quarta-feira, 30 de março de 2022

Paraguaios celebram primeiro show do a-ha no país

Foto: Cecilia Cardozo/Reprodução/Twitter

Depois do show esgotado na Argentina, foi a vez do Paraguai receber, no domingo (27), a turnê Hunting High and Low Live. Tocando pela primeira vez no país, o a-ha se apresentou na SND Arena, em Assunção, e quase lotou a casa. Segundo a imprensa paraguaia, havia fãs de várias partes da América do Sul, incluindo Argentina, Bolívia, Brasil e Uruguai.

A apresentação do a-ha contou com o show de abertura da banda paraguaia de pop/rock Deliverans, que subiu ao palco pouco depois das 20h. Nas redes sociais, o grupo já havia publicado que era uma grande honra abrir o show do a-ha, a quem eles definiram como uma banda mítica. 

Por volta das 21h15, o trio norueguês entrou em cena, arrancando gritos da plateia que, em sua grande maioria, via os escandinavos ao vivo pela primeira vez. “a-ha brilha em sua apresentação no Paraguai”, escreveu o jornal Última Hora.

“É o meu primeiro show e é, na minha opinião, a melhor banda, com o melhor cantor. Não sei como descrever a adrenalina que senti. Honestamente, ainda estou nas nuvens. É incrível”, disse o fã Rodrigo Torres, de 13 anos, ao jornal paraguaio.

O site ABC Color escreveu que “um pop rock poderoso ressoou por toda a SND Arena”, enquanto o diário La Nación registrou: “Após quatro décadas de trajetória, o trio norueguês finalmente conheceu o público paraguaio em um show memorável”.

Durante a apresentação, Mags interagiu com a plateia e chegou a falar algumas palavras em guarani, o segundo idioma oficial do Paraguai. No início do show, o tecladista disse “Mba'eichapa” (como vai?), arrancando gritos do público. Já na metade da apresentação, antes de anunciar Forest for the Trees, ele falou “Rohayhu” (amo vocês).

“Momentos antes da poderosa balada (Crying in the Rain), o tecladista Magne Furuholmen pegou novamente o microfone, desta vez todo em inglês, para agradecer a acolhida em sua primeira viagem ao Paraguai e disse que esperava poder voltar muito em breve”, escreveu o jornal La Nación.

Ao final do show, quando os músicos se reuniram na frente do palco para se despedir, o público em peso gritou "olé, olé, a-ha, a-ha" (veja o vídeo), ovacionando a banda pela noite inesquecível em Assunção.

A próxima parada da turnê é nesta quarta (30) em Santiago, no Chile.

Vídeos do show realizado no Paraguai

Train of Thought
The Blue Sky
I Dream Myself Alive
Hunting High and Low
Take on Me
Forest for the Trees
You Have What it Takes
Crying in the Rain
I've Been Losing You
The Living Daylights

domingo, 27 de março de 2022

Documentário sobre o a-ha é lançado na Alemanha

Reprodução

O documentário a-ha: The Movie foi lançado essa semana em Blu-ray e DVD na Alemanha. É o terceiro país a ganhar um lançamento em home video desde dezembro do ano passado, quando a obra saiu na Noruega e na Polônia. As duas edições alemãs devem incluir cenas deletadas como material extra, como também aconteceu na edição norueguesa.

Enquanto isso, o documentário segue percorrendo os cinemas de todo o mundo. A partir do dia 8 de abril, haverá exibições em várias cidades dos EUA, incluindo Nova York, Los Angeles, Fort Lauderdale, Nova Orleans, Buffalo e Cincinnati. O país também ganhará um lançamento em Blu-ray e DVD no dia 10 de maio, segundo o site da Amazon.

Os próximos países que exibirão a-ha: The Movie nos cinemas serão Canadá (8 de abril), Holanda (28 de abril), Japão (20 de maio) e Reino Unido (27 de maio). Novas datas devem sair em breve. Por enquanto, não há nenhuma previsão para a chegada do documentário ao Brasil.

Com informações do site norueguês a-ha live.

sábado, 26 de março de 2022

Turnê é retomada com show esgotado na Argentina

Foto: Gustavo Laurino/Reprodução/Instagram

Após dois anos longe dos palcos devido à pandemia, o a-ha finalmente retomou nessa sexta-feira (25), na Argentina, a turnê Hunting High and Low Live. Com um show esgotado na capital Buenos Aires, a banda encheu a Movistar Arena para tocar o álbum de estreia na íntegra e também alguns sucessos da carreira, além de duas canções inéditas.

A apresentação começou por volta das 21h. Contrariando todas as expectativas, o a-ha iniciou o show com Train of Thought. Foi a primeira vez desde o início da turnê que o grupo alterou a ordem das músicas do Hunting High and Low. Assim, os maiores sucessos do disco acabaram ficando para a parte final do primeiro segmento do show.

Ainda no início da apresentação, antes de tocarem And You Tell Me, Mags falou com a plateia e disse que o tecladista de apoio, Erik Ljunggren, está isolado no hotel com Covid. O imprevisto fez com que a banda trabalhasse a semana toda para reajustar o show.

Após a execução das dez faixas do Hunting High and Low, o a-ha iniciou a segunda parte do show tocando alguns clássicos da carreira. Dessa vez, o grupo decidiu reduzir o setlist em relação às ultimas apresentações, retirando duas músicas do repertório. Ficaram de fora sucessos como Stay on These Roads e Foot of the Mountain.

Em compensação, o a-ha presenteou os fãs com a inclusão de duas músicas inéditas: Forest for the Trees, composta por Paul, e You Have What it Takes, escrita por Mags e já cantada por ele em uma versão demo no ano passado. Tocadas em sequência, ambas fazem parte do novo álbum True North, que será lançado pelo a-ha em outubro. Em um comentário no Facebook, Paul compartilhou a letra de sua nova canção.

A turnê prossegue neste domingo (27) com show em Assunção, Paraguai.

Setlist do show em Buenos Aires

01- Train of Thought
02- The Blue Sky
03- Living a Boy's Adventure Tale
04- And You Tell Me
05- Love is Reason
06- I Dream Myself Alive
07- Here I Stand and Face the Rain
08- Hunting High and Low
09- The Sun Always Shines on TV
10- Take on Me

11- Sycamore Leaves
12- Forest for the Trees (música nova)
13- You Have What it Takes (música nova)
14- The Swing of Things
15- Crying in the Rain

16- Scoundrel Days
17- I've Been Losing You
18- The Living Daylights

quinta-feira, 24 de março de 2022

Mags comemora retorno aos palcos após dois anos

Reprodução/Instagram

Em texto publicado em seu perfil no Instagram, Magne comemorou o retorno aos palcos após um hiato de mais de dois anos e também voltou a mencionar a guerra na Ucrânia. “Olá, Buenos Aires! Parece um pouco absurdo estar de volta à estrada novamente depois de dois longos anos, com a pandemia em andamento e no meio de tensão e conflito em nosso próprio quintal”, afirmou o tecladista nessa quarta-feira (23).

“Estamos muito felizes de voltar à Argentina e muito gratos a todos os nossos amigos aqui por nos trazer de volta a esta cidade incrível, mas entristecidos pelo sofrimento que está acontecendo”, escreveu.

Em seguida, Mags escreveu: “Talvez haja algum conforto no fato de que, especialmente em tempos tristes, todos nós precisamos mais do que nunca nos reunir para encontrar significado e esperança, e que talvez a música possa fornecer uma ponte entre as divisões”, completou.

Enquanto isso, Morten, que raramente atualiza seus perfis nas redes sociais, postou uma foto dentro da Movistar Arena, local do show desta sexta-feira (25). Na legenda, ele apenas escreveu “passagem de som”.

Já os fãs argentinos continuam postando várias fotos com a banda em diferentes pontos de Buenos Aires. O fã Juan Pedro publicou um novo registro, desta vez com Mags. “Começou a contagem regressiva para um show imperdível”, escreveu. A fã Roxana Vartabedian também postou fotos com os integrantes da banda, incluindo um registro em grupo.

terça-feira, 22 de março de 2022

a-ha chega à Argentina para retomar turnê mundial

Morten com o fã argentino Juan Pedro. Foto: Reprodução/Twitter

O a-ha já está em solo argentino para o show desta sexta-feira (25) em Buenos Aires. A apresentação, na Movistar Arena, irá retomar a turnê Hunting High and Low, paralisada em março de 2020 em função da pandemia. Será o primeiro show do grupo em mais de dois anos. Ainda há ingressos disponíveis no site da Livepass. "Damos as boas-vindas à banda, que já está em nosso país", afirmou o fã argentino Juan Pedro.

sexta-feira, 11 de março de 2022

Mags pede o fim imediato da guerra na Ucrânia

Reprodução/Instagram/Magne Furuholmen

Em mensagem publicada essa semana em seu perfil no Instagram, Mags pediu o fim da guerra na Ucrânia. “Por favor, parem a guerra. Parem o massacre, parem a invasão, parem os jogos de poder. Parem agora! A tirania não pode vencer. Verifiquem a história. Um planeta, um povo”, afirmou o tecladista. Nesta sexta (11), o conflito entrou no 16º dia.

Muitos fãs apoiaram a iniciativa de Mags. “Precisamos de paz”, declarou Monica de Oliveira. “Parem em nome do amor”, escreveu Elizabeti Luz. “Sempre dizendo as coisas certas”, completou a fã Gabriela Aguirre.

Ao longo da carreira, o a-ha tocou apenas cinco vezes na Ucrânia, com shows na capital Kiev e nas cidades de Odessa e Dnepropetrovsk. Foram duas apresentações em 2003, durante a turnê Lifelines, outras duas em 2006, durante a turnê Analogue, e uma única apresentação em 2010, durante a turnê de despedida Ending on a High Note. Relembre aqui