quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Paul afirma que está satisfeito com o True North

Foto: Gail S/Twitter/Reprodução
Faltando pouco para o lançamento do True North, Paul declarou, em entrevista ao jornal britânico The Sun, que está satisfeito com o novo álbum do a-ha. Segundo o guitarrista, ele estava totalmente de acordo com a ideia de gravar o disco.

“Eu era a favor, pois isso adiciona ao conjunto de músicas que temos em nosso currículo. Quantas bandas estão fazendo novas músicas no tempo que temos?”, declarou Paul.

“Estou sempre escrevendo, mas tenho que escolher entre as coisas em que estou trabalhando o que vai se encaixar na voz do Morten. E trabalhar com a Orquestra Filarmônica do Ártico mudou tudo. Foi uma abordagem diferente e um intenso período de trabalho de três semanas”, afirmou o músico.

“Estou satisfeito com este álbum, pois brinquei com um som brasileiro dos anos 1970 que normalmente não faria. Estou satisfeito com os acordes e ritmos expandidos em músicas como Bumblebee e Hunter In The Hills”, disse Paul. O True North será lançado nesta sexta (21).

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Novo trabalho solo de Morten está a caminho

Foto: SollaugVO/Twitter/Reprodução
Em entrevista à revista Retro Pop, Morten afirmou que está trabalhando em um novo álbum solo enquanto o a-ha se prepara para lançar o True North. O vocalista disse que está compondo com Peter Kvint, da Suécia, e que este será um projeto totalmente diferente. Segundo ele, já existe bastante material.

“Estou sentado em vários tipos de demos, procurando ver como abordá-las. Portanto, não posso dizer a partir de agora [quando será lançado]”, declarou. A entrevista completa estará disponível na edição de novembro da revista, que também conversou com Mags a respeito do True North.

sábado, 8 de outubro de 2022

Morten e Mags recriam foto com carro elétrico

Foto: Harald N Røstvik/Divulgação

Morten e Mags se encontraram com Frederic Hauge, da organização ambiental norueguesa Bellona, e com o professor Harald N Røstvik para recriar a foto que eles tiraram em 1989 com o primeiro carro elétrico da Noruega. O encontro, realizado no dia 29 de setembro, foi promovido para um especial da BBC One Scotland, que irá ao ar em 31 de outubro.

Morten e Mags foram fundamentais na introdução de incentivos para veículos elétricos na Noruega. Em fevereiro de 1989, eles participaram de uma conferência sobre o tema realizada em Berna, na Suíça. Foi lá onde viram pela primeira vez um Fiat Panda convertido, que acabou sendo comprado por eles e importado para a Noruega. Uma iniciativa que ajudou a desenvolver, ao longo dos anos, o interesse em veículos elétricos no país escandinavo, hoje maior referência mundial no setor.

“Trinta e três anos depois de importarmos o primeiro veículo elétrico aceito na estrada para a Noruega, a BBC veio a Oslo hoje para recriar a foto”, afirmou Mags. “Depois entregamos o carro para a organização ambiental Bellona, cujas ações de desobediência civil na época abriram caminho para muitos dos privilégios que os proprietários de carros elétricos neste país têm desfrutado desde então. Nós plantamos uma semente, e eventualmente ela cresceu”, completou o tecladista.

Foto: Harald N Røstvik/Arquivo pessoal

A Noruega está liderando o mundo na adoção de veículos elétricos. De acordo com dados do Conselho de Informações sobre Tráfego Rodoviário do país, os carros 100% elétricos conquistaram, nos três primeiros meses deste ano, 82,9% do mercado nacional. Um crescimento de 30 pontos percentuais em relação aos 52,8% do mesmo período do ano passado.

O objetivo da Noruega é vender exclusivamente carros elétricos a partir de 2025, proibindo os modelos a gasolina e a diesel 10 anos antes do resto da União Europeia. Isso mostra que o mercado automotivo do país está realmente acelerando a transição para os veículos 100% elétricos.

Em junho de 2020, o a-ha divulgou um vídeo promocional gravado em parceria com a montadora alemã Volkswagen, que na época estava lançando a Caravelle (a famosa Kombi) totalmente elétrica. “No último outono, dirigimos pela Noruega com a Volkswagen para falar sobre a criação de nossa música icônica e o futuro da mobilidade”, publicou a banda na ocasião. A música citada pelo trio era, claro, Take on Me