quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Após quase 30 anos de carreira, a-ha anuncia fim da banda e marca para 2010 turnê de despedida

"Nós literalmente vivemos a maior história de aventuras de garotos". Foi dessa forma, fazendo referência à canção Living a Boy's Adventure Tale, que o a-ha anunciou, na manhã desta quinta-feira (25), que abandonará os palcos para sempre no final de 2010. A notícia pegou milhões de fãs de surpresa, que logo cedo tiveram acesso à informação através de sites, blogs, e-mails e comunidades na internet.

"Com o álbum atual Foot of the Mountain desfrutando sucesso tanto comercial quanto aclamação da crítica, o a-ha decidiu interromper seu trabalho. Como consequência, não lançará mais álbuns no futuro", traz o comunicado publicado no site oficial do grupo. No texto, a banda agradece a todos os fãs que contribuíram com o sucesso do a-ha ao longo de 25 anos e afirma: "Fazendo isso agora permitirá que a gente se envolva mais em outros aspectos significativos da vida, seja em trabalhos humanitários, na política, ou o que for".

No texto, Morten, Paul e Mags lembram que estão se aposentando como banda, não como indivíduos. Ou seja: cada um poderá, cedo ou mais tarde, prosseguir com os seus trabalhos no campo da arte e da música. "A mudança é sempre difícil e é fácil ater-se a uma direção. Agora é a hora de seguir em frente", encerrou o grupo no breve comunicado.

Para marcar a despedida dos palcos, o a-ha realizará uma megaturnê que percorrerá praticamente todo o planeta a partir do início de 2010, ano em que se comemora os 25 anos desde o lançamento do álbum Hunting High and Low e do single de Take on Me. "A banda fará uma turnê mundial final para encerrar sua colaboração com chave de ouro. O último show terá lugar em Oslo no dia 4 de Dezembro. Nos vemos lá!", traz o a-ha.com.

REPERCUSSÃO - No Brasil, um dos primeiros a repercutir a notícia foi o blog a-ha Bahia, de Aloísio Ramos. "Como eles próprios já disseram, there´s never a forever thing (nada é para sempre)", escreveu. Horas depois, e ao longo de todo o dia, toda a imprensa mundial (inclusive a brasileira) comentou o anúncio feito pelo a-ha. "Integrantes do a-ha anunciam que banda chega ao fim em 2010", informou o jornal O Globo.

Já o portal Terra, em um microtexto, se limitou a dizer que a banda irá se separar no ano que vem e que a decisão "visa apenas a possibilidade dos integrantes se dedicarem a outras atividades", enquanto o UOL, a Abril.com e o Yahoo, na matéria "a-ha vai encerrar carreira com turnê mundial em 2010", trouxeram um texto produzido pela agência Reuters.

Seguindo a mesma linha, os portais G1 e Folha Online também preferiram utilizar agências internacionais para noticiar, em texto produzido pela Associated Press (AP), a turnê de despedida da banda. Outros sites nacionais também trouxeram a informação, entre eles MTV Brasil, JC Online, Band, Rolling Stone Brasil, Território da Música, Ego, Drop Music, Folha da Região, ClickPB, MSN, O Diário e Cifra Club.

Enquanto isso, fãs que possuem sites ou blogs dedicados ao a-ha expressaram profunda tristeza com a notícia sobre o fim do grupo. "Tem sido muito difícil para os fãs acreditar que nossa tão querida banda está com o tempo de formação contado. Mal conseguimos acreditar nas últimas notícias, mas como fãs, não podemos nos abater. Temos sim que aceitar suas decisões e pensar o quanto puderam contribuir nesses 25 anos", escreve Quissak, do site a-ha Brasil.

Patricia Cezar, do site Through The Eyes of a Fan, também lamenta a confirmação da turnê de despedida. "Após Foot of the Mountain, nunca mais teremos um disco novo do a-ha. Para quem se acostumou com as expectativas de ter mais melodias maravilhosas, shows fantásticos, publicidade, não queremos anunciar esse fim. Mas ele chegou", diz Patricia.

Na maior comunidade do a-ha no Orkut, que tem mais de 34 mil pessoas, centenas de fãs não se conformam com o anúncio sobre o fim da banda. O assunto vem sendo discutido com tanta intensidade que o primeiro tópico a falar do tema já tem mais de 300 mensagens. Em outros tópicos, fãs deixam frases de agradecimento ao a-ha, enquanto outros procuram respostas à decisão tomada pela banda.

Há quem acredite, inclusive, que o fim do grupo já podia ser premeditado apenas observando as letras do último álbum Foot of the Mountain, que traz canções como Sunny Mistery (que falaria da incerteza do próprio a-ha em encerrar a carreira), Real Meaning (sobre a importância do fãs na trajetória do trio) e a própria faixa-título, que mostraria o grande desejo de Morten, Paul e Mags daqui para frente (viver ao pé da montanha, longe de todos os holofotes).

2 comentários:

Sheila disse...

Tô triste desde que recebi o email do A-ha.com.. :'(

Anônimo disse...

A melhor de todas as bandas, curto a-ha desde os 13anos, hoje tenho 35 e continuo curtindo, pena que não os veremos mais nos palcos, só nos resta levar essas canções em nossos corações e revelar a nova geração o que é a verdadeira música. Até minha filha de 10 anos já curte.

A-HA é show, é vida..............

Alessandro
São José dos Campos-SP