quinta-feira, 30 de junho de 2022

a-ha toca para 70 mil pessoas no Rock in Rio Lisboa

Reprodução/SIC

O a-ha finalmente fez sua estreia em Portugal com um aguardado show no Rock in Rio Lisboa. A apresentação, realizada no último sábado (25), levou cerca de 70 mil pessoas ao extenso Parque da Bela Vista. Foi o maior público da banda nesta turnê. Fãs de várias nacionalidades - principalmente os portugueses - comemoraram a passagem do trio pelo país. “Esperamos por este dia por mais de 35 anos. É a primeira vez do a-ha em Portugal. É um dia histórico”, afirmou uma fã portuguesa.

A banda subiu no Palco Mundo pouco depois das 17h no horário de Brasília (21h em Portugal). Com um setlist mais curto devido ao tempo limite de apenas 1h15 para cada artista, o a-ha decidiu apostar em um repertório composto basicamente por antigos sucessos, com destaque para os álbuns Hunting High and Low e Scoundrel Days. Canções novas, como Forest for the Trees e You Have What it Takes, ficaram de fora. 

“Muito obrigado por nos convidarem para esta bela cidade hoje! É uma grande honra estar aqui”, disse Mags ao cumprimentar a multidão. Em vários momentos da apresentação, o tecladista falou com a plateia em português. “Boa noite, Lisboa! Tudo bem?”, disse antes do início de The Swing of Things, arrancando gritos e aplausos do público presente.

Assim como nos três shows anteriores, Anneli Drecker mais uma vez se juntou à banda para ajudar Morten em algumas músicas. O vocalista ainda não está com a voz totalmente recuperada e enfrentou um pouco de dificuldade em faixas como Train of Thought e Foot of the Mountain.

Reprodução/SIC

Antes da execução de Crying in the Rain, Mags falou sobre o ataque a tiros ocorrido em Oslo na sexta e que vitimou fatalmente duas pessoas.

“Foi um dia triste na Noruega hoje, onde um terrorista estúpido começou a atirar nas pessoas porque elas se atrevem a ser diferentes. E eu só quero dizer que estamos juntos com o direito de todos decidirem como se expressar. E quero dedicar esta próxima música às vítimas”.

Um dos momentos mais bonitos da apresentação, como já era esperado, foi durante a execução de Hunting High and Low. Morten se dirigiu à beira do palco e guiou a plateia durante o coro final. A cena foi inclusive compartilhada pelo vocalista em seu perfil no Instagram. “Multidão impressionante no Rock in Rio Lisboa”, escreveu na legenda do vídeo.

Setlist do show no Rock in Rio Lisboa

01- Sycamore Leaves
02- The Swing of Things
03- Crying in the Rain
04- The Blood That Moves The Body
05- Train of Thought
06- Foot of the Mountain
07- We’re Looking for the Whales
08- Cry Wolf
09- Here I Stand and Face the Rain
10- Hunting High and Low
11- The Sun Always Shines on T.V
12- I’ve Been Losing You
13- The Living Daylights
14- Take on Me

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Anneli retorna ao a-ha: “Feliz por estar de volta”

Apresentação na cidade de Arendal, Noruega. Foto: Svein-Thore/Instagram

Depois dos dois shows esgotados no Over Oslo Festival, o a-ha deu prosseguimento à turnê pela Noruega com apresentações nas cidades de Bergen, Fredrikstad e Arendal. A banda tocou nos dias 15, 17 e 18 de junho, respectivamente, e trouxe uma novidade que animou os fãs: o retorno de Anneli Drecker aos backing vocals. A última vez que ela havia participado de uma turnê com o grupo tinha sido em 2016.

“Superfeliz por estar de volta ao palco com esses rapazes novamente”, publicou Anneli no Facebook. Em outra postagem, ela agradeceu ao público pela atmosfera do show do dia 15 e disse que foi muito divertido ver do palco tantos rostos felizes.

O jornal norueguês Bergens Tidende deu nota 4 (de um total de 6) à apresentação do a-ha em Bergen. “Depois de um começo um pouco instável, acabou ficando razoavelmente bom no final. Tanto para a banda quanto para o público”, escreveu.

Já o site Musikknyheter.no disse que o a-ha superou as expectativas e deu nota 8 (de um total de 10) ao show, que contou com um setlist de apenas 14 canções. O também norueguês Puls, por sua vez, escreveu: “Parada mágica de sucesso em Bergen”.

Fredrikstad e Arendal

A apresentação do dia 17 de junho em Fredrikstad fez parte do festival IDYLL, que ocorre anualmente na cidade desde 2016. Foi a primeira vez que o a-ha participou. Quem marcou presença no evento foi Tomine Harket, filha de Morten. Ela fez questão de prestigiar o show do a-ha e compartilhou alguns vídeos em seus stories do Instagram. Em um deles, ela escreveu: “Te amo, papai”. Assim como em Bergen, o setlist em Fredrikstad também contou com apenas 14 músicas.

No dia seguinte, o a-ha fez uma apresentação esgotada na cidade de Arendal. O público estimado foi de 11 mil pessoas. Durante o show, Morten chegou a comentar que teve Covid recentemente e pediu ajuda do público para cantar os refrões de algumas músicas. Em Foot of the Mountain, por exemplo, Anneli auxiliou o vocalista nas notas mais altas.

Setlist do show em Arendal, Noruega

01- Sycamore Leaves
02- The Swing of Things
03- Crying in the Rain
04- The Blood That Moves the Body
05- Train of Thought
06- Foot of the Mountain
07- We're Looking for the Whales
08- Cry Wolf
09- Forest for the Trees
10- You Have What It Takes
11- Analogue
12- Scoundrel Days
13- Here I Stand and Face the Rain
14- Hunting High and Low
15- The Living Daylights
16- The Sun Always Shines on T.V
17- I've Been Losing You
18- Take on Me

quarta-feira, 15 de junho de 2022

Shows no Over Oslo Festival atraem 12 mil pessoas

Foto: Emma Hurley/Twitter

Após uma pausa forçada de 20 dias, o a-ha retornou aos palcos no último final de semana para dois shows seguidos no Over Oslo Festival, na capital norueguesa. As duas apresentações, realizadas na sexta (10) e no sábado (11), estavam esgotadas e atraíram 12 mil pessoas.

“Olá Oslo! Vocês estão bem? Estávamos ansiosos para estar aqui hoje. Muito obrigado por terem vindo”, disse Mags ao cumprimentar o público na primeira noite.

Durante o show, ficou claro que a voz de Morten ainda não estava totalmente curada. Ele parecia visivelmente rouco e evitou muitas das notas altas. Várias vezes o vocalista - recentemente diagnosticado com Covid - estendeu o microfone para que o público assumisse as canções.

“Obrigado querido público por sua paciência e por cantarem junto por tanto tempo”, escreveu Mags no Instagram após o show de sexta, enquanto Paul observou que “um grande público faz toda a diferença”.

O setlist das duas noites foi mais curto do que na turnê Hunting High and Low Live. Foram tocadas apenas 14 músicas, sem intervalo no meio das apresentaçãos.

Setlist dos shows no Over Oslo Festival, Noruega

01- Sycamore Leaves
02- The Swing of Things
03- Crying in the Rain
04- The Blood That Moves the Body
05- Foot of the Mountain
06- We’re Looking for The Whales
07- Cry Wolf
08- Scoundrel Days
09- Here I Stand and Face the Rain
10- Hunting High and Low
11- The Sun Always Shines on T.V
12- I’ve Been Losing You
13- The Living Daylights
14- Take on Me

Com informações do site norueguês a-ha live.

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Morten e Paul pegaram Covid, confirma empresário

Foto: ChrisSturhann/Twitter

Morten e Paul foram diagnosticados com Covid-19 após o show no Oslo Spektrum em 20 de maio. A informação foi confirmada pelo empresário do a-ha, Harald Wiik, em entrevista ao jornal norueguês VG

“Morten começou a sentir sinais de irregularidades na garganta na sexta-feira, 20 de maio, durante o primeiro show no Oslo Spektrum. Esta condição piorou durante a noite”, afirmou Wiik.

No dia seguinte, o vocalista foi diagnosticado com laringite e o show no final da noite teve que ser cancelado. A mesma coisa aconteceu com os shows em Bournemouth, Liverpool, Londres e Birmingham, na Inglaterra. Na segunda-feira, Morten e Paul testaram positivo para Covid-19.

De acordo com o empresário do a-ha, um novo exame médico concluiu que era provável que a laringite de Morten fosse causada pela Covid-19. Em entrevista ao VG, o vocalista falou da angústia em ficar doente no meio de uma turnê mundial.

“Completamente incapacitante! Quando seu corpo lhe nega acesso ao que de outra forma é natural, você está completamente estacionado. É muito frustrante”, declarou. “Apesar de termos vivido sob estritas restrições quando se trata de Covid, devo ter sido exposto à infecção em várias ocasiões sem desenvolver sintomas. Quase comecei a pensar que era naturalmente imune”, completou Morten. 

