sábado, 28 de maio de 2022

Documentário sobre o a-ha chegará enfim ao Brasil

Reprodução

O documentário a-ha: The Movie finalmente desembarcará em território nacional. O filme faz parte da 14ª edição do Festival In-Edit Brasil, que acontece em São Paulo de 15 a 26 de junho, com sessões presenciais na capital paulista e online para todo o Brasil. Ainda não está claro, no entanto, se a modalidade online estará disponível para o documentário do a-ha, como explica o organizador do evento. “Nem todos os filmes que estarão no festival estarão online. Alguns estarão disponíveis apenas em salas, porque não temos autorização para colocar online”, afirmou Marcelo Aliche ao site Gizmodo. Em breve traremos mais detalhes.

Agradecemos ao fã Aloisio Ramos pelo envio da informação.

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Aberto lote extra de ingressos para Salvador

Foto: @Dany_CHIL/Twitter

Conforme muitos fãs já suspeitavam, a Arena Fonte Nova decidiu abrir mais um lote de ingressos para o show em Salvador. Os bilhetes estão à venda desde o final da manhã desta quinta (26) no site da Livepass. Há entradas disponíveis para os setores frontstage, pista e camarote. “Os fãs da banda terão mais uma oportunidade para comprar os ingressos da turnê que celebra o aniversário do álbum de estreia”, publicou a Fonte Nova. Os ingressos adquiridos anteriormente permanecem válidos.

“O primeiro lote, disponibilizado ano passado, esgotou em poucos dias e com a liberação da capacidade do público, foi possível expandir o mapa do show. Vamos ter uma apresentação histórica, com uma das bandas mais importantes do pop mundial e celebrar a volta dos shows internacionais na cidade”, afirmou o diretor comercial da Arena Fonte Nova, Alexandre Gonzaga. O show do a-ha ocorre no dia 15 de julho.

Banda decide cancelar todos os shows na Inglaterra

Foto: Marcelo Ermakoff/Twitter

O a-ha anunciou nesta quinta-feira (26) o cancelamento de todos os shows na Inglaterra. Ou seja, as duas apresentações em Bournemouth e Liverpool, que haviam sido adiadas, agora não irão mais ocorrer. O mesmo vale para Londres e Birmingham, que receberiam o grupo nesta sexta (27) e sábado (28). “A banda está absolutamente arrasada que tivemos que cancelar nossos shows no Reino Unido - nossa segunda casa”, informou o trio. “Nossas mais profundas desculpas aos amigos e fãs com quem esperávamos comemorar. Obrigado por sua compreensão e suporte contínuo”, conclui o texto. O a-ha, no entanto, não forneceu mais nenhuma informação sobre o atual estado de saúde de Morten.

A turnê retorna agora nos dias 10 e 11 de junho, quando a banda se apresentará no Over Oslo Festival. Os ingressos já estão esgotados.

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Fonte Nova prepara surpresa para show de Salvador

Reprodução/Instagram

A Arena Fonte Nova está fazendo mistério sobre o show do a-ha em Salvador, marcado para o dia 15 de julho. Em seu perfil no Instagram, o estádio fez uma postagem enigmática: “Vocês pediram! Aguardem”, publicou nessa terça-feira (24). Muitos fãs da banda suspeitam que haverá um novo lote de ingressos à venda, já que todos que haviam sido disponibilizados até agora esgotaram rapidamente. “Vai abrir venda de novo? É isso mesmo produção?”, indagou a fã Paola Camargo. “Só pode, porque esgotou em minutos”, respondeu outra fã, Manuela Simões.

Agradecemos ao fã Aloisio Ramos pelo envio da informação. 

segunda-feira, 23 de maio de 2022

a-ha anuncia adiamento de dois shows na Inglaterra

Foto: Mariatta/Twitter

Após o cancelamento do show de sábado (21) em Oslo, o a-ha anunciou hoje o adiamento das apresentações em Bournemouth e Liverpool, na Inglaterra. “Morten ainda não está totalmente recuperado e não pode se apresentar”, informou a banda em um comunicado. Os shows nas duas cidades britânicas seriam realizados nesta terça (24) e quarta-feira (25).

