. Uma hora antes do programa, não estava claro se você poderia cantar por estar resfriado”, disse Barbara para Morten. Ele brincou: “Ainda não está claro”, arrancando risos da plateia.

Na entrevista, Morten falou sobre o processo de criação dos novos arranjos para o álbum acústico e Mags comentou sobre a escolha das músicas para o disco, feita de forma democrática, segundo ele.

Essa foi a segunda vez, após a gravação do Summer Solstice, que o a-ha apresentou Take on Me ao vivo em formato unplugged. A primeira ocorreu durante o show beneficente BBC Children in Need Rocks the 80s, realizado em Londres no último dia 19 de outubro.

Saiba mais:
Alemão e britânica participarão da turnê acústica
TV norueguesa exibirá documentário inédito
Nova versão acústica de Take on Me é lançada
“Acústico do a-ha encanta corações nostálgicos”
Take on Me será lançada em nova versão acústica

sábado, 9 de dezembro de 2017

Alemão e britânica participarão da turnê acústica

Divulgação

O a-ha anunciou esta semana os nomes de dois jovens artistas que participarão dos shows da banda durante a turnê acústica. São eles: o alemão Alexander Knappe e a britânica Jess Morgan. Eles dividirão o palco com o grupo ao longo das 13 apresentações da MTV Unplugged Tour, que começa por Stuttgart a partir do próximo dia 23 de janeiro.

Alexander participará dos shows do a-ha na Alemanha, Áustria e Suíça. Conhecido por ter participado da primeira temporada do reality musical X-Factor, ele já lançou três álbuns desde 2012 e prepara-se para lançar o quarto, previsto para abril de 2018. A canção Du, primeiro single do novo disco, foi lançada há poucos dias e pode ser conferida aqui.

Já a britânica Jess Morgan participará dos shows do a-ha na Noruega e Inglaterra. Ela já lançou quatro álbuns desde 2010. O último deles saiu no ano passado pela gravadora Drabant Music (confira aqui a canção In Brooklyn), a mesma que lançou o disco de Waaktaar & Zoe no início deste ano e que irá lançar também o novo do Savoy agora em janeiro. Atualmente, Jess é a única britânica no catálogo do selo norueguês.

Saiba mais:
TV norueguesa exibirá documentário inédito
Nova versão acústica de Take on Me é lançada
“Acústico do a-ha encanta corações nostálgicos”
Take on Me será lançada em nova versão acústica
Brasil e outros países terão exibição do acústico

Time de Morten está na grande final do The Voice

Foto: Robert Dreier Holand/TV2/NTB scanpix

Sebastian James Hekneby, único remanescente do time de Morten no The Voice, está na final do programa. A decisão será transmitida ao vivo neste sábado (9), às 20h, pelo canal TV2. Além dele, também estão na disputa Thomas Løseth, Andrea Santiago Stønjum e Agnes Stock.

Um dos momentos mais aguardados da final do programa será a participação de Morten, que deverá cantar ao vivo junto com os outros técnicos pela primeira vez. Em sua página no Facebook, o canal TV2 publicou uma prévia do que será levado ao ar logo mais à noite.

Nos episódios dos dias 24 de novembro e 1º de dezembro, as eliminadas foram Malin Joneid e Elise Nærø, pertencentes ao time de Martin.

Saiba mais:
Quarta temporada do The Voice chega à reta final
Sebastian é o último talento do time de Morten
Talentos duelam em mais uma etapa do The Voice
Nova fase do The Voice inclui o voto do público
Time de Morten no The Voice agora está completo

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

TV norueguesa exibirá documentário inédito

Reprodução/TV2

O canal norueguês TV2 exibe na próxima segunda-feira (11), às 22h40, um documentário inédito sobre o a-ha. A produção abordará todo o processo que levou à gravação do MTV Unplugged em junho deste ano, com entrevistas e cenas de bastidores. “Estivemos com Morten Harket, Magne Furuholmen e Paul Waaktaar nos dias que antecederam a gravação de seu primeiro álbum acústico”, publicou a emissora.

Intitulado a-ha Unplugged – På innsiden (a-ha Unplugged – Por Dentro), o documentário terá 1h de duração. Em sua página no Facebook, o canal TV2 postou um vídeo de 40 segundos com uma prévia da atração.

Na quarta-feira (13), a emissora norueguesa exibirá um compacto de 1h do Summer Solstice. O show acústico será levado ao ar às 21h40.

Saiba mais:
Nova versão acústica de Take on Me é lançada
“Acústico do a-ha encanta corações nostálgicos”
Take on Me será lançada em nova versão acústica
Brasil e outros países terão exibição do acústico
Acústico: Mags dá nova entrevista a site nacional

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Nova versão acústica de Take on Me é lançada

Reprodução/YouTube

Foi lançada na último dia 1º a nova versão acústica de Take on Me. O single foi disponibilizado mundialmente nas plataformas de música digital e também no YouTube em formato de lyric video. A nova versão, ao contrário da que foi lançada em outubro no álbum MTV Unplugged - Summer Solstice, foi toda gravada em um estúdio na Inglaterra.

“A canção, que ficou mundialmente conhecida, recebeu uma nova roupagem em Londres, onde a banda se reuniu com o produtor Martin Terefe. Longe de ser uma simples regravação ou uma versão acústica, Take on Me se tornou uma balada incrivelmente íntima e melancólica”, publicou a Universal Music Brasil no dia do lançamento do single.

