quinta-feira, 31 de março de 2016

Trio encerra turnê pelo Reino Unido. Na Holanda, Morten canta Here I Stand and Face the Rain

Apresentação em Birmingham, Inglaterra. Foto: Toni McDonald/Twitter

Depois de passar por Manchester e Londres (saiba mais), a turnê pelo Reino Unido foi encerrada com shows em Glasgow, no dia 28 de março, e Birmingham, no dia 29. O setlist não sofreu nenhuma mudança em relação à apresentação realizada na capital inglesa, no dia 26.

Do Reino Unido, o a-ha seguiu para Amsterdã, na Holanda, onde tocou nessa quinta-feira (31). O repertório foi mantido, mas ainda assim houve uma grata surpresa: Morten voltou a cantar Here I Stand and Face the Rain (assista aqui), o que não ocorria desde outubro de 2010. Ele dividiu os vocais com Anneli Drecker, que nos três shows anteriores tinha cantado a música sozinha, o que surpreendeu muita gente.


Show em Amsterdã, Holanda. Foto: Bullet-Ray/NPO Radio 2

Nesta sexta (1), é a vez de Paris receber a banda. E a partir de domingo (3), o trio inicia uma extensa turnê pela Alemanha. Ao todo, serão 13 apresentações no país até o final do mês. As datas incluem ainda shows na Suíça (dia 4), Áustria (dia 10) e Luxemburgo (dia 27). Todas elas serão abertas por outros artistas, conforme divulgado pelo site oficial. Além disso, Anneli, que inicialmente cantaria apenas nas apresentações no Reino Unido, permanecerá em turnê com o grupo.

Setlist do show em Amsterdã, Holanda

01. I've Been Losing You
02. Cry Wolf
03. Move to Memphis
04. Stay on These Roads
05. The Swing of Things
06. Cast in Steel
07. Crying in the Rain (Morten e Anneli Drecker)
08. Mother Nature Goes to Heaven
09. We're Looking for the Whales
10. Velvet (Paul e Anneli Drecker)
11. Lifelines (Magne e Anneli Drecker)
12. Here I Stand and Face the Rain (Morten e Anneli Drecker)
13. Scoundrel Days
14. Sycamore Leaves
15. Foot of the Mountain
16. She's Humming a Tune
17. Hunting High and Low

18. The Sun Always Shines on TV
19. Under the Makeup
20. The Living Daylights

21. Take on Me

domingo, 27 de março de 2016

She's Humming a Tune finalmente entra no setlist

Show em Manchester. Foto: Peter Moore

Post atualizado em 28.03.2016, às 9h20

A turnê pelo Reino Unido começou com algumas novidades no setlist. No show em Manchester, realizado na última sexta-feira (25), o a-ha tocou pela primeira vez ao vivo She's Humming a Tune, considerada uma das melhores faixas do último álbum e que já vinha sendo pedida pelos fãs há algum tempo. Cast in Steel, que já tinha sido tocada no especial da BBC Radio 2, também entrou definitivamente no repertório (o que não ocorria desde a apresentação em Curitiba, no dia 15 de outubro de 2015). Com a inclusão das duas canções, ficaram de fora do setlist da banda Living at the End of the World e You Are the One.

Setlist do show em Manchester, Inglaterra

01. I’ve Been Losing You
02. Cry Wolf
03. Move to Memphis
04. Stay on These Roads
05. The Swing of Things
06. Cast In Steel
07. Crying in the Rain (Morten e Anneli Drecker)
08. Mother Nature Goes to Heaven
09. We’re Looking for the Whales
10. Velvet (Paul e Anneli Drecker)
11. Lifelines (Magne e Anneli Drecker)
12. Foot of the Mountain
13. She’s Humming a Tune
14. Sycamore Leaves
15. Hunting High and Low
16. Scoundrel Days
17. The Sun Always Shines on TV

18. Under the Makeup
19. The Living Daylights
20. Take on Me

Já no show em Londres, nesse sábado (26), a grande novidade foi o retorno de Here I Stand and Face the Rain, que não fazia parte do repertório desde outubro de 2010. Para a surpresa de todos, a música, que incluiu até o trecho inicial em latim, não foi cantada por Morten, e sim por Anneli Drecker. Conforme lembrado pelo fã Aloisio Ramos, do a-ha Bahia, esta não foi a primeira vez que Anneli cantou sozinha em um show da banda. Na turnê Lifelines, em 2002, ela cantou Dark is the Night for All na segunda apresentação realizada em São Paulo.

