|
Foto: Harald N Røstvik/Divulgação |
Morten e Mags se encontraram com Frederic Hauge, da organização ambiental norueguesa Bellona, e com o professor Harald N Røstvik para recriar a foto que eles tiraram em 1989 com o primeiro carro elétrico da Noruega. O encontro, realizado no dia 29 de setembro, foi promovido para um especial da BBC One Scotland, que irá ao ar em 31 de outubro.
Morten e Mags foram fundamentais na introdução de incentivos para veículos elétricos na Noruega. Em fevereiro de 1989, eles participaram de uma conferência sobre o tema realizada em Berna, na Suíça. Foi lá onde viram pela primeira vez um Fiat Panda convertido, que acabou sendo comprado por eles e importado para a Noruega. Uma iniciativa que ajudou a desenvolver, ao longo dos anos, o interesse em veículos elétricos no país escandinavo, hoje maior referência mundial no setor.
“Trinta e três anos depois de importarmos o primeiro veículo elétrico aceito na estrada para a Noruega, a BBC veio a Oslo hoje para recriar a foto”, afirmou Mags. “Depois entregamos o carro para a organização ambiental Bellona, cujas ações de desobediência civil na época abriram caminho para muitos dos privilégios que os proprietários de carros elétricos neste país têm desfrutado desde então. Nós plantamos uma semente, e eventualmente ela cresceu”, completou o tecladista.
|
Foto: Harald N Røstvik/Arquivo pessoal |
A Noruega está liderando o mundo na adoção de veículos elétricos. De acordo com dados do Conselho de Informações sobre Tráfego Rodoviário do país, os carros 100% elétricos conquistaram, nos três primeiros meses deste ano, 82,9% do mercado nacional. Um crescimento de 30 pontos percentuais em relação aos 52,8% do mesmo período do ano passado.
O objetivo da Noruega é vender exclusivamente carros elétricos a partir de 2025, proibindo os modelos a gasolina e a diesel 10 anos antes do resto da União Europeia. Isso mostra que o mercado automotivo do país está realmente acelerando a transição para os veículos 100% elétricos.
Em junho de 2020, o a-ha divulgou um vídeo promocional gravado em parceria com a montadora alemã Volkswagen, que na época estava lançando a Caravelle (a famosa Kombi) totalmente elétrica. “No último outono, dirigimos pela Noruega com a Volkswagen para falar sobre a criação de nossa música icônica e o futuro da mobilidade”, publicou a banda na ocasião. A música citada pelo trio era, claro, Take on Me.