“Por favor, guardem seus ingressos e aguardem mais informações no seu ponto de compra. Nós detestamos desapontar ainda mais fãs com mais adiamentos, mas infelizmente não há nada que possamos fazer a não ser esperar o Morten melhorar e manter nossos dedos cruzados para os shows em Londres e Birmingham. Fiquem todos seguros enquanto isso”.

Após show em Oslo, Morten é diagnosticado com laringite e segunda apresentação é cancelada

Foto: SprostonCharlatan/Twitter

O a-ha retornou à sua cidade natal na última sexta-feira (20) para um aguardado show duplo no Oslo Spektrum. Fãs de várias partes da Europa foram até a capital norueguesa para assistir as duas apresentações, anunciadas há quase três anos. O segundo show, no entanto, que seria realizado no sábado (21), acabou sendo cancelado em cima da hora após Morten ser diagnosticado com laringite, uma inflamação que acomete a mucosa da laringe (saiba mais sobre o cancelamento logo abaixo).

A apresentação de sexta em Oslo, que contou com show de abertura da cantora norueguesa Daniela Reyes, foi bem elogiado por fãs e também por parte da imprensa local. O site Musikknyheter.no escreveu que os melhores momentos do primeiro set giraram em torno do futuro da banda. “Tanto o pop inteligente Forest for the Trees quanto a bela You Have What it Takes provam que o a-ha não está apenas olhando para trás”, escreveu. “Há todos os motivos para esperar o True North”.

O site norueguês, que deu ao show nota 7 (de um total de 10), também elogiou a execução de algumas das músicas do Hunting High and Low. “Uma canção como And You Tell Me é um pequeno tesouro escondido. Simplesmente uma jóia, também tocada na turnê Foot of the Mountain, em 2009, com ainda maior convicção. Uma música como Here I Stand and Face the Rain também é um clássico menor que merece seu lugar em um setlist regular, como foi durante a turnê Cast in Steel em 2016, então cantada por Anneli Drecker”, recordou o site norueguês.

Não houve surpresas no repertório. Assim como no show em Hamburgo, na Alemanha, a banda voltou a tocar Foot of the Mountain. “Querida Oslo, obrigado por nos dar uma recepção tão calorosa em casa, depois de alguns meses em turnê. Isso é muito bom”, declarou Mags.

Foto: Aleksander Finstad/Twitter

SHOW CANCELADO - A notícia sobre o cancelamento do segundo show na capital norueguesa pegou todo mundo de surpresa, já que Morten aparentava estar em boa forma na noite de sexta. O a-ha divulgou o comunicado poucas horas antes da apresentação. “Lamentamos informar que o show desta noite no Oslo Spektrum foi cancelado, pois Morten foi diagnosticado com laringite e precisa descansar a voz”.

“Por favor, guardem seus ingressos por enquanto, e forneceremos mais informações o mais rápido possível. Obrigado pela incrível recepção em casa ontem à noite, e nos veremos novamente em breve”, informou.

Nas redes sociais, o grupo compartilhou um vídeo gravado por Morten lamentando o cancelamento. “Olá pessoal. Sinto muito não poder ir esta noite. Eu detesto isso. Lamento demais ter desapontado todos vocês. É tudo o que posso dizer agora”, afirmou o vocalista da banda.

O empresário do a-ha, Harald Wiik, disse ao jornal norueguês Dagbladet que o show de sábado é o único cancelado até agora. “Mas teremos que continuar monitorando a condição de Morten”, acrescentou. Wiik disse que está trabalhando para reagendar uma nova data para o show em Oslo, mas levará algum tempo para descobrir quando isso será possível.

Em entrevista à NRK, o empresário da banda disse que, caso não consiga encontrar uma nova data para a apresentação, os ingressos serão reembolsados. “Também será possível obter o reembolso se você não quiser um ingresso para um novo show”, afirmou Harald Wiik.

Mags também falou sobre o cancelamento em um texto publicado no sábado. “Queridos fãs, eu sinto muito por esta noite. Este é apenas o segundo show que cancelamos em 40 anos. Meu coração está com todos vocês, especialmente aqueles que viajaram de longe para vir nos ver”.

Mags ainda aproveitou o texto para ironizar parte da mídia. “Muito obrigado também à imprensa norueguesa por finalmente escrever sobre a turnê - omitindo a menção de shows esgotados e fãs felizes em todo o mundo (se soubéssemos que bastava cancelar um show... bem, ainda não teríamos feito isso). Dedos cruzados, estamos de volta em breve”.

Em outra postagem, já no domingo, o tecladista se desculpou pelo o que escreveu na véspera e disse que uma imprensa livre e independente é fundamental para o funcionamento da sociedade. “É minha firme convicção que qualquer pessoa em nossa posição deve tolerar todas as coisas escritas (ou não escritas) sobre nós mesmos, desde que estejam dentro de uma estrutura ética de imprensa”, publicou o músico. 

Em seguida, Mags agradeceu o carinho dos fãs e torceu pela rápida recuperação de seu companheiro de banda. “O principal agora é que Morten fique saudável, para que decepcionemos o menor número de pessoas possível. Obrigado por todas as suas palavras gentis, pessoal”.

O próximo show do a-ha está marcado para esta terça-feira (24) na cidade inglesa de Bournemouth. No dia seguinte, é a vez de Liverpool.

Setlist do show em Oslo, Noruega

01- Sycamore Leaves
02- The Swing of Things
03- Crying in the Rain
04- Foot of the Mountain
05- Forest for the Trees
06- You Have What it Takes
07- I've Been Losing You
08- Scoundrel Days
09- The Living Daylights

10- Train of Thought
11- The Blue Sky
12- Living a Boy's Adventure Tale
13- And You Tell Me
14- Love is Reason
15- I Dream Myself Alive
16- Here I Stand and Face the Rain
17- Hunting High and Low
18- The Sun Always Shines on T.V

19- Take on Me

sábado, 21 de maio de 2022

Gravação rara do Rock in Rio aparece após 31 anos

Reprodução/TV Globo

Um tesouro guardado por anos agora pode finalmente ser apreciado em sua totalidade pelos fãs do a-ha. O memorável show no Rock in Rio II, em 1991, que até então podia ser visto apenas pela gravação da Globo, agora pode ser escutado também a partir de uma rara gravação de rádio. O responsável pela proeza é o músico, produtor e compositor carioca Sidnei Costa Jr, mais conhecido pelo nome artístico Syd Back.

“Em 26 de janeiro de 1991, eu com meus 15 anos, gravei em fita K7 o show na íntegra transmitido ao vivo pela rádio 98 FM. Como eu não tinha videocassete na época, eu assisti pela TV, na Rede Globo, enquanto gravava o áudio em fitas BASF na espetacular e divertida transmissão da 98 FM”, afirma Syd Back, um fã declarado do a-ha.

Somente dez anos depois, em 2001, Syd fez a digitalização das fitas k7 para o formato digital e, mais recentemente, masterizou o áudio para deixá-lo com uma qualidade ainda melhor. Agora, passados 31 anos desde o histórico show no Maracanã, Syd finalmente publica o registro. 

“Compartilho esse raro e belo material com todos os apreciadores da música do a-ha. Este show pra mim foi o melhor que a banda fez em todos os tempos”, conta o produtor carioca, que tem o trio norueguês como uma de suas referências. “Eu acabei me tornando produtor e músico por influência do a-ha e de outras grandes bandas”, completa.

Nesta gravação da rádio 98 FM, é possível ouvir trechos inéditos não mostrados na transmissão da Globo, como a abertura do show com Cry Wolf e também o início de The Blood That Moves the Body (com Morten esquecendo de entrar no tempo certo da música). É possível ouvir ainda algumas falas do vocalista interagindo com a plateia. Antes da execução de I Call Your Name, por exemplo, Morten apresenta a banda de apoio, chegando a brincar com o nome do baterista norueguês Per Hillestad.

Para ouvir a íntegra do show do a-ha no Rock in Rio II, clique aqui. E para acompanhar o trabalho desenvolvido por Syd Back, basta acessar o site oficial do músico ou segui-lo nas plataformas de música digital.

sexta-feira, 20 de maio de 2022

Turnê prossegue com novas músicas no repertório

Apresentação em Hannover, Alemanha, em 2 de maio. Foto: aristokitten/Twitter

O a-ha continua percorrendo a Europa com a turnê Hunting High and Low Live. Desde o último dia 2, a banda já fez dez apresentações em cinco países do continente. Foram realizados shows em Amsterdã (Holanda), Bruxelas (Bélgica), Paris (França), Stavanger (Noruega) e em seis cidades alemãs: Hannover, Frankfurt, Berlim, Hamburgo, Leipzig e Colônia. A repercussão entre o público tem sido muito positiva.

Durante essas apresentações, o a-ha fez algumas pequenas mudanças no repertório. Em Berlim, por exemplo, a banda incluiu Cry Wolf no setlist, aumentando para 19 o número de músicas tocadas. A última vez que o grupo havia tocado a canção tinha sido em agosto de 2018.

No show seguinte, em Hamburgo, o a-ha substituiu Cry Wolf por Foot of the Mountain, uma das mais pedidas pelos fãs. A última execução ao vivo da música tinha sido na África do Sul em fevereiro de 2020.

Ainda na Alemanha, a banda continuou tocando uma música diferente a cada apresentação. Em Leipzig, foi a vez de We're Looking fo the Whales, ausente do repertório desde maio de 2016. Já em Colônia, a canção da vez foi Analogue, que não era tocada desde março de 2020.

Por fim, em Stavanger, na Noruega, a surpresa da noite foi The Blood That Moves the Body. A última vez que o a-ha havia tocado a canção tinha sido em agosto de 2018, durante a turnê Electric Summer.

quarta-feira, 11 de maio de 2022

Livro sobre o a-ha será lançado dia 20 no Japão

Capa do livro com foto tirada no Japão em 88
Está previsto para o dia 20 de maio, no Japão, o lançamento do livro a-ha: The Book. A obra chega nas livrarias no mesmo dia em que o documentário a-ha: The Movie estreia nos cinemas do país asiático (veja o trailer). Publicado pela editora Shinko Music Entertainment, o livro inclui comentários de Morten sobre o filme, além de entrevistas com o diretor Thomas Robsahm, com o baixista Even Ormestad e também com o músico norueguês Sondre Lerche.

A obra de 208 páginas traz ainda algumas fotos raras do a-ha, histórico detalhado da banda e resenhas de todos os álbuns de estúdio, assim como artigos selecionados das revistas japonesas Music Life e Rock Show. a-ha: The Book tem supervisão de Keiko Sakurai e já está em pré-venda no site da Amazon.

segunda-feira, 9 de maio de 2022

a-ha estreia na República Tcheca com show lotado

Foto: Markéta Kučerová/Twitter

Os fãs tchecos celebraram a primeira passagem do a-ha pelo país com um show lotado na capital Praga. A apresentação, realizada na O2 Arena no último dia 1º de maio, recebeu críticas mistas da imprensa local.   

O site ireport.cz publicou que a estreia da banda ficou aquém das expectativas. “Os próprios músicos ficaram estáticos durante a maior parte da apresentação”, escreveu. “Eles não trouxeram muita emoção para o público. Algumas tentativas de carisma ou comunicação com a plateia foram limitadas a duas ocasiões”, complementou.

Já o site idnes.cz registrou que o show do a-ha foi uma experiência audiovisual de tirar o fôlego, e que o trio mostrou, durante a noite, que não é uma banda de um hit só. O texto também elogiou as novas canções Forest for the Trees e You Have What it Takes, classificadas como “muito promissoras”.

Segundo o site tcheco, que avaliou o show positivamente em 80%, a tristeza continua sendo a emoção predominante nas canções do grupo, mas não a desesperança e a depressão. “As músicas do a-ha não rasgam explicitamente, mas encorajam a contemplação silenciosa”, publicou. 

Sobre a execução do álbum de estreia da banda, o crítico Jindřich Göth escreveu que as músicas soavam, simultaneamente, frescas e densas, sem perder o charme original. “Tudo cresceu naturalmente e sem problemas até a balada título Hunting High and Low e o hit The Sun Always Shines on T.V”.

O site tcheco, no entanto, criticou o encerramento da noite com Take on Me. “O show do a-ha em Praga provou que reduzir o trabalho da banda a apenas um hit é grosseiramente simplista, insuficiente e longe de capturar a verdadeira essência de sua música”.

Setlist do show em Praga, República Tcheca

01- Sycamore Leaves
02- The Swing of Things
03- Crying in the Rain
04- Forest for the Trees
05- You Have What it Takes
06- I've Been Losing You
07- Scoundrel Days
08- The Living Daylights

09- Train of Thought
10- The Blue Sky
11- Living a Boy's Adventure Tale
12- And You Tell Me
13- Love is Reason
14- I Dream Myself Alive
15- Here I Stand and Face the Rain
16- Hunting High and Low
17- The Sun Always Shines On T.V.

