terça-feira, 31 de março de 2009
"O que realmente gostamos no Brasil é a platéia"
Em entrevista ao programa Amaury Jr. (RedeTV!), exibida na noite da última quarta-feira (25), logo após o show em São Paulo, o a-ha comentou o que os leva de volta ao Brasil depois de quase 7 anos. "O que sempre chama a nossa atenção aqui é o calor humano e o público", afirmou Mags. "O que realmente gostamos no Brasil é a platéia", disse Morten.
Na mesma entrevista, o grupo ainda falou do histórico show no Rock in Rio II, em 1991. ""Foi fabuloso. Foi quando percebemos o sucesso da banda no mundo todo. Demoramos um pouco para perceber o que estava acontecendo. Foi ótimo", disse Morten. "Minha memória favorita do Rock in Rio é a bermuda de ciclismo de Morten. Isso foi um sério erro fashion", brincou Mags, provocando risadas em Paul.
O a-ha também comentou a relação entre os três dentro e fora da banda. "Somos pessoas bem diferentes e estamos juntos por mais de 20 anos. Fazemos outras coisas além da banda quando não estamos juntos e isso é importante", conta Morten. "Uma das razões de estarmos juntos de novo foi a inspiração que tivemos quando separados. Ter diferentes pontos de vista e diferentes possibilidades nos dá mais liberdade", disse Mags.
domingo, 29 de março de 2009
a-ha é o mais aplaudido do Pepsi Music Festival
De acordo com o site chileno Cooperativa, o a-ha foi a banda mais aplaudida da noite. A apresentação do grupo durou cerca de 1h25 minutos e terminou antes das 2h da manhã.
» Confira mais fotos do show do a-ha no Chile
Ainda segundo o site, o grupo brindou a platéia com sucessos como "Hunting High and Low", "The Sun Always Shines on T.V", "Crying in the Rain", "Manhattan Skyline" e "The Living Daylights", fechando o show com "Take on Me". Ainda no repertório, "I've Been Losing You" e "Living a Boy's Adventure Tale".
sábado, 28 de março de 2009
Primeiras imagens da chegada do a-ha ao Chile
Confira no vídeo acima as primeiras imagens da chegada do a-ha ao Chile. A banda se apresenta na noite deste sábado (28) no Pepsi Music Festival. De acordo com alguns fãs chilenos, o grupo chegou a Santiago na noite dessa sexta.
a-ha repete a dose e lota show no Rio de Janeiro
Em artigo publicado no Esquina da Música, Luiz Felipe Carneiro escreve que Morten "continua dando os seus agudos praticamente perfeitos", e completa: "No show, ficou claro que o a-ha não é mais aquela banda (...) que despeja hits para a plateia. A banda cresceu. O comportamento no palco é protocolar". Mais adiante escreve: "O roteiro do show foi preciso. Acertadamente, a banda norueguesa privilegiou os seus três primeiros (e melhores) álbuns", registra Carneiro.
Quem acompanhou a apresentação pôde conferir os novos arranjos dados às músicas do grupo. Entre os destaques, uma versão acústica de "Hunting High and Low" e "Summer Moved On", além de "Stay on These Roads" numa roupagem que lembra em muito a versão original de estúdio, com bateria e teclados.
"The Sun Always Shines on TV" também seguiu a mesma linha e começou com uma batida semelhante à versão remix estendida, conhecida por muitos fãs. Um fato que chamou atenção da platéia (tanto no show do Rio quanto em São Paulo) foi a utilização por Morten de um megafone. O equipamento entrou em cena durante "Manhattan Skyline".
"Mas o a-ha teve uma atitude de banda nesses shows que aconteceram no Rio e em São Paulo. Magne Furuholmen, Morten Harket e Paul Waaktaar-Savoy apresentaram três canções inéditas, que farão parte do próximo álbum do grupo. Atitude de respeito para com os fãs", escreve Luiz Felipe Carneiro.
Confira o repertório completo do show no Rio de Janeiro:
1- Living a Boy's Adventure Tale
2- The Blood That Moves the Body
3- Cry Wolf
4- Scoundrel Days
5- Manhattan Skyline
6- I've Been Losing You
7- Minor Earth, Major Sky
8- Riding The Crest
9- Shadow Side
10- I Dream Myself Alive
11- Hunting High And Low
12- Summer Moved On
13- Train Of Thought
14- The Swing Of Things
15- Stay On These Roads
16- What There Is
17- Forever Not Yours
18- Crying In The Rain
19- The Living Daylights
20- The Sun Always Shine On T.V
21- Analogue
22- Take On Me
Confira no vídeo acima a canção inédita "What There is", tocada pela primeira vez nos dois shows no Brasil. A música estará presente no próximo álbum do a-ha, previsto para sair no mês de setembro. Registro feito em São Paulo.
quinta-feira, 26 de março de 2009
Imprensa comenta show do a-ha em São Paulo
» Confira as fotos do show em São Paulo feitas pelo G1
Já o portal Terra destacou: "Os integrantes do a-ha e seus fãs podem ter envelhecido, mas a histeria não. Enquanto o show não começava, um membro da equipe técnica ou simplesmente uma piscada do telão já era suficiente para causar gritos da pista". E completou: "O repertório, que contou ainda com algumas músicas novas, teve seus pontos altos nos grandes sucessos do grupo", registrou o Terra.
