quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Morten sobre o acústico: “Percebemos pela 1ª vez em muitos anos o quanto tínhamos em comum”

Foto: Reuters

O a-ha concedeu nessa terça-feira (12), em Berlim, uma coletiva de imprensa para falar do novo álbum, o acústico MTV Unplugged - Summer Solstice, e da turnê que será realizada na Europa no início do ano que vem. O evento, mediado pelo escritor e músico norueguês Jo Nesbø, contou com a cobertura de veículos de diversos países, como Alemanha, Áustria, Inglaterra e Noruega, e foi transmitido ao vivo pelo Facebook do site oficial.

“Percebemos pela primeira vez em muitos anos o quanto tínhamos em comum”, declarou Morten durante a coletiva. Segundo ele, a proposta do álbum acústico foi redescobrir canções antigas por meio de novos arranjos.

Para Paul, é muito bom ouvir as músicas sem as suas roupagens originais. “Alguns dos arranjos super pop que fizemos (no passado) tiraram muita atenção da letra”, disse. “Então, neste formato acústico, você obviamente tem que ouvir com mais atenção cada palavra”.

“Esse projeto tem sido fantástico”, afirmou o guitarrista, que se mostrou entusiasmado em poder voltar a fazer shows sem o uso de computadores. “Como nos velhos tempos”, completou. “Você descobre que há faixas que deveriam ter recebido mais atenção. E estivemos falando sobre isso por muitos anos, que devíamos fazer algo assim. É um passo em direção a algo novo”, disse Paul.

Para Mags, o formato acústico não é algo completamente estranho ao trio. “Quando começamos como uma banda, antes do a-ha, era apenas com instrumentos acústicos. Mas quando fomos para a Inglaterra e formamos o a-ha, descobrimos toda uma cena musical que convergia para a música eletrônica. Nos tornamos parte dessa onda eletrônica e isso definiu nossa música. Mas sempre usamos instrumentos acústicos em nossas canções. Portanto, não é algo novo para nós.”

Foto: Reuters

A ideia de gravar o acústico com convidados especiais também foi comentada por Mags. “Tentamos mesclar pessoas que ouvíamos antigamente com pessoas que nos ouviram antigamente.” Participaram do MTV Unplugged a americana Lissie Maurus, a norueguesa Ingrid Helene Håvik, do grupo Highasakite, a britânica Alison Moyet, ex-integrante do Yazoo, e o também britânico Ian McCulloch, do grupo Echo & The Bunnymen.

“Eu cantei Take on Me acapella nas ruas de Oslo. Eu posso participar”, brincou o mediador Jo Nesbø, arrancando risos dos presentes. “Vamos considerá-lo da próxima vez”, devolveu Mags.

Jo Nesbø também alfinetou a banda ao perguntar a Paul: “Como você se sente quando está apresentando músicas e percebe que Magne escreveu uma faixa que pode ser melhor que uma de suas canções?”

O guitarrista respondeu sem titubear: “Era muito mais fácil antes, quando morávamos na mesma rua ou no mesmo apartamento. Era natural e automaticamente ouvíamos o que o outro estava trabalhando”, contou. “Essa parte de compor música é muito mais difícil agora. E foi exatamente isso que foi tão bom com esse álbum, já que nós três estávamos juntos e pudemos facilmente trocar ideias e opiniões. Perdemos esse instinto um pouco após o início, quando sabíamos intuitivamente o que funcionava e o que não funcionava”.

A escolha da Alemanha para realizar a coletiva foi motivada por duas razões. Primeiro porque será o primeiro país a receber a turnê acústica. Segundo porque é o país com mais shows agendados. Das 13 datas anunciadas, oito são na Alemanha.

Foto: dpa

“Vamos começar nossa turnê aqui em janeiro, e traremos os mesmos músicos conosco”, declarou Mags. “Será por um curto período de tempo, portanto, esta deve ser a única oportunidade de ver o a-ha acústico”, disse em entrevista ao canal TV2. “Nunca estivemos em turnê com este formato antes, portanto, será emocionante”, completou.

Ao ser perguntado como será levar um show intimista para grandes arenas, durante a turnê 2018, Mags respondeu: “Eu acho que é possível ver um show acústico com um grande grupo de pessoas e torná-lo intimista sem perder seus valores fundamentais. Não tem a ver necessariamente com o número de pessoas, mas sim com o que você faz acontecer naquele lugar naquele momento”. E completou: “Será estranho sair de uma plateia de 300 pessoas para uma de 10 mil, mas estamos acostumados a esse formato também”.

A banda falou ainda de Lars Horntveth, o respeitado músico e compositor norueguês que produziu o acústico. “Lars é um cara obstinado, que tem um temperamento forte”, disse Morten. “Ele foi designado por nós para 'atacar' as músicas livremente, sem qualquer direcionamento nosso, pois precisávamos despir cada canção. Precisávamos resetar tudo para redescobrir as músicas, para ressuscitá-las novamente do nada”, completou o vocalista.

Antes de começar a coletiva, que durou pouco mais de 40 minutos, foi exibida uma prévia do DVD/Blu-ray que será lançado no dia 6 de outubro. Os jornalistas e fãs presentes (selecionados por meio de um sorteio feito pelo site oficial) puderem conferir quatro músicas: This Is Our Home, I've Been Losing You, The Living Daylights e Take on Me.

Galeria de fotos
Por Julia Schoierer

Vídeo
Reportagem do canal alemão ARD
Transmissão da coletiva

Saiba mais:
This Is Our Home é o 1º single do álbum acústico
Banda dará coletiva para falar do álbum acústico
Acústico será exibido no mesmo dia do lançamento
Divulgada capa e nome completo do álbum acústico
Álbum acústico será lançado no dia 6 de outubro

Nenhum comentário: