sábado, 22 de novembro de 2008

Livro '1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer' traz o clássico do a-ha 'Hunting High and Low' (1985)

Para quem ainda pensa em adquirir o livro 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer, lançado no ano passado pela editora Sextante, vale conferir a resenha do Hunting High and Low (1985), único álbum do a-ha presente na lista feita por 90 críticos de renome internacional. "Este trio norueguês estava no lugar certo e na hora certa para aproveitar a revolução da MTV em meados dos anos 80", traz o texto da página 531, assinado pelo jornalista John Doran (JDo).

No livro, o crítico comenta o sucesso do clipe de
Take on Me, "um vídeo altamente inovador criado para o primeiro single de Hunting High and Low". E prossegue: "Essa forma de promoção de ponta, que fazia Morten Harket sair de uma história em quadrinhos para 'cantar' uma jovem, levou a banda ao topo da lista da Billboard".

Em um trecho da resenha, JDo fala especificamente de Morten, Mags e Paul. "Morten passa com facilidade do murmúrio para um falsete lamentoso (...) A combinação do guitarrista e principal compositor Paul 'Pal' Waaktaar com o pianista clássico Magne 'Mags' Furuholmen, assim como a voz e a boa aparência do vocalista, asseguravam que esta não seria uma banda de um único sucesso".

Sobre o projeto gráfico do disco, assinado por Jeri McManus, o crítico comenta: "A capa reúne todas as tendências da época - fotografia em preto e branco desfocada, camisetas justas e cortes de cabelo estilo Lady Di - mas disfarça o gênio pop que se encontra em seu interior".

Em relação às canções do Hunting High and Low, John Doran diz: "O álbum possuía várias preciosidades, incluindo a frenética e quase operática The Sun Always Shines on TV, um legítimo hit que começa com um lamento sentido e vai crescendo até se tornar uma muralha de guitarras e cordas, no melhor estilo Phil Spector".

E encerra a resenha: "Igualmente notáveis são a melancólica faixa-título e a introspectiva Train of Thought. Apesar de desprezado pela estética rock-retrô dos anos 90, Hunting High and Low permanece como um luminoso clássico do electro-pop".

Apesar de fazer uma boa análise dos últimos 50 anos da música mundial, 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer deixa de fora outros importantes álbuns do a-ha, como Scoundrel Days (1986), Stay on These Roads (1988) e East of the Sun, West of the Moon (1990).

2 comentários:

Fanzinha disse...

poxa que bom...
vamos ouvir hunting high and low
até morrer...rsrsrsrs
bjoks,amigo!
Belzinha

Fanzinha disse...

oi amigo
passei pra te desejar um feliz Natal
e um ano novo cheio de paz!!