sábado, 25 de novembro de 2017

Novo álbum do Savoy é confirmado para janeiro

Foto: Jason Brandenberg/Divulgação

Está marcado para o dia 12 de janeiro o lançamento do novo álbum do Savoy, intitulado See the beauty in your drab home town. O primeiro single do disco, Night Watch, foi lançado nessa sexta-feira (24), mesmo dia em que também foi disponibilizado no YouTube o clipe da canção.

Para marcar o lançamento do álbum, a banda fará um show em Oslo no dia 11 de janeiro. A apresentação será realizada no Parkteatret, uma conceituada casa de shows da capital norueguesa que tem capacidade para 500 pessoas. Será a primeira apresentação do grupo em quase 10 anos. A última vez o trio tocou junto foi em maio de 2008, em Londres.

O novo álbum do Savoy sairá pela gravadora norueguesa Drabant Music, a mesma que lançou no começo deste ano o disco de Waaktaar & Zoe.

Saiba mais:
Savoy nos preparativos para lançar novo álbum

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Quarta temporada do The Voice chega à reta final

Foto: Divulgação/TV2

Com informações do site norueguês a-ha live

O The Voice Noruega chegou à reta final. Restam agora apenas três programas para saber quem será o vencedor da quarta temporada do reality musical. No programa exibido na noite da última sexta-feira (17), o eliminado foi August Dahl, do time de Yosef. Ele cantou a canção Seven Nation Army, do duo de rock americano The White Stripes.

Sebastian James Hekneby, único talento do time de Morten, cantou Sign Of The Times, de Harry Styles, e Andrea Santiago Stønjum, do time de Yosef, cantou Set Fire To The Rain, de Adele. Do time de Lene, Agnes Stock cantou Fields of Gold, de Sting, e Thomas Løseth cantou Fix You, do Coldplay. Do time de Martin, Elise Nærø cantou Du gråter så store tåra, de Ane Brun, e Malin Joneid cantou Sex On Fire, do Kings of Leon.

Perguntado sobre a apresentação da noite que mais o impressionou, Morten declarou que foi a de Andrea. “Adele tem uma energia poderosa no que faz, uma firmeza que você não ouve com muita frequência. Mas sua versão ficou realmente boa, Andrea. Teve essa mesma pegada.”

Saiba mais:
Sebastian é o último talento do time de Morten
Talentos duelam em mais uma etapa do The Voice
Nova fase do The Voice inclui o voto do público
Time de Morten no The Voice agora está completo
Morten: “A Noruega está repleta de talentos”

domingo, 19 de novembro de 2017

Mags recebe o título de doutor honoris causa

Foto: Divulgação/Universidade de Agder

Com informações do site norueguês a-ha live

A Universidade de Agder, na Noruega, nomeou Mags um dos cinco novos doutores honoris causa da instituição. Os agraciados receberam o título por seus “significantes esforços científicos ou artísticos”.

“Magne Furuholmen é um dos artistas mais reconhecidos e versáteis da Noruega”, declarou a universidade. “Com sua vasta rede de contatos nacional e internacional, sua ampla experiência e qualidades artísticas em vários campos da arte, ele será um ativo valioso para a Universidade de Agder e para a nossa Faculdade de Belas Artes”, completa.

Quando colaborar com a universidade, Mags deve trabalhar muito próximo a Karl Oluf Wennerberg, que além de ser baterista no a-ha e no projeto Apparatjik, trabalho paralelo de Mags, é também professor adjunto no Departamento de Música Popular da instituição.

Os cinco novos doutores honoris causa participarão, no dia 28, de uma celebração na cidade de Kristiansand pelos 10 anos da universidade.

Antes mesmo de receber o título, Mags já foi professor convidado na Faculdade de Belas Artes de Xangai, na China, e é conselheiro honorário na Academia de Gutenberg, ligada à Universidade de Mainz, Alemanha. Também já organizou oficinas na Universidade de Belas Artes em Hanói, Vietnã, na Universidade de Arte e Design Burg Giebichenstein, em Halle, Alemanha, e na Academia de Belas Artes de Trondheim, na Noruega.

sábado, 18 de novembro de 2017

Take on Me será lançada em nova versão acústica

Divulgação

O a-ha anunciou o lançamento de uma nova versão acústica de Take on Me. O single será disponibilizado nas plataformas de música digital de todo o mundo no dia 1º de dezembro. “Alguns fãs no Twitter e no Facebook têm perguntado se esta é a mesma versão incluída no álbum MTV Unplugged - Summer Solstice. Queremos confirmar que esta é uma faixa acústica diferente, gravada em estúdio”, publicou o site oficial.

LEIPZIG - Já estão esgotados os ingressos para o show acústico na cidade alemã de Leipzig. A apresentação, marcada para o dia 27 de janeiro, é uma das oito confirmadas no país e a primeira da MTV Unplugged Tour a ter todas as entradas vendidas. No site oficial estão disponíveis os links para quem quiser comprar ingressos para os outros 12 shows da turnê.

Saiba mais:
Brasil e outros países terão exibição do acústico
Acústico: Mags dá nova entrevista a site nacional
Acústico será lançado no Brasil também em DVD
Summer Solstice alcança boas posições nas paradas
Mags sobre o acústico: “Foi como voltar às origens”

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Brasil e outros países terão exibição do acústico

Reprodução

Vinte e quatro emissoras da MTV em todo o mundo transmitem, a partir desta sexta-feira (17), o show acústico MTV Unplugged - Summer Solstice. No Brasil, a exibição ocorrerá na madrugada da sexta para o sábado (18), à 0h50, horário de Brasília. Para os estados que não fazem parte do horário de verão, o show será transmitido uma hora antes.

A versão que será levada ao ar é a mesma que foi exibida em outubro pela MTV alemã e pelos canais Viva (da Áustria) e Nicknight (da Suíça), com apenas 50 minutos de duração. No site oficial do a-ha é possível conferir a relação dos países onde haverá a transmissão do acústico.

Saiba mais:
Acústico: Mags dá nova entrevista a site nacional
Acústico será lançado no Brasil também em DVD
Summer Solstice alcança boas posições nas paradas
Mags sobre o acústico: “Foi como voltar às origens”
Summer Solstice em pré-venda no site da Saraiva

Show beneficente é transmitido pela primeira vez

Reprodução/YouTube

O show beneficente BBC Children in Need Rocks the 80s, realizado em Londres no dia 19 de outubro, foi transmitido na última segunda-feira (13) pelo canal BBC1. O evento contou com a participação do a-ha, que tocou a versão acústica de Take on Me. Para assistir, clique aqui.

Além do canal britânico, o show beneficente também foi transmitido simultaneamente em mais de 50 cinemas da rede Cineworld, a segunda maior da Europa. Uma reprise está programada para esta sexta (17).

Pelo Twitter, o produtor sueco Martin Terefe declarou que o harmônio que ele tocou durante a apresentação tem 150 anos.

Saiba mais:
Take on Me em versão acústica no show da BBC
Show beneficente terá a-ha como atração principal

Sebastian é o último talento do time de Morten

Morten e Sebastian no programa do dia 10. Foto: Divulgação/TV2

Com informações do site norueguês a-ha live

No episódio do último dia 3 de novembro do The Voice Noruega, mais dois talentos de cada time competiram entre si para ver quem recebia o maior número de votos dos telespectadores. Da equipe de Morten, a disputa foi entre Knut Kippersrud Nesdal, que cantou Believe, de Cher, e Ingeborg Walther, que cantou Space Oddity, de David Bowie.

“Ambos têm domínio e musicalidade, e realmente merecem estar no palco. Eles têm todas as chances de continuar em outras fases, caso seja isso que realmente queiram perseguir”, disse Morten após as apresentações de seus dois talentos. Ingeborg acabou recebendo o maior número de votos, eliminando assim Knut da competição.

Já no programa do dia 10 de novembro, Sebastian James Hekneby, que havia se classificado duas semanas antes, voltou a se apresentar, desta vez cantando Forever Young, de Bob Dylan. Curiosamente, esta canção já havia sido gravada por Morten em 1995 em uma versão norueguesa chamada Evig Ung, traduzida pelo poeta e amigo Håvard Rem.

