sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Novo álbum do a-ha é bem avaliado pela crítica

Divulgação

O novo álbum do a-ha, True North, tem sido amplamente elogiado pela crítica especializada. O disco, lançado mundialmente no último dia 21 de outubro, já está sendo considerado um dos melhores trabalhos da banda de todos os tempos. Além disso, o álbum tem alcançado ótimas posições nas paradas internacionais. Na Noruega, o disco estreou já na terceira posição, enquanto na Alemanha estreou em quarto no Top 5.

“O a-ha está de volta com um de seus melhores álbuns”, escreveu o jornal norueguês Dagsavisen. “Apesar da sua longa história, esta é uma banda que se destaca como altamente relevante em 2022”, completa.

O também norueguês Dagbladet registrou: “O True North é um álbum que consolida a banda como compositores únicos e ao mesmo tempo apresenta novos sons e soluções. Poucas bandas com 40 anos de carreira são capazes de fazer o mesmo.” O jornal deu ao disco nota 5/6.

Já a rede NRK escreveu: “Furuholmen e Waaktaar-Savoy contribuíram com seis músicas cada. De uma forma milagrosa eles conseguiram criar um álbum totalmente coeso e cheio de variedade. Eles dominam tanto a nostalgia quanto o contemporâneo.” A rede norueguesa deu nota 5/6.

O site sueco Hymn, por sua vez, pontuou: “Se você não é tocado pela bela melancolia da banda ou pelo canto divino, você não tem coração. (…) Sinto que criaram um excelente álbum.” O site deu nota 7/10.

Para a revista online alemã Laut, o True North é o melhor álbum do a-ha desde 1993. “Um álbum dividido entre experimentação voltada para o futuro e nostalgia. Uma obra-prima que combina todos os seus pontos fortes”. O crítico da revista, Sven Kabelitz, deu a nota máxima: 5/5.

A edição alemã da revista Rolling Stone escreveu: “Uma obra-prima tardia do trio norueguês. (…) O pop adulto raramente foi melhor definido, em parte graças a um cantor distinto, mas discreto, como Morten Harket”. O crítico Frank Laehnemann deu ao disco nota 4/5.

Já o americano AllMusic, um dos maiores bancos de dados sobre música da internet, registrou: “É um disco pop adulto, repleto de canções lindamente escritas, repletas de reinvenção musical, evolução sonora e criatividade abundante”. O crítico Thom Jurek deu ao disco nota 3,5/5.

Nenhum comentário: