sábado, 21 de maio de 2016

Disponibilizado na íntegra show especial Afterglow

Mags testa óculos de realidade virtual. Foto: Lars Eivind Ossos/Dagbladet

Já está disponível no YouTube, na integra, o show especial Afterglow. Os vídeos foram postados no canal da empresa Hydro nessa sexta-feira (20), mesma data em que também foi disponibilizado um aplicativo para celulares que permite assistir à apresentação com o uso da tecnologia de realidade virtual. O aplicativo é gratuito e compatível com os sistemas Android e iOS. “É impressionante e divertido de usar”, declarou Mags ao Dagbladet após testar os óculos de realidade virtual.

“Na Noruega temos feito de tudo, desde pequenos shows intimistas até tocar para 150 mil pessoas em Frognerparken. Por isso, esse é o nosso presente para aqueles que não puderam estar lá”, disse o tecladista.

Saiba mais:
Primeiros vídeos do show Afterglow já disponíveis
Show Afterglow será disponibilizado no YouTube
Oslo receberá show com cenografia especial

sexta-feira, 13 de maio de 2016

“Nós não estamos parando agora”, declara Paul

Foto: Andrea Gjestvang/VG

Com o fim da turnê mundial, a primeira pergunta que surge é: como fica o a-ha? A partir de agora o destino da banda é uma incógnita. Não há nada planejado para os próximos meses (ou talvez anos). Novos projetos podem surgir no futuro, mas ainda é cedo para saber quando isso ocorrerá. “Nós não estamos parando agora. Esta não é uma turnê de despedida”, afirmou Paul ao jornal Aftenposten. “Provavelmente estaremos de volta em algum momento para mais loucuras”, disse.

“Eu disse que não estava aberto para nada cinco anos atrás, e eu provei estar errado. Eu não pensei esta como sendo uma turnê de despedida, como aquela que já fizemos. Após o fim dessa turnê não teremos nenhum plano. Portanto, fica um livro aberto. Mas sempre estamos recebendo novos pedidos e ofertas. Às vezes é fácil dizer não, mas outras vezes é muito difícil”, afirmou Mags ao jornal VG.

“Uma coisa você pode ter certeza: se ficarmos animados com uma nova música, voltaremos às atividades. Independentemente do que tenha sido dito antes”, disse Paul na entrevista ao jornal norueguês.

Agora com o término da turnê, Morten, Mags e Paul vão aproveitar para descansar. Eles, no entanto, devem dar prosseguimento à carreira solo muito em breve. Segundo o empresário da banda, Harald Wiik, Morten deve lançar novas músicas e fazer apresentações em 2017, apesar de que não há, no momento, nada concreto a respeito.

Mags continuará no grupo Apparatjik e dará continuidade aos seus trabalhos com artes plásticas. Em junho, será aberto na Noruega o parque de esculturas Imprints, projetado por ele e considerado o maior da Escandinávia. Já Paul deve lançar, ainda este ano, o álbum World of Trouble, o primeiro de seu novo projeto, chamado Waaktaar. O guitarrista também já está planejando outro disco do Savoy.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Primeiros vídeos do show Afterglow já disponíveis

Foto: Einar Aslaksen

Três músicas do show especial Afterglow, realizado em Oslo no último dia 3 de maio, já estão disponíveis no YouTube. Os vídeos de Cry WolfCrying in the Rain e Sycamore Leaves foram postados nesta quinta-feira (12) no canal da empresa Hydro, parceira do projeto. A íntegra da apresentação será disponibilizada somente no dia 19.

O show Afterglow já é considerado o primeiro no mundo a ser feito inteiramente em realidade virtual. Foi filmado em 3D e com o uso de câmeras 360 graus. “É extremamente saudável para nós, como uma banda, nos jogarmos em águas desconhecidas e ousar experimentar”, afirmou Mags logo após o fim da apresentação no Oslo Spektrum.

“Nova tecnologia oferece possibilidades fantásticas no setor de artes e entretenimento, e estamos felizes por ser uma pequena parte deste espírito pioneiro, aventurando-se em um território não testado”.

Segundo Simon Romanus, CEO e fundador da Wonderworld, empresa responsável pela finalização de todo o material gravado, o resultado final será fantástico. “Como espectador, você poderá escolher se quer assistir ao show da primeira fileira, da área VIP ou do palco. Este é o futuro. É assim como vamos começar a consumir mídia agora que a realidade virtual é tão acessível, de alta qualidade e barata”.

Saiba mais:
Show Afterglow será disponibilizado no YouTube
Oslo receberá show com cenografia especial

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Lançado no YouTube clipe de Objects in the Mirror

Reprodução/YouTube

Foi lançado na noite dessa terça-feira (10) o clipe de Objects in the Mirror, produzido por Jonas Bjerre. “O vídeo é um presente para os fãs - é uma versão condensada do visual dos shows de 2016”, informa a banda na descrição postada no YouTube. Para assistir, clique aqui.

Grande parte das fotos utilizadas no clipe foi cedida por pessoas próximas ao a-ha, como o poeta norueguês Henning Kramer Dahl (amigo pessoal da banda e coautor do livro Så Blåser Det På Jorden, lançado em 1986), o ex-baixista dos Bridges, Viggo Bondi, e o fã P.A. Stenersen, conhecido por ter o maior acervo sobre o a-ha no mundo.

Saiba mais:
Clipe de Objects in the Mirror próximo da estreia

Turnê mundial chega ao fim com show em Bergen

Foto: Odd E. Nerbø/Bergens Tidende

Em clima de celebração, o a-ha finalizou, na noite do último sábado (7), a turnê mundial Cast in Steel. Aproximadamente 16 mil pessoas compareceram ao show realizado em Bergen, a segunda maior cidade da Noruega. “Bem-vindos ao último show... da turnê”, brincou Mags. O jornal local Bergens Tidende deu cinco estrelas (de um total de seis) para a apresentação, que foi encerrada com uma queima de fogos.

Na platéia, fãs de todas as partes do mundo, que foram à Noruega somente para ver o show. A americana Stacie Luttschwager levou a família de Minnesota. Além de assistir à apresentação, ela também teve a oportunidade de encontrar a banda nos bastidores, depois de ganhar um sorteio promovido pela empresa organizadora do show.

“O a-ha significa muito para mim. Trinta anos atrás não tínhamos internet, e o a-ha era a minha conexão com a Noruega”, afirmou Stacie, que é professora de norueguês na cidade de Minneapolis.

TURNÊ - Iniciada em Buenos Aires no dia 24 de setembro de 2015, a turnê passou por 13 países e foi acompanhada por quase meio milhão de pessoas. Ao todo, foram 43 apresentações, com destaque para o retorno ao Rock in Rio (depois de quase 25 anos) e para os dois shows no estado do Pará, onde o a-ha até então nunca havia tocado.

Galeria de fotos:
Gaffa | Toft Concert Photography

Vídeos:
I've Been Losing You | We're Looking for the Whales
Lifelines | Hunting High and Low | The Living Daylights
The Sun Always Shines on TV | Take on Me

sexta-feira, 6 de maio de 2016

The Wake estreia na programação da Antena 1


Nove meses após a premiere mundial na BBC Radio 2, The Wake estreou nesta sexta-feira (6) na programação da Antena 1. A música foi ao ar às 18h20 durante o programa Big Hour. “Para homenagear a banda a-ha, que é o nosso Artista da Semana, a partir de hoje você confere a faixa The Wake na nossa programação”, registrou o site da rádio, que ainda preparou um vídeo falando da discografia do grupo.

TURNÊ - Depois de duas apresentações esgotadas em Stavanger, nessa quinta e sexta-feira (veja fotos aqui), o a-ha faz neste sábado (7), em Bergen, o último show da turnê. Será uma apresentação ao ar livre na Bergenhus Festning, tida como uma das mais antigas e bem preservadas fortalezas da Noruega. O local tem capacidade para receber até 22 mil pessoas. “Queremos fazer o último show em Bergen uma verdadeira celebração”, declarou Mags em entrevista ao jornal Bergens Tidende.

WAAKTAAR - Em entrevista ao jornal norueguês Aftenposten, Paul afirmou que o primeiro álbum de seu novo projeto, Waaktaar, vai se chamar World of Trouble. O clipe de Beautiful Burnout, primeiro single do disco, foi exibido no dia 30 de abril durante a convenção mundial de fãs, em Oslo. O álbum conta com a participação de Zoë Gnecco, filha de Jimmy Gnecco. “A voz dela me dá arrepios”, disse Paul.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Clipe de Objects in the Mirror próximo da estreia

Vídeo mostra fotos antigas de Paul, Mags e Morten. Reprodução/NRK

Em entrevista ao jornal norueguês VG, Mags falou sobre o lançamento do clipe de Objects in the Mirror, que deve estrear nos próximos dias. O vídeo foi exibido pela primeira vez, na íntegra, durante a convenção mundial de fãs, realizada em Oslo no sábado (30). A emissora NRK também exibiu um trecho em reportagem veiculada no mesmo dia.

Produzido por Jonas Bjerre, o clipe mostra, em clima de nostalgia, fotos individuais de Paul, Mags e Morten do período anterior ao a-ha, intercaladas com fragmentos da letra da música. Algumas das várias animações utilizadas nos telões durante os shows da atual turnê, como os lobos que se balançam em Cry Wolf e os violinistas que tocam em The Sun Always Shines on TV, também foram incluídas no clipe.

Jonas Bjerre é um dos integrantes da banda Apparatjik, projeto paralelo de Mags. Além deles, também fazem parte do grupo o baixista Guy Berryman (do Coldplay) e o produtor sueco Martin Terefe.

Em entrevista ao site oficial, no final de fevereiro, Mags falou um pouco do processo de composição de Objects in the Mirror. “Eu escrevi essa música no período que antecedeu a gravação do álbum. Ela soou imediatamente como uma espécie de música retrospectiva. E de fato ela foi inicialmente chamada de Retrospective”, declarou.

“De várias formas ela é sobre o a-ha (...) É sobre encontrar a si mesmo em um lugar familiar, fisicamente ou mentalmente, ao longo dos anos, e olhar para a 'paisagem' com novos olhos”.

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Show Afterglow será disponibilizado no YouTube

Apresentação especial contou com cenografia exclusiva. Foto: Carlos Maciá/Twitter

O a-ha realizou no último final de semana dois shows esgotados na capital norueguesa. Cerca de 8 mil pessoas lotaram o Oslo Spektrum no sábado (30) e no domingo (1). Mas a noite mais aguardada pelos fãs foi a de terça-feira (3), quando a cidade recebeu a apresentação Afterglow, que contou com uma cenografia exclusiva (veja aqui). Acompanhado por 3 mil pessoas, o show foi inteiramente gravado em realidade virtual e será disponibilizado no YouTube no dia 12 de maio.

Para que o vídeo seja visto com a experiência de profundidade e tridimensionalidade, será preciso utilizar um smartphone acoplado a um óculos de realidade virtual. O acessório pode ser adquirido na internet. O a-ha é uma das primeiras bandas a utilizar a tecnologia.

Fotos dos shows em Oslo:
Radio Crème BrûléeMusikknyheter | Dagbladet | Gaffa | Flickr

Saiba mais:
Oslo receberá show com cenografia especial