Além disso, o setlist de 21 músicas foi o mais longo desde o show do dia 4 de dezembro de 2010, em Oslo, quando foram tocadas 22.

Show em Londres. Foto: Rex/The Telegraph

Setlist do show em Londres, Inglaterra

01. I’ve Been Losing You
02. Cry Wolf
03. Move to Memphis
04. Stay on These Roads
05. The Swing of Things
06. Cast in Steel
07. Crying in the Rain (Morten e Anneli Drecker)
08. Mother Nature Goes to Heaven
09. We’re Looking for the Whales
10. Velvet (Paul e Anneli Drecker)
11. Lifelines (Magne e Anneli Drecker)
12. Here I Stand and Face the Rain (Anneli Drecker)
13. Sycamore Leaves
14. She’s Humming a Tune
15. Foot of the Mountain
16. Hunting High and Low
17. Scoundrel Days

18. The Sun Always Shines on TV
19. Under the Makeup
20. The Living Daylights

21. Take on Me

quinta-feira, 24 de março de 2016

Show na BBC Radio 2 contou com 14 músicas

Foto: BBC Radio 2

O a-ha realizou na noite desta quinta-feira (24) um show exclusivo para a BBC Radio 2, em Londres. A apresentação de pouco mais de uma hora contou com 14 músicas, incluindo Living at the End of the World e Cast in Steel, esta última tocada pela primeira vez em um especial para TV/rádio. A backing vocal Anneli Drecker, que seguirá o grupo na turnê pelo Reino Unido, cantou com Morten em Crying in the Rain.

A banda chegou cedo ao BBC Radio Theatre. Logo pela manhã, fez a passagem de som e tocou duas músicas para o programa de Ken Bruce: Under the Makeup e Foot of the Mountain (ouça aqui). Ambas, no entanto, acabaram não entrando no setlist do show.

À tarde, o a-ha deu entrevista para o programa Simon Mayo Drivetime (ouça aqui no trecho 15:35) e em seguida respondeu, na companhia da apresentadora Jo Whiley, a perguntas enviadas por fãs (veja o vídeo aqui). Logo após o show, Whiley entrevistou a banda.

O áudio da apresentação está disponível no site da BBC, que também liberou, no YouTube, os vídeos de Cast in Steel e Take on Me.

Morten e Anneli cantando Crying in the Rain. Reprodução/BBC Radio 2

Setlist do show na BBC Radio 2

01. I've Been Losing You
02. Cry Wolf
03. Cast in Steel
04. Stay On These Roads
05. Living at the End of the World
06. The Swing of Things
07. Crying in the Rain (Morten e Anneli Drecker)
08. Mother Nature Goes to Heaven
09. We're Looking for the Whales
10. Sycamore Leaves
11. Hunting High and Low
12. Scoundrel Days
13. The Sun Always Shines on TV
14. Take on Me

segunda-feira, 21 de março de 2016

Do Leste Europeu para o Reino Unido

Show em Minks, capital de Belarus. Foto: people.onliner.by

As cidades de Riga (Letônia) e Minks (Belarus) marcaram o fim da passagem do a-ha pelo Leste Europeu. Os shows foram realizados, respectivamente, nos dias 15 e 17 de março e marcaram também o fim da participação da backing vocal Tini, que acompanhou a banda nas seis primeiras datas da turnê. O setlist em Riga foi praticamente o mesmo das apresentações em São Petersburgo e Moscou, com mudança apenas na ordem de uma das músicas (You Are the One veio antes de Foot of the Mountain). Já o setlist em Minks não foi divulgado.

Galeria de fotos 1 | Galeria de fotos 2 | Galeria de fotos 3

O a-ha segue agora para o Reino Unido, onde fará uma série de quatro shows: Manchester (dia 25), Londres (26), Glasgow (28) e Birmingham (29). Antes, a banda estará na capital inglesa, no dia 24, para uma apresentação exclusiva para a BBC Radio 2, com transmissão ao vivo.