» Confira as fotos do show em São Paulo feitas pelo Terra
E o site do grupo Abril escreveu: "Liderada pelo carismático e afinado vocalista Morten Harket, a banda tocou por cerca de duas horas". Antes de tocar a primeira das três músicas inéditas, Mags afirmou, conforme registrou a reportagem da Abril: "Esperamos muito tempo para voltar a tocar para vocês. Espero que estejam se divertindo”, disse o tecladista.
MAIS LINKS - O show do a-ha em São Paulo também foi comentado pelo site MSN Entretenimento, pela página Ego e pelo portal iG. Para a apresentação desta quinta-feira (26) no Rio de Janeiro, o site do jornal O Globo preparou uma matéria especial, assim como o diário carioca O Dia.
MTV Brasil elogia show do a-ha em São Paulo
No texto, a designer afirma que o a-ha, ao longo de 22 músicas, surpreendeu o público que lotou o Credicard Hall com uma canção nunca tocada em turnês feitas por aqui: "Living a Boy's Adventure Tale". Não somente esta surpreendeu, como também a raríssima "I Dream Myself Alive" (fora do repertório há mais de 20 anos), "Train of Thought" e "The Swing of Things", nunca executadas no Brasil.
"Geralmente músicas antigas que não viraram hits não são executadas, mas não foi o caso. E como os fãs gostam de todas as músicas sem dar valor somente aos sucessos, a divisão das 22 músicas foi mesmo dedicada aos fãs", escreve Edna, que completa: "Manhattan Skyline foi aquela música lenta pra todo mundo levantar o celular. Tinha gente que não sabia se gravava sem balançar a câmera ou se deixava de gravar pra curtir a balada".
Outra grande surpresa para os fãs que acompanharam o show foi a execução de três novas músicas: "Riding the Crest", "Shadow Side" e "What There Is", que farão parte do novo CD da banda, previsto para sair no próximo mês de setembro. Você pode conferir duas dessas músicas no vídeo logo abaixo.
Confira o repertório completo do show em São Paulo:
1- Living a Boy’s Adventure Tale
2- The Blood That Moves the Body
3- Cry Wolf
4- Scoundrel Days
5- Manhattan Skyline
6- I’ve Been Losing You
7- Minor Earth, Major Sky
8- Riding the Crest*
9- Shadow Side*
10- I Dream Myself Alive
11- Hunting High and Low
12- Summer Moved On
13- Train of Thought
14- The Swing of Things
15- Stay on These Roads
16- What There Is*
17- Forever Not Yours
18- Crying in the Rain
19- The Living Daylights
20- The Sun Always Shines on T.V
21- Analogue
22- Take on Me
*Músicas inéditas que estarão no próximo álbum
Novo álbum é confirmado para o mês de setembro
Em entrevista ao programa Metrópolis, da TV Cultura, Paul confirmou que o novo álbum do a-ha deverá mesmo ser lançado em setembro. "Estamos trabalhando há dois anos nesse disco. Deve sair em sembro. É a data oficial", afirmou o guitarrista. Segundo ele, a banda está finalizando o material.
Na mesma entrevista ao Metrópolis, Morten falou do repertório dos shows aqui no Brasil. "Temos 20 anos de estrada tocando juntos. São muitas músicas. Vamos tocar músicas de todas as fases", disse.
Em relação às lembranças que a banda tem do Brasil, Mags falou da passagem do grupo pelo país em 1991. "O show do Rock in Rio foi o maior da nossa carreira em termos de público. Foi uma experiência surpreendente".
BASTIDORES - A coluna dessa quarta-feira (25) da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, revelou que o camarim do a-ha tinha apenas comidas sem açúcar e conservantes. Segundo a jornalista, a banda evita alimentos como levedura, carne de porco, vinagre e trigo.
Por conta disso, segundo a coluna, os músicos tiveram à disposição, no camarim do show em São Paulo, receitas adaptadas de quiche de brócolis, filé de frango grelhado com molho de laranja e alecrim, além de chessecake de goiaba.
Confira as primeiras imagens do show em São Paulo
Já começam a circular pela internet as primeiras imagens do show dessa quarta-feira (25) em São Paulo. No repertório, a banda incluiu antigos e novos sucessos, além de três músicas do próximo álbum, previsto para sair em setembro. Confira no vídeo logo acima trechos da apresentação, registrados pelo programa Leitura Dinâmica (da RedeTV!), ao som de "Living a Boys Adventura Tale" e "The Blood That Moves the Body".
