terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Histórico show no Rock in Rio completa 30 anos

Reprodução/TV Globo

Uma data a ser sempre celebrada: 26 de janeiro de 1991. Foi naquela noite de sábado, há exatamente 30 anos, que o a-ha batia um recorde mundial e entrava para o Guinness Book com o maior público pagante de todos os tempos: 198 mil pessoas. Uma marca alcançada durante a histórica apresentação no Rock in Rio II, no estádio do Maracanã. Para lembrar as três décadas daquele show memorável, os sites Tenho Mais Discos Que Amigos e Up Rock publicaram matérias que valem a leitura.

“Em 1991, o Rock in Rio recebia grandes bandas como Guns N’ Roses, Judas Priest, Titãs, Megadeth, Sepultura e INXS para sua segunda edição. Acontece que o verdadeiro headliner do festival, por assim dizer, acabou sendo o a-ha”, publicou o Tenho Mais Discos Que Amigos.

O site lembra que, mesmo o a-ha batendo o recorde mundial e sendo ovacionado pelo público, parte da imprensa especializada simplesmente não reconheceu o feito na época. “Os nórdicos acabaram ignorados pela mídia brasileira e mundial mesmo com o sucesso estrondoso de Take on Me, que impulsionou toda essa fama”, escreveu o site de música. 

Tanto é que em setembro de 2011 a extinta revista Bizz admitiu, com 20 anos de atraso, a incrível marca alcançada pelo a-ha. “Esnobado pela crítica, trio a-ha leva 198 mil ao Maracanã, maior público pagante do showbizz”, registrou em uma edição especial dedicada ao Rock in Rio.

Reprodução/TV Globo

Em entrevista à revista britânica Music Week, em agosto de 2009, Paul falou sobre o boicote e como a falta de atenção da mídia foi um golpe devastador para a banda. “A MTV entrevistou todo mundo, exceto a gente. Todos eles [os repórteres] estavam ligando para os seus chefes e dizendo: 'Temos que cobrir o a-ha. É a única noite que está esgotada'. Mas eles não tinham permissão”, recordou o guitarrista do grupo.

O Rock in Rio II, que deveria ter sido a maior conquista da banda, foi um momento de grande frustração. “Eu me senti completamente excluído”, declarou Mags na mesma entrevista. “Isso deixou a gente desapontado. Tocamos para a maior plateia do mundo e eles ignoraram”, completou.

No livro My Take on Me, Morten falou da experiência de tocar para um público recorde. “Quando me preparava para me dirigir ao palco, tive uma conversa com Mel Bush, o produtor: 'Ainda estamos contando, mas provavelmente vamos superar o recorde mundial de plateia pagante', ele disse. 'São cerca de duzentas mil pessoas. É um grande momento, Morten'. Ok, respondi, tentando receber a notícia com calma”, conta. 

“Ao me dirigir para o palco, enfrentando o calor úmido de uma noite carioca, rumo à barreira de ruído da multidão, as palavras do produtor ecoavam em minha mente: 'É um grande momento, Morten'”, recordou.

“A previsão de Mel se confirmou, mas não da maneira como ele imaginara. O show do Rio foi o maior de minha vida, mas ele se tornou inesquecível por outros motivos. Não foi apenas o Rio que balançou naquela noite; meu mundo também”, afirmou o vocalista do a-ha.

Nenhum comentário: