|
Reprodução/YouTube |
O a-ha divulgou nessa sexta-feira (9) uma mensagem de despedida para a rainha Elizabeth 2ª, que faleceu na véspera aos 96 anos. A monarca, que chegou a se encontrar com a banda uma única vez na década de 80, tinha laços estreitos com a Noruega. Ela era prima de segundo grau de Harald V, atual rei do país escandinavo. Ambos compartilhavam os mesmos bisavós, o rei Eduardo VII do Reino Unido e a rainha Alexandra da Dinamarca, que eram pais de Maud, a rainha consorte da Noruega.
Encontro com o a-ha
Em 8 de dezembro de 1985, o a-ha participou do evento de gala The Royal Celebration of Youth, uma celebração de ano novo realizada no auditório do Harrogate Conference Centre, no norte da Inglaterra. Na ocasião, a banda apresentou o então recém-lançado single The Sun Always Shines on TV. Foi o único grupo não-britânico a participar da cerimônia real. Além do trio norueguês, também se apresentaram os cantores Nik Kershaw, Cilla Black e Vera Lynn, além do grupo Five Star.
Ao final do evento, o a-ha teve a honra de cumprimentar a rainha Elizabeth. Ela agradeceu à banda pela música e perguntou se o nome do grupo significava o mesmo em norueguês e em inglês. A rainha também parabenizou o trio pelo sucesso e desejou boa sorte no futuro.
Mags, sempre brincalhão, não deixou passar a oportunidade de fazer uma piadinha com a monarca britânica. O tecladista teria dito que o rei norueguês havia mandado saudações. A rainha, com o seu habitual bom-humor, entrou na brincadeira e pediu para ele dizer 'olá' de volta.
Confira abaixo a mensagem de despedida divulgada pelo a-ha:
O fim de uma era.
Como inúmeras pessoas ao redor do mundo, ficamos muito tristes ao ouvir a notícia do falecimento de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II ontem. Um enorme carvalho caiu na grande floresta britânica. Nossos pensamentos vão para sua família, nossos amigos no Reino Unido e o povo da Grã-Bretanha neste momento de luto.
Londres foi onde o a-ha viveu junto por mais de uma década e ainda parece muito com a nossa segunda casa.
Nós nos apresentamos no Royal Variety Performance em uma ocasião e tivemos o grande prazer de conhecer Sua Majestade pessoalmente. Sua extraordinária graça e dignidade brilhavam pessoalmente. Ficamos tocados por seu interesse genuíno em nossas raízes, pois ela tinha algumas conexões próximas com a Noruega, assim como em sua própria árvore genealógica.
Descanse em paz, Rainha Elizabeth II.