Foto: Juan Carlos Vallejo/Twitter/Reprodução |
True North. Esse é o nome do novo projeto do a-ha que será lançado no segundo semestre do ano que vem. Trata-se do lançamento de um álbum ao vivo, um filme e também de uma nova turnê. “True North é uma performance ao vivo filmada para futuro lançamento no streaming com novas músicas do a-ha”, anunciou a banda em comunicado.
As gravações do novo projeto serão realizadas agora em novembro na casa de shows Svømmehallen Scene, localizada na cidade norueguesa de Bodø. Ao todo, serão 12 novas canções, compostas por cada um dos três membros do grupo. Por questões logísticas, não haverá público no local. Além da já tradicional banda de apoio, o a-ha também levará para o palco a Orquestra Filarmônica do Ártico.
“Escolhemos este local (Bodø) como uma maneira de mostrar algumas das naturezas mais espetaculares da Noruega - onde montanhas majestosas encontram o mar em fúria - muito ao norte, mas bem no centro dos efeitos dramáticos das mudanças climáticas”, disse o trio.
Segundo Mags, a ideia é que o projeto seja uma homenagem poética à importância que a natureza tem na cultura norueguesa e, em particular, ao oceano, “que nos proporcionou uma vida privilegiada aqui em cima, desde o início da pesca até as riquezas problemáticas extraídas do fundo do mar na forma de petróleo”.
Em tempos de crise climática, o a-ha tem se interessado e se envolvido em várias iniciativas nesse sentido, tanto individualmente, quanto como uma banda, ao longo dos anos. “Como artistas nascidos aqui, a natureza desempenha um papel importante como pano de fundo e inspiração para sua criatividade, e ao escolher esse local, eles visam também fazer parte da discussão para um modelo de sustentabilidade para as próximas gerações”, disse um representante da banda.
“Nosso objetivo é tentar criar uma coisa de beleza e promover a esperança para o futuro em tempos sombrios. Como noruegueses, estamos conscientes de que nosso próprio bem-estar tornou nossas mãos negras do petróleo. Enfrentar esses desafios daqui para frente é um assunto global, mas também algo que, em particular, teremos que encontrar maneiras de contribuir”, complementou.
Segundo Mags, o conceito por trás do True North foi originalmente inspirado no projeto Western Stars, do cantor americano Bruce Springsteen. “Nossa ideia era criar uma versão norueguesa - um filme que é uma espécie de carta de viagem do a-ha, com o oceano como pano de fundo e com uma música nova”, declarou em entrevista ao jornal Avisa Nordland.
“Longos períodos no estúdio geralmente nos levam a brigas e frustrações. Ao decidir criar um filme e fazê-lo como uma performance ao vivo, acho que será muito mais fácil”, afirmou o tecladista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário