sábado, 25 de agosto de 2007

a-ha anuncia nova pausa na carreira

Em entrevista na Noruega, o a-ha anuncia uma nova pausa na carreira. Foto: Jon Anders Skau/Fredriksstad BladCom três álbuns de estúdio e um disco ao vivo lançados, além da realização de mais de cem shows desde o retorno em 1998, o a-ha anunciou na última semana que dará um tempo, mais uma vez, em sua trajetória no mundo da música. A decisão foi informada à imprensa norueguesa antes da apresentação do último dia 17 e pegou muitos fãs do grupo, em todo o mundo, de surpresa. De acordo com Morten, em entrevista ao site f-b.no, o a-ha finalizou a fase dois da carreira - com shows na Noruega e em outros países - e entra agora na fase três, direcionada a "outras coisas".

"Daremos um tempo, possivelmente de dois ou três anos, antes de retornarmos", completa Mags. Ainda segundo Morten, a banda planeja lançar um novo álbum antes de 2010. "Também devemos visitar outros locais com nossos shows", diz. Antes da pausa, o a-ha ainda toca na Noruega - neste sábado (25) em Tromsø e no dia 1º de setembro em Haugesund - e em Kiel, na Alemanha, no dia 15 de setembro. Durante o período de "descanso" do grupo, Morten, Paul e Mags deverão mesmo se concentrar em seus projetos solo. Logo abaixo, o vídeo da entrevista (em norueguês) em que a banda anuncia a nova pausa na carreira. O registro foi feito pelo site nordlys.no.



PRIMEIRA PAUSA - Ao contrário da confirmação da última semana, a primeira pausa do a-ha, em 1994, nunca foi anunciada oficialmente. Naquele ano, a banda realizou seus últimos trabalhos antes do retorno em 98, finalizando a turnê do álbum Memorial Beach (1993) - com shows pela Rússia e África do Sul - e lançando o tema oficial dos Jogos Paraolímpicos de Lillehammer: a canção Shapes That Go Together.
Grupo deverá dar uma pausa de dois ou três anos. Foto: reprodução da TV

Na época, Morten iniciava a carreira solo e preparava a saída do seu segundo álbum Wild Seed - o primeiro foi o norueguês Poetenes Evangelium (1993). Já Mags produzia trilhas sonoras para filmes noruegueses e percorria o mundo expondo suas obras de arte, enquanto Paul era praticamente o único a produzir algo para o a-ha, gravando demos e preparando material para um álbum que poderia sair em 95, conforme a imprensa norueguesa especulou naquele período.

O próprio Mags, inclusive, deu uma entrevista na época afirmando que o a-ha ainda tinha muito a dar e que o grupo estava trabalhando em um novo disco, que só veio a sair em 2000. Em 95, Paul também resolve entrar na carreira solo e anuncia o Savoy, banda formada por ele e sua esposa Lauren. Três anos se passaram e o mundo só viu o a-ha novamente em 1998, quando o grupo se apresentou no Prêmio Nobel da Paz, na Noruega, e confirmou o lançamento do Minor Earth, Major Sky.

ATUALIZADO ÀS 23h46

7 comentários:

Unknown disse...

Infelizmente temos que aceitar! Espero que o A-ha volte logo e nos presenteie com 1 novo albúm!!! e vamos torcer que a carreira solo deles passem pelo Brasil!!! bem só nos resta esperar...

Unknown disse...

q venha os solos e que a fase 3 ñ demore pra chegar!!!

Anônimo disse...

Vamos esperar + uma vez!!!!

Anônimo disse...

Náo pode ser, tomara q nao, como será sem o a-ha? de novo, banda de musicas naravilhosas,

Vida minha disse...

Péssima notícia! Esses caras têm uma performance espetacular.

Vida minha disse...

Infelizmente é uma péssima notícia! Esses caras têm uma performance espetacular!

Anônimo disse...

Não acredito!!! Mas vamos aceitar porque nunca é tarde pra recomeçar.
Os anos passam mas A-ha não, sempre lindos e maravilhosos...