Com a saída de Tini, os quatro shows no Reino Unido contarão com o retorno da também norueguesa Anneli Drecker. Ela já havia cantado no a-ha nas turnês dos álbuns Minor Earth Major Sky e Lifelines.

Setlist do show em Riga, Letônia

1. I've Been Losing You
2. Cry Wolf
3. Move to Memphis
4. Stay on These Roads
5. Living At The End Of The World
6. The Swing of Things
7. Crying in the Rain (Morten e Tini)
8. Mother Nature Goes to Heaven
9. We're Looking for the Whales
10. Velvet (Paul e Tini)
11. Lifelines (Magne e Tini)
12. You Are the One
13. Foot of the Mountain
14. Sycamore Leaves
15. Hunting High and Low
16. Scoundrel Days
17. The Sun Always Shines on TV
18. Under The Makeup
19. The Living Daylights
20. Take on Me

ANIVERSÁRIO - Chris Martin, vocalista do Coldplay, fez aniversário no dia 2 de março e ganhou de presente, na semana passada, um LP do Hunting High and Low. A lembrança foi dada pelos apresentadores Trey e Ghia, da rádio nova-iorquina Fresh 102.7 FM. No YouTube é possível ver o momento da entrega. Chris é conhecido por ser um grande fã do a-ha e tem a banda como uma de suas inspirações.

Chris Martin com o vinil do Hunting High and Low

REPORTAGEM - A TV norueguesa NRK exibiu, no último sábado (19), uma reportagem de 9 minutos feita na Argentina, em setembro do ano passado, ainda no início da turnê Cast In Steel. A matéria mostra trechos da passagem de som e do show realizado no Luna Park, em Buenos Aires, no dia 24 daquele mês. Há também entrevistas com Morten, Mags, o empresário Harald Wiik e alguns fãs. A reportagem destaca a forte relação entre o a-ha e o público sulamericano.

SHOW DE SP - A rádio alemã NDR2 transmitiu nesta segunda (21) um compacto de 12 músicas do show em São Paulo, realizado em 14 de outubro de 2015. Este mesmo compacto já havia sido transmitido por outra emissora alemã em dezembro, mas com um setlist diferente. No que foi ao ar agora, a rádio incluiu Move to Memphis e Foot of the Mountain, que não haviam entrado antes. Já The Living Daylights, que fez parte do primeiro compacto, não entrou neste mais recente.

Músicas tocadas pela rádio NDR2

01. I've Been Losing You
02. Cry Wolf
03. Move to Memphis
04. Stay on These Roads
05. Scoundrel Days
06. Crying in the Rain
07. The Swing of Things
08. Foot of the Mountain
09. Sycamore Leaves
10. Hunting High and Low
11. Under The Makeup
12. Take on Me

quinta-feira, 17 de março de 2016

a-ha fará apresentação ao vivo na BBC Radio 2


A BBC Radio 2 anunciou que o a-ha fará uma apresentação exclusiva para a emissora no dia 24 de março, na véspera dos shows nas cidades de Manchester (dia 25) e Londres (dia 26). A apresentação ao vivo será realizada no BBC Radio Theatre, na capital britânica, às 20h (17h no Brasil). Horas antes, direto do palco, a banda responderá a perguntas enviadas por fãs e participará, ao longo do dia, de dois programas da emissora (Ken Bruce e Simon Mayo's Drivetime Show), onde dará entrevista e tocará duas músicas. “O a-ha sempre foi um dos favoritos dos ouvintes da Radio 2 e estamos muito animados por confirmá-los em nosso mais recente show”, afirmou Jeff Smith, diretor da emissora.

DOCUMENTÁRIO - A fascinante história do a-ha será abordada em um documentário. Em entrevista ao jornal norueguês Dagbladet, o diretor Thomas Robsahm e o empresário da banda, Harald Wiik, confirmaram a informação. O documentário ainda não começou a ser rodado, mas já está em fase de desenvolvimento e focará a música do grupo. “Quero retratar a banda da forma mais honesta possível”, afirmou o diretor.

VINIL - Será lançada no dia 16 de abril a compilação a-ha - Hits South America. Trata-se de um EP em formato de vinil com cinco músicas ao vivo do show realizado no Ginásio de Esportes Gigantinho, em Porto Alegre, no dia 7 de junho de 1991. A apresentação foi a última da turnê Walk Under Sun, Dance Under Moon, a mais extensa já realizada no Brasil (naquele ano) por uma banda internacional, e que em 1993 resultou no lançamento do VHS Live In South America (relançado em DVD no ano passado dentro da edição especial do East of the Sun).

Com tiragem limitada a apenas 3 mil cópias, a nova compilação é um lançamento exclusivo da Record Store Day. Confira abaixo a tracklist.

1. The Blood That Moves The Body (Live)
2. Manhattan Skyline (Live)
3. You Are The One (Live)
4. Stay On these Roads (Live)
5. Hunting High And Low (Live)


LIVRO - Ficou para o dia 11 de abril o lançamento da autobiografia de Morten, intitulada My Take on Me. O livro, que antes estava previsto para o dia 14 de março, sairá em uma edição alemã. A obra é dividida em 30 capítulos - totalizando 256 páginas - e foi escrita em parceria com o autor inglês Tom Bromley. No site da Amazon é possível ver uma seleção de páginas da publicação. Entre os temas abordados, há dois capítulos (o primeiro e o último) que falam sobre o Rio. A relação com fãs, o sucesso do a-ha nos EUA e no Japão, os tempos de escola e o período em que morou em Londres também são narrados no livro.

CONVENÇÃO - Viggo Bondi, que foi baixista do Bridges, está confirmado como um dos participantes da convenção de fãs que será realizada em Oslo no dia 30 de abril. O fotógrafo Just Loomis, que também era um dos convidados, não poderá mais participar. A logo da convenção (imagem abaixo) foi criada pela fã francesa Delphine Groux, que venceu uma competição realizada pelo site oficial. Ela ganhou um LP do Hunting High and Low autografado pelo a-ha.


NOBEL - Passados mais de três meses, a organização do Concerto do Prêmio Nobel da Paz divulgou, nessa quarta-feira (16), a entrevista dada por Morten e Mags nos bastidores da apresentação, realizada em Oslo no dia 11 de dezembro. Para assistir ao vídeo, clique aqui.

FESTA - Fãs do Recife estão se preparando para a festa Non Stop, que no dia 9 de abril fará um tributo ao a-ha e ao Depeche Mode. O evento será realizado no Downtown Pub, a partir das 22h, e contará com a participação da banda de pop eletrônico Stereokromatik. Ingressos à venda no site Eventick (1º lote promocional válido até 20 de março).

PROMOÇÃO - A página Morten Harket Fans Worldwide está realizando uma promoção que irá sortear a nova coletânea Time and Again - The Ultimate a-ha, a ser lançada nesta sexta-feira (18). O ganhador será anunciado no dia 4 de abril. Para saber como participar, clique aqui.

sábado, 12 de março de 2016

Banda encerra passagem pela Rússia com 4 shows

Foto: Lukovnikov Andrey

Depois de uma série de quatro shows, o a-ha encerrou neste sábado (12) sua passagem pela Rússia. A banda realizou apresentações em Ecaterimburgo (domingo), Cazã (terça), São Petersburgo (quinta) e Moscou (hoje). A próxima parada agora é a cidade de Riga, na Letônia, no dia 15. De lá, o grupo segue para Minks, em Belarus, no dia 17.

O setlist do show em Cazã foi o mesmo do primeiro dia (saiba mais aqui), embora a banda tenha tocado Here I Stand and Face the Rain durante a passagem de som. Já nas apresentações em São Petersburgo e Moscou, houve algumas mudanças no repertório, com a saída de duas músicas novas - Giving Up the Ghost e Mythomania - e a entrada das antigas We're Looking for the Whales e You Are the One.

Setlist dos shows em São Petersburgo e Moscou, Rússia

1. I’ve Been Losing You
2. Cry Wolf
3. Move To Memphis
4. Stay On These Roads
5. Living At The End Of The World
6. The Swing Of Things
7. Crying In The Rain (Morten e Tini)
8. Mother Nature Goes To Heaven
9. We’re Looking For The Whales
10. Velvet (Paul e Tini)
11. Lifelines (Magne e Tini)
12. Foot Of The Mountain
13. You Are The One
14. Sycamore Leaves
15. Hunting High And Low
16. Scoundrel Days

17. The Sun Always Shines On TV
18. Under The Makeup
19. The Living Daylights

20. Take On Me

quarta-feira, 9 de março de 2016

Show na Rússia abre turnê com novidades no setlist

Foto: pahapkr/Instagram

O a-ha abriu no último domingo (6) a turnê 2016 com show na cidade russa de Ecaterimburgo. O setlist, conforme já havia sido adiantado por Mags, sofreu algumas mudanças em relação às apresentações do ano passado no Brasil e na Argentina. Entre os destaques, duas músicas do Cast In Steel foram tocadas pela primeira vez ao vivo: Giving Up The Ghost, que abriu o show, e Living At The End Of The World, uma das mais pedidas pelos fãs. Além delas, a banda tocou também pela primeira vez Mother Nature Goes to Heaven, do Foot of the Mountain.

Outra novidade foi o retorno de Paul e Mags aos vocais, o que não ocorria desde a turnê de 2002. Em dueto com a nova backing vocal Tini, eles cantaram, respectivamente, Velvet e Lifelines. A primeira estava longe do repertório desde 2009, enquanto a segunda não era tocada desde 2004. Em Crying in the Rain, Morten também dividiu os vocais com Tini, em dueto semelhante ao da fase com Anneli Drecker. A canção Mythomania, que até então só havia sido tocada ao vivo três vezes (todas no Brasil, em 2015), também fez parte do repertório.

Setlist do show em Ecaterimburgo, Rússia

1. Giving Up The Ghost
2. I’ve Been Losing You
3. Move To Memphis
4. The Swing Of Things
5. Stay On These Roads
6. Sycamore Leaves
7. Mother Nature Goes To Heaven
8. Living At The End Of The World
9. Crying In The Rain (Morten e Tini)
10. Velvet (Paul e Tini)
11. Lifelines (Magne e Tini)
12. Scoundrel Days
13. Cry Wolf
14. Mythomania
15. Hunting High And Low
16. The Sun Always Shines On TV
17. Foot Of The Mountain

18. Under The Makeup
19. The Living Daylights
20. Take On Me

sexta-feira, 4 de março de 2016

a-ha cover Rio faz show inaugural neste sábado


Será lançada neste sábado (5) a banda a-ha Cover Rio. O show inaugural ocorrerá no Calabouço Heavy & Rock Bar, no bairro da Tijuca. “Este é o mais novo e ambicioso projeto do pop rock no Rio”, traz a página do grupo. Em um vídeo, o vocalista Érico Becker, que também canta em uma banda cover do Queen, faz o convite aos fãs.

SPOTIFY - Duas das faixas da nova coletânea Time and Again: The Ultimate a-ha, que será lançada no próximo dia 18, já podem ser ouvidas em primeira mão no Spotify. Foram disponibilizadas na plataforma as versões remixadas de Did Anyone Approach You? (Reamped) e Cry Wolf (Jellybean Mix), sendo esta última inédita.

ENSAIOS - O site oficial publicou uma série de fotos de um dos ensaios realizados pelo a-ha na Noruega. Os registros foram feitos pelo baterista Karl nessa quarta (2). Morten e Paul não estavam presentes.

LIVRO - O livro Living a Fan’s Adventure Tale: a-ha in the Eyes of the Beholders, do escritor britânico Greg Lansdowne, foi lançado nesta sexta-feira (4). A obra mostra como a música da banda impactou fãs ao redor do mundo. O livro já está disponível no site inglês da Amazon.

ENCONTRO - O fotógrafo da banda, Just Loomis, será um dos convidados especiais do encontro de fãs que ocorrerá em Oslo no dia 30 de abril. Outras participações serão anunciadas em breve. Os ingressos para o evento começam a ser vendidos ainda este mês.

NOBEL - Agora é possível assistir à apresentação do a-ha no Nobel em 360 graus. A novidade pode ser vista no canal oficial da organização no YouTube. Foram postados dois vídeos: o primeiro com Scoundrel Days e The Sun Always Shines on TV e o segundo com Stay on These Roads e Sycamore Leaves. Já Take on Me com o DJ Kygo ficou de fora.