Perguntado se já está com a voz totalmente recuperada, o vocalista disse que não. “O processo de cicatrização foi um pouco complicado”, disse. “Alguns dias mostraram progresso, outros dias eu estive pior novamente. É um equilíbrio difícil entre querer voltar ao palco e o risco de prolongar sua doença”, afirmou Morten.

Foto: Simone Cromer/Twitter

“Mas os últimos dias foram consistentemente melhores e me deram esperança de que eu possa me apresentar neste fim de semana. O primeiro teste com a banda ontem foi promissor. Se a voz mostrar o mesmo tipo de sinal esta noite (no segundo ensaio), faremos shows na sexta e no sábado”, concluiu o vocalista.

Na mesma entrevista, Paul também falou sobre a doença que o acometeu. “Incrivelmente estranho”, declarou. “Eu tenho usado máscaras N95 constantemente desde o momento em que saí de casa em Venice, Califórnia, até recentemente, quando as rotinas de distanciamento social nos bastidores começaram a ficar mais relaxadas, além de começarmos a ficar mais juntos no palco. Grande erro!”, afirmou o guitarrista.

“Parece que todos na Noruega fingem que esta é apenas uma gripe um pouco estranha, ninguém parece muito preocupado com o efeito a longo prazo que pode ter no corpo”, completou Paul.

Mags, que pegou Covid no início do ano, confirmou ao jornal norueguês que foram adotadas restrições dentro da banda desde que a turnê foi retomada. “Implementamos um regime separado com máscaras na equipe e zero convidados nos bastidores para tentar evitar que Morten e Paul - que eram os únicos de nós que ainda não tinham Covid - pegassem”, disse.

“Quando chegamos à Escandinávia, é claro que não havia restrições aos outros e era praticamente impossível implementar um esquema à prova d'água. Cabe a cada indivíduo ter cautela e tomar precauções. Acho que todos percebemos que é quase impossível evitar o Corona em algum momento, mas esperávamos evitar cancelamentos”, afirmou o tecladista.

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Show em Curitiba ganha um novo lote de ingressos

Foto: @gftsabi/Twitter

Um novo lote de ingressos para o show do a-ha em Curitiba, que já estava esgotado, foi colocado à venda no site da Livepass. Há entradas disponíveis para as arquibancadas superior e inferior. A apresentação está marcada para o dia 25 de julho no Estádio Athletico Paranaense.

No site da Livepass também é possível comprar ingressos para o show de Salvador. O novo lote está disponível desde o final de maio. 

terça-feira, 7 de junho de 2022

a-ha: The Movie será exibido apenas em São Paulo

Reprodução

A organização do Festival In-Edit Brasil confirmou que o documentário a-ha: The Movie será exibido no país apenas em sessões presenciais. Ou seja, apenas quem estiver em São Paulo poderá acompanhar o filme dirigido por Thomas Robsahm e Aslaug Holm. Ao todo, serão apenas três projeções, sendo a primeira no dia 19 de junho (confira logo abaixo).

De acordo com a organização do festival, o documentário ficará restrito apenas à capital paulista porque não foi possível obter a autorização para exibição online. “Eles (os produtores) têm pretensões de vender para o streaming e querem ineditismo”, afirmou em entrevista ao blog.

Datas, horários e locais de exibição

19 Junho 2022 | 18h30 CineSesc
22 Junho 2022 | 20h00 Centro Cultural São Paulo
24 Junho 2022 | 18:00 Cinemateca Brasileira

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Organizadores de festival na Noruega estão na expectativa quanto à recuperação de Morten

Foto: @Gabisilandia/Twitter
Em entrevista ao jornal norueguês Dagbladet, um dos organizadores do Over Oslo Festival disse que acredita que Morten estará totalmente recuperado da laringite antes dos shows dos dias 10 e 11 de junho. As duas apresentações da banda já estão esgotadas.

“Nós temos um bom diálogo com a administração do a-ha e não recebemos nenhuma indicação de que os shows no Over Oslo estejam em perigo”, afirmou Lars Petter Fosdahl, gerente geral do festival.

O empresário do a-ha, Harald Wiik, enfatizou ao Dagbladet que a banda sempre faz o máximo para realizar todos os shows planejados. “É por isso que o a-ha cancelou apenas três ocasiões durante aproximadamente mil apresentações e quase 40 anos de estrada. O cancelamento só ocorre se houver problemas agudos com a implementação”, disse.