Depois de Sebastian, foi a vez de Ingeborg se apresentar. Ela cantou Hide Away, da americana Daya. No entanto, ela acabou sendo a menos votada pelos telespectadores e foi eliminada do programa. Assim, Sebastian é agora o único talento restante do time de Morten.

“Há um potencial enorme em Ingeborg, mas é assim que o jogo funciona”, afirmou o vocalista ao término do programa.

Saiba mais:
Talentos duelam em mais uma etapa do The Voice
Nova fase do The Voice inclui o voto do público
Time de Morten no The Voice agora está completo
Morten: “A Noruega está repleta de talentos”
Estreia do The Voice com Morten será no dia 21

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Anunciados mais 12 shows da turnê mundial. Pela primeira vez na carreira, banda tocará em Israel

Foto: Swaantje Hehmann

O a-ha anunciou na última segunda-feira (13) mais 12 datas da nova turnê mundial, batizada de Electric Summer Tour, a ser realizada no segundo semestre de 2018. A lista inclui seis shows no Reino Unido - cinco deles em estádios - e apresentações únicas na Suécia, Lituânia, Letônia, Estônia, França e Israel, país que receberá a banda pela primeira vez na história. Das 11 cidades europeias anunciadas, em dez delas o a-ha nunca tocou antes. A lista também chama atenção pelos locais cuidadosamente selecionados: inclui castelos, anfiteatro e até mesmo um histórico teatro romano.

Reino Unido

Os shows no Reino Unido serão realizados entre os dias 7 e 21 de junho. Das seis cidades anunciadas, cinco delas receberão a banda pela primeira vez: Canterbury, Yeovil, Cambridge, Doncaster e Darlington. Já a apresentação em Blackpool marcará o retorno do grupo à cidade depois de 30 anos. A única vez que o a-ha tocou lá foi em 30 de março de 1988, durante a turnê do álbum Stay on These Roads.

Outra novidade é que todos os shows no Reino Unido, com exceção da cidade de Canterbury, serão realizados em estádios. Além disso, as apresentações contarão com participações especiais, que incluem a banda britânica de música eletrônica Orchestral Manoeuvres in the Dark, mais conhecida como OMD, e o também britânico Tom Bailey, ex-vocalista do grupo Thompson Twins. Somente no show na cidade de Yeovil é que a banda OMD será substituída pelo também britânico Marc Almond, mais conhecido como o vocalista do duo Soft Cell.

Keepmoat Stadium, na cidade inglesa de Doncaster. Foto: EMPICS

Além dos grandes sucessos, o a-ha também promete tocar novas canções. “Os rapazes serão acompanhados por uma nova banda, incluindo um segmento de cordas”, anuncia o site oficial, dando a entender que algumas músicas serão tocadas com instrumentos como violino e violoncelo.

“Sentimos uma estreita afinidade com o Reino Unido e com os nossos fãs de lá”, declarou Morten. Segundo ele, será emocionante levar a música da banda a locais que tradicionalmente não recebem turnês. “Como sempre, queremos fazer as coisas de uma maneira nova para manter tudo emocionante para nossos fãs”, completou o vocalista.

A pré-venda de ingressos para os shows no Reino Unido começou na manhã desta quarta-feira (15). Já a venda para o público em geral será aberta na sexta, dia 17. Mais informações no site Eventbrite.

Primeira vez em Israel

A apresentação em Israel está marcada para o dia 21 de junho no Exhibition Gardens, em Tel Aviv. O show marcará o retorno do a-ha ao Oriente Médio depois de quase 25 anos. A última vez que a banda esteve na região foi em dezembro de 1993, quando fez duas apresentações em Beirute, no Líbano.

O anúncio do show em Israel foi dado em primeira mão, no domingo (12), pelo jornal The Jerusalem Post. Em vídeo publicado no Facebook, Morten comentou sobre a primeira vez do a-ha no país.

A venda de ingressos para a apresentação em Tel Aviv foi aberta nesta quarta-feira (15) pelo site Eventim.

