sábado, 21 de maio de 2022

Gravação rara do Rock in Rio aparece após 31 anos

Reprodução/TV Globo

Um tesouro guardado por anos agora pode finalmente ser apreciado em sua totalidade pelos fãs do a-ha. O memorável show no Rock in Rio II, em 1991, que até então podia ser visto apenas pela gravação da Globo, agora pode ser escutado também a partir de uma rara gravação de rádio. O responsável pela proeza é o músico, produtor e compositor carioca Sidnei Costa Jr, mais conhecido pelo nome artístico Syd Back.

“Em 26 de janeiro de 1991, eu com meus 15 anos, gravei em fita K7 o show na íntegra transmitido ao vivo pela rádio 98 FM. Como eu não tinha videocassete na época, eu assisti pela TV, na Rede Globo, enquanto gravava o áudio em fitas BASF na espetacular e divertida transmissão da 98 FM”, afirma Syd Back, um fã declarado do a-ha.

Somente dez anos depois, em 2001, Syd fez a digitalização das fitas k7 para o formato digital e, mais recentemente, masterizou o áudio para deixá-lo com uma qualidade ainda melhor. Agora, passados 31 anos desde o histórico show no Maracanã, Syd finalmente publica o registro. 

“Compartilho esse raro e belo material com todos os apreciadores da música do a-ha. Este show pra mim foi o melhor que a banda fez em todos os tempos”, conta o produtor carioca, que tem o trio norueguês como uma de suas referências. “Eu acabei me tornando produtor e músico por influência do a-ha e de outras grandes bandas”, completa.

Nesta gravação da rádio 98 FM, é possível ouvir trechos inéditos não mostrados na transmissão da Globo, como a abertura do show com Cry Wolf e também o início de The Blood That Moves the Body (com Morten esquecendo de entrar no tempo certo da música). É possível ouvir ainda algumas falas do vocalista interagindo com a plateia. Antes da execução de I Call Your Name, por exemplo, Morten apresenta a banda de apoio, chegando a brincar com o nome do baterista norueguês Per Hillestad.

Para ouvir a íntegra do show do a-ha no Rock in Rio II, clique aqui. E para acompanhar o trabalho desenvolvido por Syd Back, basta acessar o site oficial do músico ou segui-lo nas plataformas de música digital.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei saber disso!!! Obrigada