O lyric video da nova versão acústica foi produzido pelo estúdio Father & Sun e dirigido pelo alemão Jørg Kundinger, com fotos do também alemão Matthias Baeuerle, da agência Season Zero. “Tenho orgulho em dizer que as fotos do novo lyric video do a-ha para Take on Me foram tiradas por mim durante minha viagem à Noruega”, disse Matthias.

Pelo Twitter, a conta oficial da banda informou que por enquanto não está previsto o lançamento de outras versões acústicas especiais.

YOUTUBE - E por falar no Summer Solstice, o canal Alta Fidelidade, que há duas semanas fez uma análise dos quatro primeiros discos do a-ha, publicou hoje um novo vídeo sobre a banda, desta vez abordando apenas o lançamento do álbum acústico. Para assistir, clique aqui.

Saiba mais:
“Acústico do a-ha encanta corações nostálgicos”
Take on Me será lançada em nova versão acústica
Brasil e outros países terão exibição do acústico
Acústico: Mags dá nova entrevista a site nacional
Acústico será lançado no Brasil também em DVD

sábado, 2 de dezembro de 2017

Confirmados 9 shows na Alemanha e 1 na Irlanda

Foto: Swaantje Hehmann

A turnê Electric Summer continua crescendo. Dessa vez, foram anunciados dez novos shows entre os meses de junho e agosto, sendo nove na Alemanha e um na Irlanda. Agora, já são 27 apresentações, em dez países, confirmadas para o segundo semestre de 2018, praticamente metade dos 60 previstos para a turnê, conforme noticiado pela imprensa norueguesa. Mais uma vez, o a-ha deu destaque a cidades onde nunca tocou antes. Oito delas irão receber a banda pela primeira vez.

Na Alemanha, os shows serão realizados entre os dias 13 de julho e 27 de agosto. “Estas apresentações serão a céu aberto e terão uma produção e atmosfera muito especial”, publicou o site oficial. Das nove cidades contempladas, apenas duas receberam um show do a-ha antes: Magdeburg, onde a banda tocou uma única vez em novembro de 2005, durante a turnê do Analogue, e Dresden, que recebeu o grupo pela última vez em julho de 2010 durante a turnê Ending on a High Note.

Já na Irlanda, a apresentação está marcada para o dia 12 de junho em Cork. O show, o primeiro na cidade, será realizado durante o festival Live at the Marquee e marcará o retorno do a-ha ao país europeu após 15 anos. A última vez que a banda tocou na Irlanda foi em outubro de 2002, na capital Dublin, durante a turnê do álbum Lifelines.

Novas datas anunciadas da turnê mundial 2018

12 de junho - Cork, Irlanda - Live At The Marquee

13 de julho - Fulda, Alemanha - Domplatz
21 de julho - Balingen, Alemanha - Marktplatz
22 de julho - Freiburg, Alemanha - Freilichtsbuhne

10 de agosto - Uelzen, Alemanha - Almased Arena
11 de agosto - Lorelei, Alemanha - Freilichtsbuhne
22 de agosto - Coburg, Alemanha - Schlossplatz
24 de agosto - Dresden, Alemanha - Elbufer
25 de agosto - Magdeburg, Alemanha - Domplatz
27 de agosto - Bochum, Alemanha - ZFR Festival

Saiba mais:
Anunciados mais 12 shows da turnê mundial
Show em Hamar: ingressos vendidos rapidamente
Anunciado show na cidade norueguesa de Hamar
Ingressos esgotados para o show em Trondheim
Turnê 2018: Trondheim é a 4ª cidade anunciada

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

“Acústico do a-ha encanta corações nostálgicos”


O site Crazy Metal Mind, dedicado a notícias, artigos e podcasts sobre o mundo do rock, publicou uma resenha sobre o álbum Summer Solstice. “Acústico do a-ha encanta corações nostálgicos”, traz o título do texto, assinado pelo jornalista Carlos Augusto Monteiro. Trata-se de um dos primeiros sites nacionais a publicar uma avaliação do novo disco do trio.

“Em tempos de podcast e streaming, é raro um lançamento de álbum me 'pegar' a ponto de ouvi-lo inteiro mais de uma vez, em curto espaço de tempo. Pois já tem mais de duas semanas que o MTV Unplugged, da banda pop norueguesa a-ha, está no 'repeat'  do meu Spotify”, escreve. “O álbum é um daqueles lançamentos em que tudo está em sintonia”.

Segundo o jornalista, um dos grandes destaques do Summer Solstice é o repertório da banda, tradicionalmente super adequado ao formato acústico. “Junte a isso a bela e afinada voz de Morten Harket, que passeia melodiosamente como uma seda por todos os arranjos”, diz.

Para ler a resenha do site Crazy Metal Mind na íntegra, clique aqui.

YOUTUBE - O canal Alta Fidelidade, que traz dicas e notícias sobre o melhor da música nacional e internacional, publicou um vídeo em que faz uma análise dos quatro primeiros álbuns do a-ha. O jornalista e youtuber Luiz Felipe Carneiro, junto com o amigo Biofá, comentam as faixas do Hunting High and Low (1985), Scoundrel Days (1986), Stay on These Roads (1988) e East of the Sun (1990). Vale a pena conferir.

Saiba mais:
Take on Me será lançada em nova versão acústica
Brasil e outros países terão exibição do acústico
Acústico: Mags dá nova entrevista a site nacional
Acústico será lançado no Brasil também em DVD
Summer Solstice alcança boas posições nas paradas