Uma das surpresas da apresentação foi a nova roupagem dada a algumas canções, resultado da entrada da nova banda de apoio, muito elogiada pelos fãs. Em breve publicaremos o setlist completo do show de São Paulo. Enquanto isso, confira nos links a seguir quatro vídeos da apresentação no Credicard Hall: Stay on These Roads, Crying in the Rain, Hunting High and Low, Take on Me.
quarta-feira, 25 de março de 2009
"A gente quer sempre voltar para tentar reviver"
A reportagem lembrou que o primeiro show do a-ha pelo Brasil, em 1989, foi apoteótico, enquanto a apresentação no Rock in Rio II, em 1991, levou quase 200 mil pessoas ao Maracanã. “Para a gente, foi uma surpresa. Não víamos a nossa música como algo sensual, pensávamos que era aquela paixão dureza do norte. Então a recepção da plateia brasileira nos espantou. Por isso, a gente quer sempre voltar para tentar reviver”, afirmou Mags.
Ao ser questionado sobre o fato de tanta gente no Brasil cantar as músicas da banda sem ao menos entender a letra, Morten lembrou: “Começou assim comigo também. Eu costumava cantar músicas dos Beatles sem ter noção do que eu estava dizendo. O som era muito bom”.
Em relação ao amadurecimento da banda, Morten afirmou: “Com o tempo, você se torna mais consciente do que você não precisa, dos desentendimentos, você reduz suas preocupações. Na maioria das vezes, ter experiência é melhor pra você”. Confira a íntegra da reportagem no vídeo abaixo.
Morten conversa com fãs em hotel de São Paulo
Após a confirmação de que o a-ha estava hospedado no Hilton São Paulo Morumbi, muitos fãs da banda foram até o hotel e conseguiram tirar fotos com Morten. Nessa terça (24), o vocalista foi clicado dando autógrafos e conversando com alguns fãs em frente ao hotel (foto ao lado).
De acordo com o portal UOL, os fãs que conseguiram falar com Morten furaram o bloqueio de seguranças. Já o site Ego registrou que o vocalista foi atencioso com os fãs, enquanto Paul e Mags permanceram todo o tempo dentro de uma van (foto abaixo).
O site do grupo Abril escreveu que Morten "saía do hotel para passear pela capital paulista quando duas fãs passaram pela segurança e se aproximaram dele. Sorrindo, o cantor posou para fotos ao lado delas e autografou seus encartes de CDs". E completou: "Os outros integrantes do a-ha, Paul Waaktaar-Savoy e Magne Furuholmen, foram os primeiros a entrar na van e escaparam das fãs".
terça-feira, 24 de março de 2009
a-ha chega ao Brasil e promete um show com arranjos inéditos. "Estamos muito empolgados"
Em entrevista ao portal Terra (confira o vídeo logo abaixo), Mags afirmou que os fãs poderão conferir nos shows novas versões das músicas do grupo. "Testamos novos apoios eletrônicos. Estamos muito empolgados porque vai ser algo diferente do que fazemos há anos. Temos uma banda diferente nos acompanhando", disse o tecladista.
Em fevereiro passado, o baterista sueco Per Lindvall, que acompanhou o a-ha desde 2000, já havia confirmado que não estaria mais com o grupo. "O a-ha está tentando um novo conceito. Infelizmente não iremos ao Brasil. Talvez com uma outra banda, quem sabe...".
Além de Per Lindvall, também faziam parte da banda de apoio o seu irmão, o baixista Sven Lindvall, e o também sueco Christer Karlsson. Os novos músicos que acompanharão o a-ha daqui pra frente são: Erik Ljunggren (teclados, baixo e programação) e Karl Oluf Wennerberg (bateria).
REPERTÓRIO - O setlist dos próximos shows ainda é um mistério. Ainda não se sabe se o grupo manterá o mesmo repertório das últimas apresentações ou se surpreenderá os fãs com canções do novo álbum. "Os fãs gostam de ouvir músicas específicas e nós queremos tocar o que nos agrada. Então nosso objetivo é tentar chegar em um consenso", afirmou Paul ao Terra.
Sobre os shows no Brasil, Mags disse que tem ótimas lembranças do país. "Os shows em São Paulo e no Rio fazem parte da história do a-ha, o que torna fácil dizer sim quando somos convidados a voltar ao Brasil", afirma.
Sobre o novo álbum, Paul afirmou que o a-ha já está finalizando o disco, que deve ficar pronto somente no mês de setembro, e não em junho, como se esperava.
REINO UNIDO - O site oficial a-ha.com confirmou esta semana as primeiras datas da turnê européia, que dará suporte à divulgação do novo álbum do grupo. Em novembro, a banda toca na Inglaterra, com shows em Birmingham (no dia 2), Manchester (dia 3) e Londres (dia 4).