Exhibition Gardens, em Tel Aviv. Foto: Reprodução

Outros países

O show na Suécia será realizado no dia 4 de julho na pequena cidade de Rättvik. Será a primeira apresentação do a-ha na localidade, que tem pouco mais de 4.500 habitantes. O show ocorrerá no anfiteatro Dalhalla e marcará o retorno da banda ao país escandinavo depois de 16 anos. A última vez que o grupo esteve na Suécia foi em junho de 2002, durante a turnê do álbum Lifelines.

Já a apresentação na Lituânia está marcada para o dia 16 de julho na cidade histórica de Trakai. O show ocorrerá no Trakai Island Castle, um castelo medieval do século XIV conhecido por ser o único do leste europeu construído numa ilha. Será a primeira apresentação do a-ha na cidade, que tem pouco mais de 5 mil habitantes. O último show da banda na Lituânia ocorreu em novembro de 2010, na capital Vilnius, durante a turnê Ending on a High Note.

A apresentação na Letônia será realizada no dia 17 de julho na cidade de Sigulda, que também receberá o a-ha pela primeira vez. O show ocorrerá em um castelo do século XIX que tem o mesmo nome da cidade. A última vez que a banda esteve na Letônia foi em março do ano passado, na capital Riga, durante a turnê do álbum Cast in Steel.

Trakai Island Castle, na Lituânia. Foto: trakai-visit.lt

O show na Estônia ocorrerá no dia 19 de julho durante um festival de música em Tartu, a segunda maior cidade do país. Será a primeira apresentação do a-ha na localidade, que tem pouco mais de 95 mil habitantes. O show em Tartu marcará o retorno do grupo à Estônia após 16 anos. A última vez que o grupo esteve no país foi em setembro de 2002, na capital Tallinn, durante a turnê do Lifelines.

Já a apresentação na França está marcada para o dia 25 de julho na comuna de Vienne. O local escolhido para o show é o Theatre Antique de Vienne, um teatro romano construído no primeiro século da era cristã e considerado um dos mais importantes monumentos históricos do planeta. Será a primeira apresentação do a-ha na localidade.

A venda de ingressos para os shows na Lituânia e Estônia começa nesta quinta-feira, dia 16 de novembro. Já a venda para as apresentações na Suécia, Letônia e França será aberta na sexta, dia 17.

Novas datas anunciadas da turnê mundial 2018

7 de junho - Canterbury, Reino Unido - The Spitfire Ground
9 de junho - Yeovil, Reino Unido - Huish Park Stadium
10 de junho - Cambridge, Reino Unido - Cambs Glass Stadium
14 junho - Doncaster, Reino Unido - Keepmoat Stadium
16 de junho - Blackpool, Reino Unido - Bloomfield Road
17 de junho - Darlington, Reino Unido - Mowden Park
21 de junho - Tel Aviv, Israel - Exhibition Gardens

4 de julho - Rättvik, Suécia - Dalhalla
16 de julho - Trakai, Lituânia - Trakai Island Castle
17 de julho - Sigulda, Letônia - Sigulda Castle
19 de julho - Tartu, Estônia - Tartu Song Festival Grounds
25 de julho - Vienne, França - Theatre Antique de Vienne

Saiba mais:
Show em Hamar: ingressos vendidos rapidamente
Anunciado show na cidade norueguesa de Hamar
Ingressos esgotados para o show em Trondheim
Turnê 2018: Trondheim é a 4ª cidade anunciada
Mais dois shows são confirmados na Noruega

sábado, 11 de novembro de 2017

Acústico: Mags dá nova entrevista a site nacional

Foto: Vegard Wivestad Grøtt/NTB scanpix

O site Tenho Mais Discos Que Amigos!, parceiro do portal R7, publicou no último dia 1º uma entrevista exclusiva com Mags, que voltou a falar sobre o álbum acústico após já ter conversado com o site Vagalume e o portal UOL. Reproduzimos abaixo a entrevista na íntegra. Confira!

TMDQA!: Olá, Magne! Obrigado pelo seu tempo! E parabéns pelo novo álbum! Como fã, fiquei bem surpreso com o modo como essas músicas soaram. Como vocês chegaram nessas músicas de um catálogo de 10 discos?

Magne Furuholmen: Que bom que te surpreendeu! Foi algo que surpreendeu a nós mesmos quando recriamos as músicas. Foi bem complicado escolher as músicas, pensando nas que a gente gosta que não tínhamos trabalhado, nas que os fãs gostam e sem deixar de lado alguns hits para o pessoal da gravadora não brigar com a gente (risos)! Acho que o resultado resume bem esses anos todos.

TMDQA!: Uma das coisas que eu mais gostei foi a versão de The Killing Moon! Por que vocês decidiram recriar essa música do Echo & the Bunnymen com McCulloch?

Magne Furuholmen: Nós adoramos essa música, a banda e o Ian. Lembro de ouvir Echo & the Bunnymen em uma das nossas primeiras idas a Londres e pensar: “ok, é isso… Esse é o som que buscamos”. Sei que o som é diferente, mas existe um a-ha antes e outros depois do Ian.

Divulgação

TMDQA!: Vocês foram uma das bandas que definiram o som dos anos 80. Você acha que esse novo projeto pode apresentar uma nova banda para os fãs?

Magne Furuholmen: Obrigado pelo elogio! Várias pessoas têm falado isso sobre ser uma nova banda mas, pra gente, sempre foi assim (risos)!

TMDQA!: E como vocês veem essa nova geração recriando esse som oitentista? Artistas como Taylor Swift e Lorde…

Magne Furuholmen: Eu adoro! Gosto muito do trabalho delas. E pra mim, essa é a função da música, buscar algo novo com base em tudo que já foi criado. Acho que essa percepção de um novo a-ha vem desse nosso entendimento…

TMDQA!: Estou falando do Rio de Janeiro. Sei que essa é uma cidade muito importante para vocês!

Magne Furuholmen: Muito!

TMDQA!: O Morten escreveu no livro dele sobre a importância do Brasil para a banda. Você tem memórias daqui também?

Magne Furuholmen: Muitas! Só pra ter uma ideia, o Brasil é tão importante pra gente que quando pensamos esse projeto cogitamos gravar aí!

Reprodução/Twitter

TMDQA!: Sério?

Magne Furuholmen: Sim, acho que se não fosse por questões logísticas teríamos feito. É um projeto com muita gente envolvida e acabou funcionando bem por aqui. Mas só para ter uma ideia, o nosso primeiro show em estádio foi no Brasil. Se não me engano no Rock in Rio, no começo dos anos 90. O rumo que a nossa sonoridade tomou depois, já pensando em um novo patamar de show, foi por causa do Brasil.

TMDQA!: E podemos esperar shows dessa tour por aqui, pelo menos?

Magne Furuholmen: Infelizmente, não. É uma tour bem curtinha. Mas vamos pegar estrada em breve e – como adoramos esse formato do MTV Unplugged – deve ter algo parecido. Queremos muito voltar pro Brasil.

TMDQA!: Você tem mais discos que amigos? Tem algum disco em especial que sempre foi um amigo do peito?

Magne Furuholmen: Sim, definitivamente sim. Se tivesse que escolher, seria um artista e não um disco… The Doors. Ouvi muito eles.

Saiba mais:
Acústico será lançado no Brasil também em DVD
Summer Solstice alcança boas posições nas paradas
Mags sobre o acústico: “Foi como voltar às origens”
Summer Solstice em pré-venda no site da Saraiva
Mags fala sobre o acústico em entrevista ao UOL

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Show em Hamar: ingressos vendidos rapidamente

Apresentação de Sting em agosto de 2016 na mesma praça onde o a-ha tocará em 2018

Quase todos os 10 mil ingressos colocados para o show do a-ha na cidade norueguesa de Hamar, em agosto do ano que vem, já foram vendidos. Os bilhetes começaram a ser disponibilizados para o grande público na manhã da última terça-feira (31), um dia após a pré-venda destinada aos fãs. Em sete minutos, 6.900 ingressos já haviam sido vendidos pela Ticketmaster. Três minutos depois, o número já havia chegado a 7.500, alcançando a marca de 8 mil na metade do dia.

“Estou absolutamente seguro que venderemos todos os 10 mil ingressos”, disse Morten Midtlien, diretor Cultural de Hamar, em matéria publicada pelo site Ostlendingen. “Em nossa indústria, uma venda de 20% dos ingressos é considerada um bom negócio. Quando você vende 3/4 em menos de 25 minutos, é muito, muito bom”, declarou Espen Røhne, organizador do show.

“É bom ouvir que os ingressos estão vendendo bem. E é bom estar tocando em um lugar onde nunca estivemos antes. Hamar construiu uma boa reputação como uma cidade para shows, tendo recebido recentemente as visitas de Sting e Elton John”, afirmou Mags em entrevista publicada pelo site Hamar Arbeiderblad.

Saiba mais:
Anunciado show na cidade norueguesa de Hamar
Ingressos esgotados para o show em Trondheim
Turnê 2018: Trondheim é a 4ª cidade anunciada
Mais dois shows são confirmados na Noruega
Turnê passará pela Europa, EUA e América do Sul

sábado, 4 de novembro de 2017

Savoy nos preparativos para lançar novo álbum

Lauren, Frode e Paul em sessão de fotos. Reprodução/Instagram 

Com informações do site norueguês a-ha live

Paul, Lauren e Frode Unneland estão preparando o lançamento do sexto álbum de estúdio do Savoy. Na última semana, em Nova York, eles estiveram em estúdio, participaram de uma sessão de fotos e ainda trabalharam em um clipe com o diretor americano Jason Brandenberg.

Entre as músicas que devem estar no novo álbum, estão Night Watch, January ThawManmade LakeFalls Park. Essas duas últimas foram mencionadas por Paul no recém-lançado livro Tårer fra en stein.

“No álbum do Savoy que estamos gravando agora, há uma canção chamada Falls Park, que eu encontrei um tempo atrás em um dos meus antigos cadernos e toquei para Lauren. Ela gostou muito e pensou que era uma música nova que eu tinha escrito um dia antes. Mas eu realmente a escrevi quando eu tinha 16 anos”, conta Paul no livro.

“Tem sido muito divertido retornar ao Savoy agora, pois as músicas soam tão modernas. Uma das canções do novo álbum foi escrita para um curta que eu dirigi (Scent of a Woman). Então, desta vez, as músicas vieram de vários lugares. Muitas delas foram escritas por Paul em nossa casa em Woodstock, e elas são realmente lindas”, disse Lauren no livro.

Ainda não há uma data para o lançamento do disco. No entanto, existe a expectativa de que ele seja lançado já no início do ano que vem.

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Talentos duelam em mais uma etapa do The Voice

Morten e Sebastian, candidato classificado no programa do dia 27. Foto: Divulgação/TV2

No episódio do The Voice Noruega exibido na última sexta-feira (27), dois dos quatro talentos remanescentes de cada time se enfrentaram em duelos, com o resultado final sendo decidido pelos votos dos telespectadores. Da equipe de Morten, apresentaram-se Dina Sæle Ek, que cantou Uprising, da banda britânica Muse, e Sebastian James Hekneby, que cantou Empire State of Mind, da americana Alicia Keys.

“Todos que estão no palco esta noite são talentosos e têm possibilidades fantásticas. Colocá-los em duelos parece mais uma brincadeira, mas é o que estamos fazendo agora”, disse Morten.

Sebastian recebeu o maior número de votos dos telespectadores e se classificou para a próxima fase, eliminando assim Dina da competição. “Esta noite Dina fez uma boa apresentação, mas eu sinto que Sebastian fez talvez sua melhor performance até agora”, declarou Morten.

No próximo episódio do The Voice, que vai ao ar nesta sexta (3), os outros dois talentos do time de Morten irão duelar: Ingeborg vs Knut.

Saiba mais:
Nova fase do The Voice inclui o voto do público
Time de Morten no The Voice agora está completo
Morten: “A Noruega está repleta de talentos”
Estreia do The Voice com Morten será no dia 21
The Voice com Morten estreia no segundo semestre