18- Take on Me

domingo, 8 de maio de 2022

Show em Copenhague atrai mais de 10 mil pessoas

Foto: Marie-Louise Munter/Twitter

O a-ha se apresentou em Copenhague, na Dinamarca, no último dia 29 de abril. Mais de 10 mil pessoas compareceram à Royal Arena para ver de perto a banda tocar seus maiores sucessos e também o seu álbum de estreia.

O jornal dinamarquês Ekstra Bladet elogiou o show, dando nota 4 (de um total de 6) à apresentação. O diário escreveu que “as músicas foram apresentadas de forma cativante, apoiadas por um show de palco elegante com uso efetivo de uma tela gigante”.

Em outro trecho da matéria, o jornal também mencionou o novo trabalho do a-ha, destacando as canções Forest for the Trees e You Have What it Takes. “Duas novas músicas sólidas, do próximo álbum True North, mostraram como a musicalidade inerente da banda e as qualidades de composição são geralmente um pouco subestimadas”, registrou.

Sobre a execução do álbum Hunting High and Low, o jornal dinamarquês elogiou os arranjos, mencionando como “um som mais orgânico, rico e majestoso se adequava ao material”.

Setlist do show em Copenhague, Dinamarca

01- Sycamore Leaves
02- The Swing of Things
03- Crying in the Rain
04- Forest for the Trees
05- You Have What It Takes
06- I've Been Losing You
07- Scoundrel Days
08- The Living Daylights

09- Train of Thought
10- The Blue Sky
11- Living a Boy's Adventure Tale
12- And You Tell Me
13- Love is Reason
14- I Dream Myself Alive
15- Here I Stand and Face the Rain
16- Hunting High and Low
17- The Sun Always Shines on T.V.

18- Take on Me

domingo, 1 de maio de 2022

Cidade sueca recebe show do a-ha após 35 anos

Foto: Lasse Lindberg/Instagram

Após alguns dias de descanso, o a-ha voltou aos palcos na última quinta-feira (28) para mais um show da turnê Hunting High and Low Live. A banda tocou na cidade de Gotemburgo, na Suécia. Foi a primeira apresentação na Europa desde março de 2020, quando o grupo precisou paralisar a turnê por causa da pandemia. O show também marcou o retorno à cidade sueca depois de 35 anos. A única vez que o trio havia tocado lá tinha sido em novembro de 1986. 

Ao contrário de todas as apresentações da atual turnê, o show em Gotemburgo foi um dos menos vistos até agora. Com capacidade para 5.500 pessoas, a Partille Arena estava relativamente vazia. Estima-se que apenas metade desse público tenha comparecido à apresentação.  

O show recebeu críticas negativas da imprensa sueca, incluindo o jornal Göteborgs-Posten, o segundo maior do país, e o site Lokalpressen. “Parece que nunca alcançamos o mesmo status na Suécia como no resto do mundo”, lamentou Mags em entrevista.

Durante a apresentação, o tecladista ainda tentou animar o público, pedindo para que as pessoas saíssem dos seus assentos. “Vamos Suécia!”, gritou Mags no meio da execução de The Living Daylights.

O setlist parece ter sido o mesmo dos últimos shows. A apresentação começou com Sycamore Leaves e terminou com Take on Me, confirmando que o a-ha passará mesmo a usar essa sequência de sets durante a turnê.

A banda também voltou a usar o telão de LED no fundo do palco, levando o show a outro nível visual. A grande novidade foi a exibição de cenas inéditas do filme True North, dirigido pelo fotógrafo Stian Andersen e que será lançado em conjunto com o novo álbum do trio, previsto para outubro. As imagens foram mostradas durante a execução de Forest for the Trees e You Have What it Takes.

Vídeos do show realizado em Gotemburgo, Suécia

Sycamore Leaves
Forest for the Trees
You Have What it Takes
I've Been Losing You
Scoundrel Days
The Living Daylights
Train of Thought
The Blue Sky
Living a Boy's Adventure Tale
I Dream Myself Alive
Here I Stand and Face the Rain
Hunting High and Low
The Sun Always Shines on TV
Take on Me